Como um web designer ou desenvolvedor construindo um site, é útil primeiro explorar sites similares (ou seja, a concorrência) para ajudar você a tomar decisões de design e desenvolvimento. Saber quais sites funcionam e quais não funcionam pode lhe dar insights e inspiração sobre quais elementos de design, recursos do site e conteúdo do site são eficazes.
Para ajudar você em sua análise, aqui estão 15 ferramentas da web de primeira linha, gratuitas e simples para ajudar você a aprender mais sobre um site específico.
1. Yahoo! Explorador de Sites
Explorador de sites permite que você inspecione certos aspectos de uma URL.
O recurso “Inlinks” mostra detalhes sobre páginas da web que têm links de volta para a URL específica que você está explorando. O Site Explorer fornece alguns insights sobre a popularidade de um site com base em quantas páginas da web têm links para ele.
2. Competir
Competir é uma ferramenta de análise baseada na web que permite comparar as estatísticas de tráfego e tendências de até três sites. Ela fornece uma estimativa de quantos visitantes únicos e impressões de página um site obtém e quão rápido um site está crescendo em popularidade (chamado de Growth Velocity).
3. Quantcast
Quantcast é outra ferramenta popular de medição de tráfego de site. O Quantcast permite que os publicadores “Quantifiquem” seus sites – um processo no qual você coloca um script em suas páginas da web para que eles possam medir suas estatísticas de tráfego diretamente. Dito isso – sites que não são quantificados podem não ter dados precisos/completos e muitas pessoas não se sentem confortáveis em colocar scripts de terceiros em seus sites.
4. Alexa
Iniciado em 1996, Alexa é o serviço de classificação de tráfego mais popular hoje. Ele rastreia estatísticas de tráfego de sites e fornece uma classificação numérica com base nos dados que eles coletam. Você pode encontrar as visualizações de página e o alcance de um site (a porcentagem de usuários da Internet que visitaram o site).
5. Comparação de feeds
Uma maneira eficaz de determinar a popularidade de um site é rastreando as tendências de assinantes do feed RSS. Se um site usa Queimador de ração – o principal fornecedor de serviços de feeds RSS – você pode usar Comparação de feeds para ver tendências de assinaturas de sites e comparar o crescimento/declínio de assinantes de até 4 feeds ao mesmo tempo.
6. popuri.us
popuri.us é uma ferramenta que pode ajudar a determinar o quão popular uma URL é com base em serviços da web e estatísticas como Alexa, Technorati, favoritos do Delicious, número de assinantes e muito mais. É uma ferramenta de uma página que fornece uma visão geral rápida de quão popular um site é. popuri.us ainda oferece a opção de postar um widget em seu site para exibir sua popularidade.
7. medidor social
medidor social é uma ferramenta da web que verifica o quão popular uma página da web é em grandes sites sociais como Digg, Stumbleupon e Delicious. Ela fornece uma “pontuação do socialmeter”, que atualmente é apenas uma soma dos resultados encontrados (útil para comparar a popularidade de sites de mídia social de diferentes sites).
8. Volume do Tweet
Outra maneira de monitorar a popularidade de um site é ver se as pessoas no Twitter estão falando sobre ele. Volume do Tweet permite que você pesquise palavras-chave e frases (por exemplo, nome de um site, URL, nome do autor, etc.) para ver quantos tweets mencionaram seus termos de pesquisa.
9. Quarkbase
Quarkbase é uma ferramenta web abrangente que apresenta uma miríade de informações sobre um site. O Quarkbase tem uma aba “Social Popularity” que mostra informações sobre a popularidade de um site entre sites de mídia social como Digg, Stumbleupon e Delicious.
10. Perfis do BlogPulse
Se você estiver interessado em encontrar dados sobre um blog ou blogueiro específico, o Perfis do BlogPulse A ferramenta é um aplicativo web simples que fornece a classificação de um blog, a frequência com que ele é citado em outros blogs e outras informações, como quantas postagens são publicadas a cada mês e blogs semelhantes a ele.
11. Central de blogs Technorati
Technorati é o principal mecanismo de busca de blogs. Technorati’s Central do Blogger permite que você veja as classificações de um blog específico para avaliar sua popularidade entre os mais de 128 milhões de blogs do mundo. Você pode encontrar os 100 melhores blogs no Blogger Central.
O Technorati determina a classificação de um blog pelo número de reações (links que vão para o blog) tem.
12. Statbrain.com
Statbrain.com é uma ferramenta simples que informa quantos visitantes um site recebe por dia.
13. Cubeestado
Cubestate é outra ferramenta simples da web que fornece a você uma série de informações sobre a popularidade de um site visualizações de página diárias. O que é único sobre o Cubestat é que ele estima o valor monetário de um site (em dólares americanos) – quanto mais caro o site é, mais popular ele é.
14. dnScoop
dnScoop tenta estimar o valor de um site com base em fatores como links apontando para o domínio, popularidade do domínio, classificação de página, tráfego e muito mais.
15. SiteOutlook
SiteOutlook permite que você determine a popularidade de um site com base em seu valor estimado, visualizações diárias de páginas e receita.
Qual é o seu método de medição?
Como você mede a popularidade de um site? Existem ferramentas e serviços da web que deveriam estar nesta lista? Compartilhe conosco nos comentários!
Se você usou uma dessas ferramentas e não está satisfeito com os resultados, clique aqui para descobrir como direcionar mais tráfego para seu site! Técnicas de SEO podem ajudar a direcionar esse tráfego para seu site para qualquer site, de um site de e-commerce de peças automotivas a um restaurante, dessa forma, da próxima vez que você usar uma dessas ferramentas, os resultados serão mais agradáveis!