A febre dos SUVs não é exclusividade do Brasil. No mundo inteiro, os utilitários esportivos têm acumulado um número cada vez maior de fãs. Na hora da escolha, muitos olham apenas para os pontos positivos, mas também é preciso conhecer os contras a essa categoria de veículos e a inteligência artificial pode ajudar nesse momento.
VEJA TAMBÉM
Motivos para não comprar um SUV
Confira 5 motivos para não comprar um SUV segundo o ChatGPT.
Preço elevado
SUVs geralmente têm preços mais altos em relação a carros compactos ou sedãs. No Brasil, os impostos, a alta carga tributária sobre veículos e a inflação do mercado automotivo fazem com que os preços subam ainda mais.
Alto custo de combustível
Com os preços de combustíveis flutuando constantemente no Brasil, SUVs, que costumam ser mais beberrões, podem se tornar pesados para o bolso, já que muitos modelos não possuem alta eficiência energética.
Impostos e taxas maiores
No Brasil, SUVs têm maior valor de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), pois o cálculo é baseado no preço do carro. Além disso, o seguro pode ser mais caro devido ao valor mais elevado do veículo e seu perfil de risco.
Dificuldade em vias urbanas
Em muitas cidades brasileiras, as ruas são estreitas, mal sinalizadas ou esburacadas. SUVs, por serem maiores, enfrentam mais dificuldade para estacionar, além de não terem a mesma agilidade em tráfego urbano pesado.
Custo elevado de manutenção nos SUVs
SUVs têm peças maiores e mais caras, o que eleva o preço das manutenções. Além disso, a disponibilidade de peças pode ser um problema em regiões mais distantes dos grandes centros urbanos, tornando o conserto mais demorado e oneroso.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts: