O marketing está mudando em 2024. Você está pronto?
Para garantir que você tenha as informações necessárias para expandir seus negócios no próximo ano, compilamos 150 estatísticas de marketing que definem cada setor do marketing digital. Esteja você procurando informações sobre SEO, marketing de conteúdo ou geração de leads, você as encontrará aqui.
Dividimos esta lista nas seguintes categorias:
- Estatísticas de SEO
- Estatísticas PPC
- Estatísticas de mídia social
- Estatísticas de web design
- Estatísticas de marketing de conteúdo
- Estatísticas de marketing por e-mail
- Estatísticas de marketing de vídeo
- Estatísticas de geração de leads
- Estatísticas diversas de marketing
Continue lendo para obter a lista completa de estatísticas de marketing digital ou sinta-se à vontade para pular para uma seção específica.
Índice do conteúdo
Estatísticas de SEO
Para iniciar nossa lista de estatísticas de marketing digital, começaremos com a estratégia de marketing mais amplamente usada (e provavelmente mais bem-sucedida): Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) . SEO é onde você otimiza seu conteúdo da web para obter uma classificação elevada em resultados de pesquisa relevantes, onde leads em potencial podem encontrá-lo.
Aqui estão 20 estatísticas de SEO para saber em 2024:
- A pesquisa orgânica é a principal fonte de tráfego para todos os sites.
- Cerca de metade de todos os profissionais de marketing afirmam que o SEO tem um melhor retorno sobre o investimento (ROI) do que qualquer outra estratégia de marketing.
- Menos de 1% dos usuários chegam à segunda página dos resultados de pesquisa do Google.
- 68% de todas as experiências online começam com um mecanismo de busca.
- 68,7% de todos os cliques no Google vão para os três primeiros resultados orgânicos.
- O primeiro resultado de pesquisa orgânica no Google tem uma taxa de cliques (CTR) média de 27,6% .
- 18% das pessoas pesquisam uma nova consulta sem clicar em nenhum dos resultados da pesquisa original.
- Os três principais fatores de classificação do Google são conteúdo de alta qualidade, experiência na página e links.
- 30% de todas as pesquisas em dispositivos móveis estão relacionadas a um local específico.
- O comprimento médio das palavras-chave para os 10% melhores sites classificados no Google é de 3,2 a 3,5 palavras .
- Para pequenas empresas, o orçamento médio de SEO é de cerca de US$ 500 por mês .
- Backlinks representam 30% da pontuação da sua página do Google.
- 12,29% de todas as pesquisas do Google incluem trechos em destaque.
- 97% dos sites que aparecem na página um do Google possuem pelo menos uma imagem.
- Cerca de 50% dos consumidores dos EUA usam a pesquisa por voz do Google todos os dias.
- Mais de 8,5 bilhões de pesquisas são realizadas no Google todos os dias.
- A taxa de fechamento de leads de SEO é de 14,6%.
- 46% de todas as pesquisas no Google são locais.
- O algoritmo do Google usa mais de 200 fatores de classificação diferentes.
- 40% dos usuários sairão de um site que demora mais de três segundos para carregar.
Estatísticas PPC
Embora o SEO envolva conquistar um lugar de destaque nos resultados de pesquisa orgânica, você também pode usar publicidade paga por clique (PPC) para uma abordagem mais rápida. Com essa estratégia, você pode exibir anúncios pagos no topo dos resultados de pesquisa do Google e em sites de terceiros.
Aqui estão algumas das melhores estatísticas de PPC à medida que avançamos em 2024:
- 90% dos usuários da Internet encontram anúncios pagos nos resultados de pesquisa do Google.
- 65% dos usuários clicam em anúncios ao fazer compras.
- A pesquisa paga é responsável por 39% da publicidade digital que as empresas usam.
- Anúncios de pesquisa paga podem aumentar o conhecimento da marca em até 80% .
- 42% dos consumidores afirmam confiar em anúncios pagos.
- Em média, as pequenas e médias empresas investem 7 vezes mais em PPC do que em SEO.
- 50% dos usuários não conseguem distinguir entre resultados de pesquisa pagos e orgânicos.
- As empresas que usam o Google Ads ganham (em média) US$ 8 para cada US$ 1 gasto .
- 84% dos anunciantes usam ou planejam usar o Google Ads.
- 65% das pequenas e médias empresas (SMBs) realizam campanhas PPC.
- Os anúncios do Google Shopping geram 85,3% de todos os cliques nas campanhas de anúncios do Google.
- Os anúncios PPC podem ser 5 vezes mais eficazes em dispositivos móveis do que em computadores.
- A taxa média de conversão do PPC é de 50% .
- Os três principais anúncios pagos em uma página de resultados de pesquisa recebem 46% dos cliques .
- 19% das empresas identificam o PPC como seu canal de marketing mais lucrativo.
- A CTR média de um anúncio na primeira posição é de 6,3% .
- Anúncios personalizados geram 30% mais vendas do que os não personalizados.
- A taxa de conversão média para PPC geral é de 2,35% .
- As pessoas que clicam em anúncios de pesquisa paga têm maior probabilidade de fazer compras do que aquelas que clicam em resultados orgânicos.
- 43% dos anunciantes afirmam que a geração de leads é o principal motivo para usar o Google Ads.
Estatísticas de mídia social
Sites como Facebook e Instagram são alguns dos melhores lugares para atingir seu público-alvo, não importa o que você venda. É por isso que o marketing de mídia social é uma estratégia de marketing importante.
Aqui estão algumas estatísticas de mídia social para ajudá-lo a melhorar suas campanhas de marketing:
- Existem cerca de 5,17 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo.
- 75% dos usuários da Internet pesquisam marcas nas redes sociais.
- Os anúncios do Instagram alcançam quase 30% de todos os usuários da Internet .
- 94% dos usuários da Internet possuem mídias sociais.
- 71% das pessoas que têm uma interação positiva com a marca nas redes sociais recomendarão essa marca a amigos e familiares.
- A maioria dos profissionais de marketing de mídia social publica várias vezes por semana .
- 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma empresa.
- O Facebook é a plataforma de mídia social mais usada pelos anunciantes.
- 21% dos adultos nos EUA estão no TikTok.
- 56% dos profissionais de marketing pretendem aumentar seu orçamento de marketing no TikTok.
- O usuário médio de mídia social gasta mais de 2,5 horas nas redes sociais todos os dias.
- Os anúncios nas redes sociais representam 28,8% de todos os gastos com publicidade paga .
- 37% das empresas se promovem no LinkedIn.
- 52% da descoberta de marcas online acontece através das redes sociais.
- Quase 80% de todo o tempo gasto nas redes sociais acontece em dispositivos móveis.
- Em 2024, espera-se que o TikTok ultrapasse 2 bilhões de usuários .
- Os formatos de conteúdo visual têm 40 vezes mais probabilidade de serem compartilhados nas redes sociais.
- 86% dos usuários de mídia social preferem conteúdo gerado pelo usuário ao marketing de influência.
- 28% dos adultos usam o LinkedIn.
- Facebook e Instagram estão empatados com o maior ROI em plataformas de mídia social.
Estatísticas de web design
Todo o seu marketing digital leva de volta ao seu site. Portanto, se o seu site não estiver otimizado para reter tráfego e gerar conversões, todo o seu marketing será desperdiçado. É por isso que é tão importante investir em um bom web design .
Aqui estão algumas estatísticas de web design que você deve ter em mente para 2024:
- 94% das primeiras impressões que as pessoas terão da sua marca virão do seu web design.
- Demora aproximadamente 0,05 segundos para um usuário formar uma opinião sobre se gosta ou não de um site.
- Uma experiência de usuário (UX) tranquila pode aumentar a CTR em até 400% .
- A baixa taxa de conversão é o principal motivo pelo qual as empresas redesenham sites.
- As principais métricas que as empresas acompanham para medir o desempenho do site são vendas, leads, taxa de conversão, total de visitantes mensais e CTR.
- 40% dos usuários afirmam apreciar fotos e imagens nos sites das empresas.
- 90% dos usuários mudarão para o site de um concorrente após terem uma experiência ruim no site.
- 60% dos usuários afirmam que a usabilidade é uma das características mais importantes de uma loja online.
- Os visitantes do site passam 75% do tempo em uma página acima da dobra.
- Os usuários gastam 5,94 segundos , em média, olhando a imagem principal de um site.
- 38,5% dos web designers afirmam que o web design desatualizado é o principal motivo pelo qual as pessoas abandonam os sites.
- 42% dos usuários abandonarão um site porque ele funciona mal.
- 84,6% dos usuários preferem um web design limpo e organizado a um web design desordenado e lotado.
- Quando o tempo de carregamento da página passa de 1 para 3 segundos, a chance de os visitantes saírem do site aumenta em 32% .
- 59% dos usuários preferem usar sites atraentes e bem projetados do que sites que parecem simples.
- 73,1% dos web designers pensam que o design não responsivo é o principal motivo pelo qual as pessoas abandonam os sites.
- As primeiras 10 páginas dos resultados de pesquisa do Google têm um tempo médio de carregamento de página de 1,65 segundos .
- 61% dos usuários têm uma opinião mais elevada sobre sites compatíveis com dispositivos móveis do que sobre sites não compatíveis com dispositivos móveis.
- 88,5% dos web designers nomeiam “flat design” como a tendência de design visual mais popular do momento.
- Os primeiros cinco segundos de carregamento da página têm o maior impacto nas taxas de conversão.
Estatísticas de marketing de conteúdo
Se você deseja que as pessoas descubram e visitem seu site, é necessário que haja algo em seu site que as atraia. É aí que o marketing de conteúdo entra em cena. Ao criar conteúdo como postagens de blog e artigos em seu site, você pode classificar essas páginas nos resultados de pesquisa e estabelecer sua experiência em seu setor.
Aqui estão algumas das melhores estatísticas de marketing de conteúdo em 2024:
- 73% dos profissionais de marketing B2B usam marketing de conteúdo.
- 70% dos profissionais de marketing B2C usam marketing de conteúdo.
- 50% dos profissionais de marketing planejam investir mais dinheiro em marketing de conteúdo em 2024.
- 83% dos profissionais de marketing afirmam que a qualidade do conteúdo é mais importante do que a quantidade do conteúdo .
- 56% das empresas que usam postagens em blogs relatam que elas são eficazes.
- A pessoa média gasta aproximadamente 7 horas por dia consumindo conteúdo.
- 47% dos profissionais de marketing de conteúdo obtêm sucesso pesquisando seu público.
- Olhando para as empresas que investem em marketing de conteúdo, 51% delas publicam conteúdo todos os dias.
- Os resultados da pesquisa orgânica são o canal mais popular para distribuição de conteúdo.
- Cerca de 50% de todos os profissionais de marketing terceirizam pelo menos parte de seu marketing de conteúdo.
- 25% dos profissionais de marketing usam conteúdo de áudio (como podcasts) como parte de sua estratégia.
- 33% das empresas afirmam que adicionar imagens e vídeos às postagens de seus blogs as ajuda a ter um melhor desempenho.
- 82% dos profissionais de marketing investem ativamente em marketing de conteúdo.
- 55% das empresas pretendem criar mais conteúdo e postar com mais frequência no futuro.
- 61% das empresas disseram que atualizar o conteúdo existente era a tática de marketing de conteúdo mais eficaz.
- 91% das empresas usam conteúdo de vídeo como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo.
- Mais de 60% dos profissionais de marketing medem seu sucesso no marketing de conteúdo pelo número de vendas que ele gera.
- 70% dos usuários prefeririam obter informações em postagens de blogs do que em anúncios tradicionais.
- O marketing de conteúdo gera três vezes mais leads do que os métodos tradicionais de marketing.
- 33% das empresas realizam auditorias de conteúdo duas vezes por ano.
Estatísticas de marketing por e-mail
O marketing por email tem sido uma das estratégias de marketing mais valiosas há décadas e não irá a lugar nenhum tão cedo.
Para ajudá-lo a entender melhor o valor do marketing por email e como obter os melhores resultados com ele, aqui estão 20 estatísticas de marketing por email:
- 89% dos profissionais de marketing veem o marketing por email como seu principal canal de geração de leads.
- 99% dos usuários verificam seus e-mails todos os dias.
- 37% das empresas planejam aumentar seus orçamentos de email marketing.
- O marketing por e-mail pode render às empresas US$ 44 para cada US$ 1 gasto .
- 61% das pessoas preferem ser contatadas por empresas por e-mail.
- A maioria dos profissionais de marketing envia 2 ou 3 e-mails por dia .
- A taxa média de abertura de e-mail é de 26,8% .
- Os e-mails têm 26% mais probabilidade de serem abertos se tiverem um assunto personalizado.
- 59% dos consumidores afirmam que os e-mails de marketing afetam suas decisões de compra.
- 81% das pequenas e médias empresas identificam o e-mail como seu principal canal de aquisição de clientes.
- 31% das empresas usam email marketing.
- Os profissionais de marketing viram sua receita aumentar em até 790% devido ao uso de campanhas segmentadas.
- 77% das empresas de marketing B2B enviam um boletim informativo por e-mail como parte de seu marketing.
- E-mails de “boas-vindas” têm uma taxa de abertura de 82% , a mais alta de qualquer tipo de e-mail.
- Campanhas de e-mail segmentadas têm uma taxa de abertura 30% maior e uma CTR 50% maior do que as não segmentadas.
- Pelo menos 50% de todos os e-mails são lidos em dispositivos móveis.
- E-mails de abandono de carrinho têm uma taxa de abertura de 45% .
- 42,3% das pessoas excluirão e-mails que não sejam compatíveis com dispositivos móveis.
- E-mails automatizados geram 320% mais receita do que aqueles que não são automatizados.
- 73% dos profissionais de marketing afirmam que o marketing por email é importante para o sucesso de uma empresa.
Estatísticas de marketing de vídeo
Conteúdo do site, postagens nas redes sociais, e-mails… já falamos sobre todas essas estratégias. Mas o que você pode usar em todos eles? Conteúdo de vídeo! Usar vídeos em suas campanhas de marketing é uma das melhores maneiras de aumentar o engajamento.
Por esse motivo, aqui estão algumas estatísticas valiosas de marketing de vídeo que você deve saber:
- 31% das empresas postam de 2 a 4 vídeos por mês.
- 88% das empresas identificam o marketing de vídeo como uma parte fundamental da sua estratégia digital.
- 72% dos consumidores afirmam que preferem aprender sobre um produto ou serviço em formato de vídeo.
- As empresas que usam marketing de vídeo podem aumentar suas receitas 49% mais rápido do que aquelas que não o utilizam.
- 86% das empresas afirmam que o marketing de vídeo as ajudou a aumentar o tráfego do site.
- 91% das empresas utilizam vídeos em suas campanhas de marketing.
- As pessoas têm 35% mais probabilidade de continuar assistindo a um vídeo personalizado do que a um não personalizado.
- 91% dos consumidores desejam ver mais conteúdo de vídeo de empresas.
- 65% das empresas adicionam legendas aos seus vídeos para fins de acessibilidade.
- Mais de um bilhão de horas de conteúdo de vídeo são visualizadas no YouTube todos os dias.
Estatísticas de geração de leads
O objetivo final do marketing é obter receita. Mas para fazer isso, primeiro você precisa impulsionar as vendas. E para fazer isso , você precisa gerar leads . Leads são pessoas que têm interesse ativo em seu negócio, produtos ou serviços, mas ainda não estão prontos para a conversão.
Para ajudá-lo a gerar mais leads, aqui estão algumas estatísticas úteis para manter em mente:
- 50% das empresas veem a geração de leads como sua principal prioridade de marketing.
- 53% dos profissionais de marketing afirmam que mais da metade do seu orçamento vai para a geração de leads.
- Ao acompanhar um lead on-line em cinco minutos, você aumenta as chances de conversão em 900% .
- A taxa média de conversão de leads em clientes é de cerca de 4% .
- 60% dos profissionais de marketing afirmam que o inbound marketing é o melhor método para gerar leads de alta qualidade.
- 80% dos novos leads nunca se convertem em clientes.
- A terceirização da geração de leads pode ajudar as empresas a gerar resultados 43% melhores .
- 41% das empresas lutam para acompanhar os leads rapidamente.
- 61% dos profissionais de marketing consideram a geração de leads a tarefa mais desafiadora.
- Leads nutridos fazem compras 47% maiores do que os não nutridos.
Estatísticas diversas de marketing
Para encerrar nossa lista de estatísticas de marketing, temos algumas que não se encaixam perfeitamente em nenhuma das categorias anteriores. Eles cobrem uma variedade de facetas aleatórias do marketing, desde gerenciamento de avaliações até aplicativos móveis.
Continue lendo para mais alguns fatos úteis de marketing:
- 88% das pequenas empresas monitoram ativamente sua reputação online.
- 27% da população global compra produtos e serviços online.
- Cerca de 62% dos profissionais de marketing usam uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para suas análises de marketing.
- 82% dos consumidores ainda usam anúncios impressos para decidir o que comprar.
- 72% dos clientes afirmam que só se envolvem com marketing personalizado.
- 82% dos consumidores querem comprar de empresas que compartilham seus valores.
- Mais de 80% das marcas usam marketing de afiliados.
- 54% dos profissionais de marketing contratam freelancers para ajudar a construir suas campanhas.
- A taxa média de conversão de uma landing page é de 2,35% .
- 80% dos clientes só baixarão aplicativos de empresas que conhecem e confiam.
Qual é a sua estratégia de marketing para 2024?
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