3 principais avanços da IA generativa que impactarão as compras em 2025

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A segunda geração das IAs generativas pode transformar consideravelmente o setor de compras, segundo pesquisa do Gartner. O estudo, realizado com 258 participantes globais, mostra que 72% dos CPOs têm priorizado a integração de suas estratégias operacionais com a IA generativa. Os maiores investimentos estão nos avanços relacionados ao raciocínio agente, à multimodalidade e aos agentes de IA.

Segundo Ryan Polk, analista diretor sênior do Gartner, é importante que as empresas que ainda não estão atentas a essas mudanças comecem a se preparar. “Líderes de compras que construírem sua base agora, com foco em qualidade de dados, privacidade e gestão de riscos, têm o potencial de alcançar novos níveis de produtividade e valor estratégico com a tecnologia.”

O raciocínio agente, por exemplo, imita a cognição humana, analisando cenários complexos e auxiliando no processo de tomada de decisões de forma mais informada, precisa e veloz. Já a multimodalidade é uma funcionalidade da IA generativa que processa, integra e analisa diversas formas de dados, como texto, imagens e áudio, gerando insights mais completos e estratégias mais bem fundamentadas para o usuário.

A grande aposta das empresas para o ano que vem, no entanto, está nos agentes de inteligência artificial. Essa inovação traz sistemas autônomos que podem realizar tarefas e tomar decisões em nome de operadores humanos. No caso das compras, será possível automatizar tarefas e atividades operacionais, permitindo que os gestores se concentrem em questões mais estratégicas, no relacionamento com stakeholders e na resolução de casos excepcionais.

Leia também: Humanos sintéticos, agentes, IA e outros: 5 tendências da Globant para 2025

Para que essas ações sejam implementadas de forma ágil, segura e otimizada, a pesquisa do Gartner recomenda três iniciativas aos CPOs: o reforço da governança de dados, o desenvolvimento e a incorporação de padrões de privacidade nos contratos, e o aumento do limite de compras.

Segundo a empresa, como os modelos de IA exigem grandes volumes de dados para treinamento, incluindo informações sobre processos de compras e métricas básicas de desempenho, é importante assegurar que essas informações sejam coletadas, analisadas e mantidas em formato estruturado, garantindo a qualidade do processamento da IA generativa.

O Gartner também recomenda que as empresas incorporem proteções organizacionais, implementando políticas de direitos de dados e padrões de privacidade. Para isso, é fundamental que os executivos compreendam os parâmetros de privacidade da LGPD e os riscos jurídicos associados ao vazamento dessas informações.

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