Mais de 5 dicas de marketing de conteúdo digital para definir sua estratégia

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O marketing de conteúdo tem o poder de gerar três vezes mais leads do que o marketing tradicional. E no mundo conectado digitalmente de hoje, você precisa de conteúdo de qualidade para alcançar leads e expandir seus negócios. Precisa de algumas dicas de marketing de conteúdo digital para levar sua estratégia ao próximo nível?

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O conteúdo digital refere-se a vários tipos de marketing de conteúdo online , incluindo:

  • Cópia do site
  • Postagens no blog
  • Guias online e e-books
  • Infográficos
  • Seminários on-line
  • Vídeo
  • E mais

Sem conteúdo online, motores de busca como o Google não teriam nada para classificar nos resultados. Se você deseja que sua empresa apareça no topo dos resultados de pesquisas relacionadas ao seu negócio, você precisa criar conteúdo digital. Conteúdo aprofundado e de qualidade ajuda seu site a ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa, para que você possa obter mais leads e receitas.

Precisa de algumas dicas para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo digital? Confira essas ideias criativas de marketing de conteúdo!

6 dicas para turbinar sua estratégia de marketing de conteúdo digital

Se o seu marketing de conteúdo digital precisa de uma atualização, dê uma olhada nestas seis dicas.

1. Pesquisa de palavras-chave: descubra o que seu público deseja ler

Estratégias de marketing de conteúdo bem-sucedidas começam com a pesquisa de palavras-chave. Com ferramentas como keywordstool.ioKeywordsFX e AnswerThePublic, você pode identificar tópicos de interesse do seu público-alvo. Isso permite que você se concentre nos tópicos de conteúdo mais valiosos para o seu negócio.

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Ao realizar pesquisas de palavras-chave, é importante procurar tópicos com altos volumes de pesquisa mensais e baixa concorrência, para que você tenha mais chances de se classificar no topo dos resultados de pesquisa. Frequentemente, a criação de conteúdo direcionado a palavras-chave de cauda longa – frases com três ou mais palavras – produz os melhores resultados para as empresas. Por quê?

Palavras-chave de cauda longa são mais específicas e fornecem uma visão melhor sobre a intenção do pesquisador. Por exemplo, se alguém pesquisar “tênis de corrida”, pode querer comprar um novo par de tênis, mas também pode estar apenas pesquisando os melhores tênis para treinar uma maratona. Por outro lado, se eles pesquisarem a frase mais longa “comprar tênis de corrida Nike femininos”, fica claro que estão prontos para comprar.

Para as empresas, é importante compreender a intenção do pesquisador, para que você possa fornecer conteúdo digital que inclua as informações que eles desejam encontrar – e os incentive a comprar.

2. Escreva conteúdo para motores de busca e leitores

Em seguida, é importante escrever conteúdo digital tendo em mente os motores de busca e os leitores. Sim, você deseja que seu conteúdo seja classificado no topo dos resultados de pesquisa. Apenas se lembre: você também está escrevendo para leitores humanos – pessoas que deseja que se tornem clientes.

Embora você queira incluir suas palavras-chave alvo no conteúdo – especialmente nos títulos das páginas, cabeçalhos e texto – evite encher seu texto com palavras-chave. Textos cheios de palavras-chave não parecem naturais para os leitores, e os mecanismos de pesquisa não classificarão o conteúdo do seu site se ele não fornecer uma boa experiência aos usuários. Alcançar a posição zero nos resultados dos mecanismos de pesquisa também pode ajudá-lo a escrever conteúdo que beneficie os leitores e se classifique no topo dos resultados.

A posição zero refere-se aos resultados de pesquisa do Google que aparecem acima do primeiro resultado orgânico. Os resultados P₀ respondem diretamente à consulta de um pesquisador, sem que ele precise clicar no link para visitar um site. Por exemplo, quando pesquiso “melhores caminhadas do mundo”, o Google retorna um resultado P₀ com uma lista dos principais locais para caminhadas.

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Então, se os pesquisadores quiserem saber mais, eles podem facilmente clicar no link no ponto P0 para visitar o site e conferir seu conteúdo. A criação de conteúdo direcionado ao P0 pode ajudar sua empresa a se classificar no topo dos resultados de pesquisa e permite que os usuários encontrem facilmente as informações de que precisam. Aqui estão algumas dicas rápidas para ganhar uma posição P0:

  • Organize o conteúdo em listas e tabelas
  • Use perguntas em subtítulos
  • Crie conteúdo que responda diretamente às perguntas dos pesquisadores
  • Inclua imagens que apoiem o seu conteúdo
  • Divida o conteúdo em trechos de fácil digestão

Para obter mais informações sobre como conseguir uma posição P0 para suas palavras-chave mais valiosas, confira nossas dicas úteis. Quer mais dicas de redação na web? Leia nossa postagem sobre como escrever para a web.

3. Divida o texto com recursos visuais envolventes

Para criar conteúdo digital que proporcione aos visitantes uma ótima experiência do usuário, você também desejará dividir o texto com recursos visuais envolventes. Vamos ser sinceros: você pode escrever um conteúdo incrível, cheio de informações valiosas. Mas ninguém quer ler bloco após bloco de texto simples.

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*Imagens reais dos leitores do seu site percorrendo blocos de texto (logo antes de clicarem no botão Voltar – ai). Incremente seu marketing de conteúdo com imagens, vídeos, gráficos e elementos interativos. Mais da metade da população consiste em alunos visuais, e o cérebro humano processa imagens mais rapidamente do que texto.

Adicionar recursos visuais ao conteúdo do seu site envolve os visitantes, facilita a digestão das informações e os incentiva a passar mais tempo no site, o que sinaliza aos mecanismos de pesquisa que seu site oferece uma ótima experiência ao usuário . Precisa de mais dicas sobre como usar imagens e vídeos para marketing de conteúdo? Dê uma olhada nesta postagem do blog !

4. Compartilhe seu conteúdo

Depois de criar um conteúdo, é hora de compartilhá-lo! Torne seu conteúdo facilmente compartilhável com botões de compartilhamento social e incentive os leitores a curtir e tweetar.

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Você também pode compartilhar conteúdo digital por meio de suas próprias plataformas de mídia social.

Esta é uma ótima maneira de aumentar o alcance da marca e enviar seguidores sociais de volta ao seu site para saber mais. Além de compartilhar nas redes sociais, não tenha medo de entrar em contato com influenciadores do setor e outras empresas para ver se eles estão dispostos a compartilhar seu conteúdo. Se gostarem do que veem, podem compartilhar seu conteúdo em seus próprios sites e incluir um backlink para seu site.

Os mecanismos de pesquisa consideram o número e a qualidade dos backlinks ao classificar os sites; portanto, quanto mais links de sites de autoridade você ganhar, melhor.

5. Monitore análises e otimize

Depois de publicar e compartilhar seu conteúdo digital, você pode pensar que seu trabalho acabou. Alerta de spoiler – não é. Uma das partes mais importantes do marketing de conteúdo digital é monitorar suas análises regularmente.

Ferramentas como o Google Analytics permitem que você determine as páginas mais populares do seu site, bem como os conteúdos que mais geram conversões. Se você achar que um determinado tópico ou estilo de conteúdo funciona bem para sua empresa, você poderá criar mais desse tipo de conteúdo. Por outro lado, se as páginas sobre um tópico não recebem muita atenção, você pode ajustar sua estratégia para focar no conteúdo que seu público deseja ver.

6. Atualize o conteúdo regularmente

Por fim, faça questão de incorporar otimizações contínuas de páginas em sua estratégia de marketing de conteúdo digital. Os mecanismos de pesquisa e os visitantes do site adoram conteúdo novo e de qualidade. Portanto, mantenha seu conteúdo atualizado regularmente para ficar no topo dos resultados de pesquisa e envolver os leitores.

Além de postar novo conteúdo, você também pode otimizar o conteúdo existente em seu site para alcançar ainda mais clientes em potencial. Ferramentas como o Ahrefs permitem que você monitore as classificações de sua página e identifique conteúdo que pode ser impulsionado. A otimização regular do seu conteúdo pode ajudá-lo a recuperar as classificações e garantir que o seu conteúdo digital corresponda às intenções dos usuários e forneça-lhes uma ótima experiência em seu site.

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