16 maiores tendências de consumo para 2024 e além

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Acompanhar as tendências do consumidor é crucial para um marketing e publicidade eficazes. No entanto, se você não estiver atualizado com as últimas tendências, pode ser difícil começar.

Dados recentes da indústria e do consumidor nos deram informações valiosas sobre o que esperar dos consumidores em 2024. A partir desses dados, reunimos 16 tendências de consumo para 2024 que você deve ficar de olho e usar para completar sua estratégia de marketing para 2024.

Confira estas principais tendências de comportamento do consumidor para 2024 para informar suas estratégias de marketing para 2024:

  1. O feedback do cliente é importante
  2. Branding e personalidade são cruciais
  3. Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana é obrigatório
  4. As oportunidades de compras omnicanal continuam crescendo
  5. Os consumidores têm mais poder de compra
  6. Saúde e bem-estar são pontos de compra importantes
  7. A personalização é esperada
  8. A sustentabilidade está em alta
  9. A conveniência esmaga a qualidade
  10. Os influenciadores criam as tendências de compra
  11. Privacidade e segurança são importantes ao fazer compras
  12. Mais experiências, menos bens materiais
  13. A segmentação ajuda todos a se encaixarem
  14. As compras de fim de ano acontecem cada vez mais cedo
  15. A inteligência artificial (IA) é útil para as empresas, mas os consumidores estão céticos
  16. A pesquisa conversacional é mais urgente

Precisa de ajuda para aperfeiçoar sua estratégia de marketing para corresponder às tendências de comportamento do consumidor para 2024? A MidiaPro conta com uma equipe dedicada de estrategistas de marketing digital que estão prontos para ajudá-lo a enfrentar o novo ano.

1. O feedback do cliente é importante

De que adianta pedir feedback dos clientes se você não vai fazer nada com isso? Uma das maiores tendências de consumo para 2024 é ouvir os clientes e implementar feedback quando e onde for necessário.

Coletar feedback pode ser tão simples quanto enviar um e-mail:

Os clientes querem saber que estão sendo ouvidos – afinal, eles são o coração do seu negócio. Um estudo mostrou que 63% dos consumidores achavam que as empresas precisavam fazer um trabalho melhor ouvindo o feedback dos clientes.

Comece certificando-se de responder aos seus clientes quando eles entrarem em contato com você sobre a experiência deles com seu site, produto, serviços ou qualquer outra coisa relacionada ao seu negócio.

Os clientes querem ser ouvidos, então o mínimo que você pode fazer é reconhecê-los. Se eles entrarem em contato para dizer o quanto adoraram trabalhar ou fazer compras com você, agradeça-lhes o apoio e incentive-os a continuar sendo clientes de sua marca. Se eles tiverem um problema com sua marca, pergunte como você pode ajudar a resolver a situação para eles e para futuros clientes.

2. Branding e personalidade são cruciais

Os clientes desejam saber que as empresas e marcas das quais estão comprando têm pessoas reais por trás deles. Conectar-se genuinamente com seu público ajudará a cultivar e nutrir leads que se tornam clientes fiéis e fiéis.

Não tenha medo de deixar sua personalidade brilhar no conteúdo que você publica para sua marca, sejam postagens em mídias sociais, e-mails, conteúdo de site ou qualquer outro material voltado para o cliente.

É possível permanecer profissional enquanto se diverte um pouco com seu conteúdo escrito. Quando puder, tente usar uma linguagem mais casual para mostrar sua humanidade.

Os clientes querem saber se seus profissionais de atendimento são empáticos e compreensivos, especialmente com marcas que oferecem serviços em vez de produtos. Esse sentimento vale para as interações com o cliente antes e depois das vendas. Uma pesquisa mostrou que 36% dos consumidores disseram estar insatisfeitos com a falta de empatia que sentiam durante as interações de atendimento ao cliente.

Lembre-se de que não há problema em relaxar um pouco. Mostre aos seus clientes que você é, de fato, humano e que se preocupa com eles. Um pouco de humanidade e personalidade ajudam muito os seus clientes e pode muito bem ser o fator que os faz voltar!

3. Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana é obrigatório

No geral, a maior percepção do consumidor para 2025 é oferecer experiências de compra de qualidade. Você pode proporcionar experiências de compra de qualidade aos usuários online, oferecendo suporte e atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Você pode oferecer suporte de diversas maneiras, incluindo chatbots , e-mail e até conteúdo para dúvidas comuns:

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Uma pesquisa revelou que de 1.000 entrevistados, 93% deles disseram que seriam muito mais pacientes com atrasos no envio de um produto se a empresa da qual fizeram o pedido estivesse associada a um ótimo atendimento ao cliente. Além disso, 45% deles disseram que esperariam duas semanas pela entrega se recebessem um excelente atendimento ao cliente.É claro que não esperamos que você tenha uma equipe humana de atendimento ao cliente pronta para ajudar 24 horas por dia, 7 dias por semana (isso seria exaustivo). Mas existem maneiras de oferecer suporte aos usuários do seu site quando alguém não estiver lá para ajudar.Os chatbots também podem ajudar os clientes (e sua empresa) ao:Fornecendo atendimento ao cliente consistente, 24 horas por dia, 7 dias por semanaRespondendo perguntas frequentesEconomizando seu dinheiroColetando feedback do clienteFornecendo suporte multilíngue, auxiliando todos os clientes4. As oportunidades de compras omnicanal continuam crescendoOs consumidores querem mais oportunidades de compras ominicanal. Ao fazer uma compra, os consumidores utilizam recursos da loja, sociais e online para informar sua decisão de compra.Pense nisso: quantas vezes você comprou algo online com mais confiança porque sabia que poderia devolvê-lo na loja física ou vice-versa? Os consumidores desejam acesso fácil às suas compras, por isso nosso trabalho é montar o maior número possível de pontos de compra.As compras nas redes sociais tiveram um grande impacto na experiência omnicanal. Antes, você tinha duas opções – comércio eletrônico e loja física. Agora, os usuários podem comprar pelo TikTok,Instagram e até Facebook.Dê uma olhada nos sites sociais que você já usa para ficar por dentro dessa tendência para 2024.

5. Os consumidores têm mais poder de compra

A próxima tendência de marketing para 2024 tem a ver com o poder dos consumidores sobre suas compras. Ao contrário dos anos anteriores, os consumidores agora têm mais voz sobre o que e quando compram algo. Eles não são tão facilmente influenciados e têm muitas opções para qualquer necessidade.

Se você quer fechar mais vendas, precisa apelar para esse poder individual. Mostre aos clientes o que você tem a oferecer e seja paciente e consistente. Destaque o que torna seu produto um item de qualidade e seja sincero sobre as vantagens e benefícios.

6. Saúde e bem-estar são pontos de compra importantes

Cada vez mais pessoas estão optando por compras focadas em saúde e bem-estar. Esta tendência influencia todos os sectores, não apenas aqueles explicitamente relacionados com a saúde. Alimentos e bebidas, cuidados com animais de estimação, maquiagem e cuidados com a pele – hoje em dia, todo mundo quer fazer compras para o seu bem-estar.

O impulso para produtos de saúde provém do aumento das condições crônicas de saúde e de uma ênfase global nos cuidados de saúde preventivos. Para se manterem alinhadas com as tendências, empresas como a La Roche-Posay estão a utilizar recursos baseados na saúde para promover os seus produtos:

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Mesmo que pareça desnecessário, destacar quaisquer benefícios ou vantagens para a saúde de seus produtos pode fazer uma grande diferença para os consumidores. Por exemplo, se sua empresa de roupas usa materiais hipoalergênicos (como 100% algodão), você pode destacar como suas roupas funcionam para peles sensíveis.

Não os faça considerar como o seu produto pode ajudar no seu bem-estar geral – diga-lhes.

7. A personalização é esperada

Todos estamos familiarizados com anúncios personalizados enquanto navegamos e rolamos. Sua empresa pode não considerar esses anúncios como a forma mais eficaz de alcançar as pessoas. Mas você sabia que 75% dos consumidores esperam que a personalização facilite a navegação tanto na loja quanto online?

A personalização ajuda a:

  • Sugira apenas produtos e serviços relevantes ao cliente
  • Evite que as empresas desperdicem dinheiro em anúncios ineficazes
  • Incentive a exposição da marca e do produto na web

Sabendo que os consumidores desejam e esperam personalização, você pode começar a se apoiar em estratégias de coleta de dados e segmentação de clientes – sobre esta última falaremos mais tarde.

8. A sustentabilidade está em alta

Juntamente com a ênfase no bem-estar está a pressão por práticas e produtos sustentáveis.

Com as mídias sociais, temos mais acesso a mais informações do que nunca. Esse acesso levou a um consumidor mais instruído e informado que deseja ver mais ênfase nos benefícios ambientais.

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Também podemos ver a procura com base na forma como as empresas tentam enganar os consumidores com o “greenwashing” – a prática de valorizar os benefícios ambientais para incentivar as compras. Em última análise, esta prática prejudica a confiança e impacta negativamente a marca da empresa.

Os consumidores querem comprar de forma sustentável, especialmente se estiver disponível. Destaque o que torna sua empresa ou seus produtos mais ecológicos e avalie locais onde você pode fazer mudanças no planeta (e em seus compradores).

9. A conveniência esmaga a qualidade

Embora os consumidores estejam cada vez mais informados e tenham mais poder, ainda têm padrões. Se puderem escolher entre um produto B+ que é mais conveniente e um produto A+ que é difícil de encontrar, eles optarão pela conveniência.

A conveniência é uma grande parte de nossas vidas e as compras não são exceção. Com sites como o Amazon oferecendo aos usuários frete em dois dias e produtos acessíveis, por que eles iriam para outro lugar? Principalmente se tiverem que esperar mais e pagar mais!

O truque aqui é encontrar o equilíbrio entre conveniência e qualidade. Algumas maneiras de fazer isso são:

  • Garantindo que seu processo de checkout seja fácil
  • Ofereça aos clientes diversas maneiras de pagar
  • Permita que os clientes criem uma conta e salvem seu endereço e informações de pagamento
  • Destaque sua política de devolução em primeiro plano

10. Os influenciadores criam as tendências de compra

O marketing de influência é popular por um motivo: esses criadores desempenham um papel importante nas tendências de consumo. É verdade que os influenciadores vieram para ficar, e podemos começar a olhar para eles para saber o que os consumidores desejam em todos os níveis.

Mesmo que não digam diretamente às pessoas para comprarem ou fazerem coisas, os influenciadores criam a retórica sobre o que está dentro e fora de um determinado setor. Os vídeos de moda do YouTube, por exemplo, mostram quais tendências as pessoas podem esperar a cada ano:

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Você não precisa trabalhar com um influenciador para colher seus benefícios. Seguir criadores populares em seu setor pode ajudá-lo a observar as tendências à medida que elas acontecem. Além disso, você pode ter uma ideia do que os compradores em sua área gostam e, então, criar conteúdo que corresponda aos interesses deles.

11. Privacidade e segurança são importantes ao fazer compras

À medida que mais e mais pessoas se conscientizam de como as empresas usam seus dados, vemos uma maior pressão por privacidade e segurança por parte dos usuários. Essa tendência é especialmente verdadeira para os consumidores, que confiam às empresas dados confidenciais, como informações de pagamento e endereços de entrega.

Embora você provavelmente já tenha um site seguro, dizer aos consumidores como você usa seus dados e os protege é uma vantagem. A transparência pode ser útil para mantê-los satisfeitos e interessados ​​em comprar de sua empresa.

12. Mais experiências, menos bens materiais

As pessoas querem gastar mais dinheiro em experiências do que em bens. De acordo com o Relatório de Tendências da Indústria de Viagens da Mastercard, os gastos com experiências aumentaram 65% de 2019 a 2023. Entre a pandemia e as questões ambientais, há mais necessidade de experiências do que de bens.

No entanto, isso não significa que as pessoas nunca comprem nada. Os gastos ainda aumentam com alimentos, serviços e bens relacionados a viagens e entretenimento. Pense em um show – as pessoas querem comprar o ingresso, mas depois vem o quarto do hotel, a mercadoria, a comida, o estacionamento, a lista continua.

Portanto, se você puder criar uma experiência a partir do seu produto ou encontrar uma maneira de capitalizar eventos ao vivo, essa é uma maneira de enfrentar essa tendência.

13. A segmentação ajuda todos a se encaixarem

As pessoas querem sentir que pertencem. Segmentar seu público em voz alta e com orgulho pode ajudar a encorajar esse sentimento de agrupamento e pertencimento.

A segmentação não é uma tendência nova – os profissionais de marketing vêm dividindo seus públicos em categorias há anos. Mas essa ideia de que a segmentação pode ajudar as pessoas a encontrar seu nicho é mais recente. Você pode agrupar pessoas que compartilham interesses, hobbies e preferências.

Considere como seus anúncios atraem diferentes grupos e o que você pode fazer para comercializar esses interesses comuns. Por exemplo, você pode executar uma campanha publicitária TikTok para atingir usuários da Geração Z que gostam de fazer caminhadas e acampar!

14. As compras de fim de ano acontecem cada vez mais cedo

Embora todos nós associemos as compras de fim de ano à Black Friday e às noites de fim de semana de dezembro, esse não é mais o caso. Como as empresas fecham negócios mais cedo e o Prime Day acontece em outubro, há menos pressão para os consumidores comprarem imediatamente. Eles sabem que conseguirão um bom negócio mais tarde.

A melhor maneira de seguir essa tendência é oferecer ofertas e promoções no quarto trimestre e dar aos usuários bastante tempo para encontrar e comprar a oferta.

15. A IA é útil para as empresas, mas os consumidores estão céticos

Muitas empresas já adaptaram a IA ao seu fluxo de trabalho diário. Esteja você criando descrições de produtos ou delineando campanhas completas, a IA pode ajudá-lo a alcançar mais e atingir os consumidores.

Por outro lado, os consumidores estão céticos quanto ao uso da IA. Na verdade, 52% dos americanos, por exemplo, estão mais preocupados do que entusiasmados com a IA na vida diária. Grande parte da preocupação reside na privacidade e segurança, em vez de encontrar novos produtos ou serviços com IA.

Se você usa IA em seu back-end, precisa redobrar a segurança e divulgá-la. Como a opinião pública sobre a IA é globalmente negativa, dizer às pessoas quais são as medidas de segurança que você possui pode ajudar a tranquilizá-las e evitar a desconfiança.

Nem todos têm certeza do impacto da IA, portanto, criar uma experiência positiva pode ajudar os consumidores a se sentirem mais seguros com o avanço da sua empresa e da IA.

16. A pesquisa conversacional é mais urgente

Por fim, completando nossa lista de tendências de consumo está a importância da busca conversacional. Mais de 1 bilhão de pesquisas por voz acontecem todos os meses, e essas pesquisas geralmente são mais coloquiais do que não.

Por exemplo, digamos que alguém pergunte ao alto-falante inteligente quais sapatos ele pode usar para caminhar. Essa pesquisa provavelmente será baseada em artigos que respondam à pergunta “que sapatos devo usar em uma caminhada”. Se você não direcionar esses tópicos junto com as informações do produto, estará perdendo vendas.

Os consumidores estão até fazendo compras que começam com essas pesquisas conversacionais. Para ter certeza de que aparecerá nos resultados da pesquisa por voz, você deve apelar para as tendências de pesquisa conversacional.

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