15 benefícios de SEO que você precisa saber em 2024

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Os 15 principais benefícios de SEO

  1. Melhora o ROI do marketing digital
  2. Aumenta sua credibilidade
  3. Direciona tráfego de alta qualidade para seu site
  4. Mede seu sucesso com números reais
  5. Promova sua empresa o dia todo, todos os dias
  6. Visa todas as fases do funil de compra
  7. Aumenta o conhecimento da marca
  8. Gera mais leads, vendas e participação de mercado
  9. Maximiza o sucesso de suas campanhas PPC
  10. Ajuda você a superar seus concorrentes mais difíceis
  11. Torna sua estratégia de marketing digital mais forte
  12. Alcança todos os membros do seu público-alvo
  13. Diminui os custos de publicidade
  14. Melhora os esforços de marketing local
  15. Impulsiona o sucesso a longo prazo

Não tem certeza se sua empresa deve investir em otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) ? Como estratégia central de marketing digital, há muitos motivos para investir em SEO – e até mesmo em uma agência de SEO – para aumentar o reconhecimento da marca, alcançar mais clientes e obter mais receitas online.

É por isso que compilamos uma lista dos 15 maiores benefícios de SEO, desde aumentar sua credibilidade até maximizar sua estratégia de publicidade. Continue lendo para descobrir a lista completa dos benefícios do SEO que acompanham uma estratégia!

Benefício de SEO nº 1: SEO melhora seu ROI de marketing digital

O primeiro em nossa lista de benefícios do SEO é melhorar o ROI do marketing digital.

Ao investir em estratégias de marketing digital, você deseja obter o maior retorno sobre o investimento (ROI) possível. Com uma estratégia de SEO inteligente e competitiva, você pode esperar um ROI impressionante.

Por que?

Quando se trata de mecanismos de pesquisa, eles oferecem uma taxa de fechamento de quase 15% para novos leads.

Isso não parece muito, mas quando você compara com o marketing tradicional – que é menos de 2% – é uma enorme vantagem do SEO. Isso significa que você pode aumentar sua taxa de conversão de leads em quase 13%.

Para colocar isso em perspectiva, imagine que seu lead médio vale cerca de US$ 800 e que você contrata cerca de 20 novos leads por mês.

Com marketing digital e SEO, você assinará 23 novos leads por mês – o que se traduz em US$ 2.400 adicionais por mês, o que significa US$ 28.000 em receita adicional por ano. Para muitas empresas, esse aumento de receita é um dos maiores benefícios do SEO.

Essa receita adicional de pesquisa, entretanto, depende do SEO. Se o seu site estiver classificado na parte inferior dos resultados de pesquisa na página dois, três ou quatro, os usuários não encontrarão sua empresa. Eles ficarão na primeira página de resultados, o que significa que você não gerará leads do Google ou de qualquer outro mecanismo de pesquisa. Isso também significa que você também não verá aquela receita adicional de US$ 28.000.

Benefício de SEO nº 2: SEO aumenta sua credibilidade

Um dos melhores benefícios do SEO (e o mais esquecido) é como ele melhora sua credibilidade entre os consumidores. A classificação na primeira página dos resultados de pesquisa indica aos usuários que o Google – ou outro mecanismo de pesquisa, como o Bing – confia no seu site.

Essa é uma das razões pelas quais 75% dos usuários permanecem na primeira página dos resultados de pesquisa. Eles confiam nos mecanismos de pesquisa para filtrar os resultados, eliminando sites com spam.

O Google, assim como outros mecanismos de busca, entendem isso, e é por isso que usam sinais on-page e off-page para classificar sites. Esses sinais, que podem variar desde o conteúdo que você cria até a velocidade do seu site , demonstram que seu site é seguro e confiável.

Eles também enfatizam que sua página da web responde à pergunta do usuário , como “como limpar uma unidade interna de AC”. Outra maneira pela qual o SEO pode aumentar sua credibilidade? Otimizando sua ficha do Google Meu Negócio. Essa listagem, que aparece em pesquisas locais e específicas para sua empresa, fornece aos usuários detalhes sobre sua empresa.

Também pode apresentar comentários de usuários do Google. Essas avaliações são essenciais para construir credibilidade e impulsionar as vendas. Os compradores confiam muito nas avaliações, e é por isso que 80% dos consumidores afirmam que as avaliações online mudaram de ideia sobre a compra de um produto. Isso é imenso e, com o SEO, você pode maximizar o impacto das avaliações da sua empresa.

Benefício de SEO nº 3: SEO direciona tráfego de alta qualidade para seu site

Quando se trata da importância do SEO, sua capacidade de direcionar tráfego de alta qualidade para o seu site é um grande benefício.

O SEO também ajuda você a obter mais tráfego de alta qualidade para seu site. Ao contrário do marketing tradicional , o marketing digital oferece ferramentas hiper-direcionadas.

Em vez de pagar por um outdoor e esperar que seu público-alvo o veja, você sabe que eles verão seu site nos resultados de pesquisa.

Além disso, você está alcançando seu público-alvo no horário nobre. Eles estão procurando por você – não dirigindo para o trabalho ou assistindo TV – o que significa que você tem toda a atenção deles.

Isso também significa que é mais provável que eles ajam de acordo com suas frases de chamariz (CTAs) , seja um convite para ligar para sua equipe ou curtir sua página no Facebook . Essa diferença na intenção do usuário é um dos motivos pelos quais 89% dos profissionais de marketing afirmam ter uma estratégia bem-sucedida graças aos benefícios do SEO.

Benefício de SEO nº 4: SEO mede seu sucesso com números reais

É fundamental compreender o impacto do seu investimento , seja ele em publicidade ou marketing. É por isso que é uma grande vantagem não apenas do marketing digital, mas também do SEO, poder monitorar o sucesso de suas estratégias.

A melhor parte é que você pode acessar suas análises de marketing digital em tempo real. Com o Google Analytics , bem como outras ferramentas de análise da web , é fácil avaliar o desempenho de suas estratégias de SEO .

Algumas métricas a serem monitoradas incluem o tráfego do seu site, taxa de rejeição, conversões e tempo no site. Softwares de marketing, como MarketingCloudFX , podem facilitar o monitoramento de sua estratégia de SEO.

Ele também pode medir o ROI de seu marketing digital, bem como fornecer insights práticos sobre sua campanha – o que aprimora sua abordagem de SEO.

Benefício de SEO nº 5: SEO promove sua empresa o dia todo, todos os dias

Dependendo do seu negócio, você pode oferecer atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se os consumidores não conseguem encontrar seu site de comércio eletrônico on-line, isso não ajuda.

É aí que entra outro benefício importante do SEO: ele pode promover seu negócio 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso é fundamental, especialmente quando você considera que o Google processa mais de 60 mil pesquisas por segundo . Também reforça a capacidade do marketing digital de se conectar com os usuários nos seus termos.

Você não está tentando alcançar os consumidores com um outdoor que eles veem quando saem da cidade no fim de semana – você os está alcançando quando estão procurando por você. Isso aumenta o valor do seu site para os usuários, pois você fornece uma resposta para os problemas deles.

Dessa perspectiva, o benefício do SEO é que você promove sua empresa aos consumidores, mas de uma forma não promocional.

Benefício de SEO nº 6: o SEO visa todas as fases do seu funil de compra

A ascensão do marketing de conteúdo torna o SEO ainda mais valioso para as empresas. Com o marketing de conteúdo, que inclui uma variedade de tipos de conteúdo, de infográficos a guias e postagens em blogs , você se conecta com os consumidores em todas as etapas do funil de marketing .

Embora os usuários que leem o conteúdo do topo do funil (TOFU) ou do meio do funil (MOFU) , como uma postagem de blog sobre os custos de uma unidade de CA, não convertam imediatamente, eles o farão eventualmente.

É por isso que o marketing de conteúdo – que depende de SEO – obtém 54% mais leads do que o marketing tradicional. A melhor parte é que os consumidores adoram essa abordagem.

Mais de 60% dos consumidores preferem empresas que criem conteúdo original para eles, o que também pode ajudar a construir o reconhecimento da marca e a fidelidade ao seu negócio. Este benefício da otimização de mecanismos de pesquisa é vantajoso para os consumidores e também para as empresas.

Benefício de SEO nº 7: SEO aumenta o conhecimento da marca entre compradores de alto valor

O que vem a seguir em nossa lista de benefícios do SEO? Um melhor nível de reconhecimento da marca entre seus compradores mais valiosos. À medida que os consumidores avançam no funil de compra, eles realizam diversas pesquisas diferentes.

Se a sua empresa continuar a aparecer nos resultados de pesquisa, isso aumentará o reconhecimento da marca para o seu negócio. Melhor ainda, aumenta a confiança deles na sua empresa.

Com sua estratégia de marketing de conteúdo e SEO, você demonstra aos consumidores que é mais do que um fornecedor de produtos ou serviços. Você também é um recurso valioso para obter informações do setor, o que aumenta seu valor para o público. Se você investir em marketing de vídeo , também poderá potencializar seus esforços de reconhecimento de marca.

Por que? Quando os usuários assistem a um vídeo, a associação de sua marca aumenta quase 140 por cento – no entanto, para garantir que os usuários vejam seus vídeos, você precisa otimizá-los para pesquisa. Com SEO, você pode fazer isso.

Portanto, quando se trata de benefícios de SEO, você não vai querer ignorar este.

Benefício de SEO nº 8: SEO gera mais leads, vendas e participação de mercado para sua empresa

Um dos benefícios mais mencionados do SEO é o aumento de vendas, leads e participação de mercado que as empresas veem, o que também é uma vantagem da parceria com um dos melhores provedores de serviços de SEO .

Essa vantagem também é algo que você percebe em suas operações diárias. Você vê os compradores entrando em sua loja ou os pedidos de produtos saindo de seu armazém. Esses aumentos acontecem devido à sua classificação nos resultados de pesquisa.

Ao aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa para palavras-chave de alto valor usadas pelo seu público-alvo, você ganha cliques e visitas dos consumidores mais importantes para você.

Para colocar em perspectiva o valor da classificação na primeira página, considere que a primeira listagem nos resultados de pesquisa obtém 33% de todo o tráfego de pesquisa . Se você segmentar a palavra-chave “instalação de ar condicionado central”, que tem um volume de pesquisa de 1.300 por mês, você ganhará mais de 400 visitas por mês.

Nem todas essas visitas resultarão em vendas, mas você pode confiar que algumas sim.

Benefício de SEO nº 9: SEO maximiza o sucesso de suas campanhas PPC

Se você estiver incorporando o marketing digital em sua estratégia de negócios, é provável que em algum momento invista em publicidade PPC . Embora o PPC seja uma estratégia paga e o SEO uma estratégia não paga, eles funcionam bem juntos – e é por isso que você deve pensar em fazer uma parceria entre os dois. Mas como o SEO ajuda suas campanhas de PPC?

Primeiro, com SEO e PPC, você está reforçando sua presença nos motores de busca. Seu site não apenas aparece no topo dos resultados de pesquisa paga , mas também dos orgânicos.

Isso oferece aos usuários duas oportunidades de visitar seu site, além de enfatizar sua marca. Outra vantagem do SEO é que você pode aplicar seus dados de SEO às suas campanhas PPC.

Uma página da web que gera conversões, por exemplo, pode aumentar de valor se você incorporá-la em sua campanha PPC. Melhor ainda, essa página de destino pode ter como alvo uma palavra-chave com um baixo custo por clique (CPC) .

Benefício de SEO nº 10: SEO ajuda você a superar seus concorrentes mais difíceis

Quando se trata da importância do SEO, sua capacidade de ajudá-lo a superar seus maiores concorrentes é uma grande vantagem.

Com 80% dos usuários confiando na Internet para pesquisar a compra de um produto, espere que seus concorrentes invistam em SEO, bem como em outras estratégias de marketing digital.

É por isso que, se você pular o SEO, poderá esperar que suas vendas e sua participação geral no mercado diminuam. Quando os usuários pesquisam consultas relacionadas aos seus serviços ou setor, seu site não aparecerá – e se aparecer, provavelmente será classificado na segunda, terceira ou quarta página.

No entanto , apenas 25% dos usuários passam da primeira página dos resultados de pesquisa, o que reduz seus lucros e leads potenciais. É por isso que, se você quer competir com seus concorrentes, o SEO é essencial. Invista em SEO, bem como desenvolva uma estratégia inteligente, e você poderá superar seus concorrentes mais difíceis.

Mesmo que as empresas do seu setor não usem SEO, será uma grande vantagem para sua empresa se você for o primeiro.

Benefício de SEO nº 11: SEO torna sua estratégia de marketing digital mais forte

Se você está investindo em marketing digital, o SEO provavelmente faz parte da sua estratégia. No entanto, fortalece sua campanha geral de várias maneiras. Além disso, aprimora focos adicionais de marketing digital, como marketing de conteúdo , marketing de vídeo e marketing de mídia social .

Ao construir uma estratégia de marketing digital abrangente e durável , você está aumentando sua competitividade no mercado online. Isso pode servir como uma vantagem significativa ao competir em um mercado difícil ou contra concorrentes com mais recursos que a sua empresa.

Além disso, uma estratégia de marketing digital mais forte significa um ROI maior. Com um melhor retorno dos seus esforços de marketing digital, você pode reinvestir no sucesso da sua empresa. Quer decida melhorar sua estratégia de SEO, expandir sua equipe interna ou aumentar os recursos de sua empresa, você pode usar esses fundos para tornar seu negócio ainda melhor para os consumidores.

Benefício de SEO nº 12: SEO atinge todos os membros do seu público-alvo

Um dos principais benefícios do SEO é que ele não apenas atinge o público em todas as etapas do funil de compra, mas também se conecta a todos os tipos de público-alvo . Dependendo da sua empresa, você pode ter alguns públicos-alvo diferentes.

Se você é uma empresa de jardinagem, por exemplo, pode oferecer serviços comerciais e residenciais. Esses serviços abrangem dois públicos distintos – proprietários de residências e empresários. Embora ambos os públicos queiram serviços de cuidado de gramados, sua jornada pelo funil de compra provavelmente é diferente.

Por exemplo, o proprietário de uma empresa provavelmente tem um conjunto de perguntas diferente do proprietário de uma casa quando se trata de cuidados e serviços de jardinagem. O proprietário de uma empresa pode até querer um conjunto de serviços não disponíveis para os proprietários, como a manutenção de um lago de tamanho considerável.

Com o SEO, você pode alcançar cada um desses públicos segmentando palavras-chave específicas para suas intenções. Um exemplo rápido é a criação de uma página de serviço direcionada à palavra-chave “serviços de paisagismo comercial” e outra página de serviço para a palavra-chave “serviços de paisagismo residencial”.

Benefício de SEO nº 13: SEO diminui seus custos de publicidade

O SEO também beneficia o seu negócio, reduzindo os custos de publicidade – e até mesmo as despesas de marketing. Com uma estratégia de SEO bem planejada, sua empresa pode se classificar na primeira página dos resultados de pesquisa para palavras-chave de alto valor.

Isso oferece à sua empresa a opção de diminuir seus gastos com publicidade, bem como reinvesti-los em outro lugar. Por exemplo, em vez de executar cinco campanhas PPC, você pode optar por executar duas e depois usar suas economias para expandir sua estratégia de marketing de conteúdo.

O SEO pode diminuir não apenas seus gastos com publicidade digital, mas também seus custos com publicidade tradicional . Muitas empresas descobrem, muitas vezes no primeiro ano de investimento em SEO, que é mais econômico do que a publicidade e o marketing tradicionais. Além disso, oferece resultados ainda melhores.

Benefício de SEO nº 14: SEO aumenta seus esforços de marketing local

Mesmo se você for uma empresa local que depende de transações offline, o SEO beneficia sua empresa. À medida que mais consumidores se tornam proprietários de smartphones, a popularidade da pesquisa local aumenta.

O valor da pesquisa local também é imenso, pois 80% das pesquisas locais são convertidas , o que significa mais negócios para sua loja. Se você não está investindo em SEO local , você está se excluindo dos compradores que estão prontos para comprar.

Para seus concorrentes, isso torna mais fácil ganhar participação de mercado, bem como construir sua popularidade na área. Não torne isso tão fácil para eles. Em vez disso, dê ao seu negócio uma vantagem competitiva com SEO local.

Benefício de SEO nº 15: SEO impulsiona seu sucesso a longo prazo

Ao contrário de muitos esforços de marketing tradicionais, o SEO é uma estratégia contínua . Isso significa que sua empresa continua a ver os benefícios do SEO, anos depois de você ter investido nele – para ver esses resultados, no entanto, é fundamental ver o SEO como um investimento de longo prazo.

Isso significa que é algo em que sua empresa investe todos os anos. Para manter suas classificações, bem como evoluir com atualizações de algoritmos de pesquisa e hábitos de pesquisa dos usuários, você continua incluindo SEO em seu orçamento de marketing.

Ao assumir um compromisso de longo prazo com o SEO, bem como com o marketing digital, você está maximizando seu ROI. Melhor ainda, você está aproveitando os benefícios do SEO. Isso pode significar reconhecimento de marca ainda melhor, direcionamento de público, geração de leads e muito mais.

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