Em um setor em constante evolução como o do marketing, é uma boa prática manter-se atualizado com as últimas tendências, ideias mais recentes e práticas recomendadas atuais. As empresas business-to-business (B2B) se beneficiam do aprendizado de novas ideias de marketing para se manterem à frente da concorrência.
Se você deseja permanecer na vanguarda das ideias de campanhas de marketing B2B, você está no lugar certo! Aprenda neste artigo as 6 melhores ideias (e exemplos) de marketing B2B para adotar este ano.
Você sabia que 76% das organizações B2B possuem um plano de marketing formal? Continue lendo, pois esta postagem do blog compartilhará com você algumas ideias de marketing B2B em 2023, para que você fique à frente da concorrência.
O que é marketing B2B?
Antes de analisarmos as ideias de campanhas de marketing B2B que você pode implementar em 2023, vamos definir o que é marketing B2B.
O marketing B2B é a promoção de um produto ou serviço para outra empresa. Integra diversas estratégias para comercializar produtos e serviços B2B para o seu público. Alguns dos canais digitais que as empresas B2B podem usar para seus esforços de marketing são:
6 ideias de marketing B2B em 2023 que você pode experimentar
Agora que sabemos o que é marketing B2B e os canais que as empresas B2B podem usar, vamos ver as ideias de marketing que você pode experimentar em 2023:
- Use uma abordagem business-to-consumer (B2C)
- Considere o ciclo de compra B2B
- Use dados próprios
- Crie páginas de destino otimizadas para SEO para consultas no topo e no meio do funil
- Use o poder da personalização do site
- Execute campanhas de incentivo por e-mail
Vamos examinar cada um:
1. Use uma abordagem B2C
Hoje, mais e mais compradores B2B estão empregando seus hábitos de consumo em casa para suas compras B2B. Na verdade, 80% dos compradores B2B agora espere uma experiência semelhante ao B2C, tornando o marketing B2B um espaço mais desafiador.
Para se destacarem, as empresas B2B precisam empregar táticas como marketing de conteúdo, personalização de e-mail e até mesmo marketing em mídias sociais. As estatísticas mostram que 75% dos consumidores B2B acessam as redes sociais para pesquisar antes de tomar uma decisão de compra.
2. Considere o ciclo de compra B2B
O B2B tem um ciclo de compra mais longo que o B2C. Como mais pessoas estão envolvidas no ciclo de compra B2B, a tomada de decisões pode levar tempo.
Certifique-se de que sua estratégia de marketing de conteúdo ajude os consumidores e tomadores de decisão B2B em todas as fases do funil de compra:
- Pesquisa ou topo do funil (TOFU)
- Consideração ou meio do funil (MOFU)
- Decisão ou fundo do funil (BOFU)
Por exemplo, digamos que você seja um provedor de software como serviço. Para a fase de pesquisa, você pode publicar conteúdo de blog útil para o seu público sobre como usar o seu software. Comunique com eficácia dados de suporte focados no retorno do investimento (ROI) e no crescimento da receita de seus clientes.
Os clientes em potencial no estágio de consideração estão pensando se precisam comprar software ou investir em serviços para resolver seus problemas. Você pode publicar postagens de blog ou artigos explicando os benefícios de seus produtos e serviços, para poder conduzi-los ainda mais no funil.
Finalmente, na fase de decisão, os clientes em potencial decidem que desejam adquirir um produto ou serviço. Na etapa BOFU, procuram a melhor empresa para trabalhar.
Você pode criar páginas de produtos e serviços detalhando seus pacotes. Avaliações e depoimentos também são ótimos conteúdos do BOFU para incentivar a conversão dos clientes em potencial!
3. Use dados próprios
Os dados próprios, as informações que você coleta de seus clientes, oferecem ótimos insights sobre seu público. Maximize esses dados para que você possa:
Você pode coletar dados próprios de várias maneiras. O Google Analytics é uma excelente ferramenta que permite saber mais sobre os dados demográficos do seu público. MarketingCloudFX é uma ferramenta poderosa que permite coletar dados de intenções B2B, gerenciar seus leads de várias fontes e alimentá-los.
Formulários de contato, pesquisas e inscrições em boletins eletrônicos em seu site são ótimas maneiras de coletar dados e informações de contato dos visitantes do site. Você também pode coletar dados próprios por meio de campanhas de geração de leads PPC.
Por exemplo, digamos que você atue no ramo de aluguel de equipamentos pesados. Você pode executar campanhas de geração de leads PPC nas redes sociais e no Google Display. Você pode redirecionar os usuários que compartilharam seus contatos e outras informações por meio de email marketing.
4. Crie páginas de destino otimizadas para SEO para consultas no topo e no meio do funil
As empresas geralmente priorizam e otimizam landing pages que estão nas buscas do BOFU. É compreensível porque essas páginas impulsionam as vendas.
Para o marketing B2B, entretanto, a criação de páginas de destino amigáveis ao SEO para consultas de pesquisa TOFU e MOFU também é importante. Por que? Os consumidores B2B pesquisam muito antes de selecionar produtos e serviços.
Crie e otimize páginas para pesquisas informativas ou TOFU e MOFU para que os clientes B2B possam descobrir sua empresa, aprender sobre sua experiência e confiar em sua marca.
Você já pesquisou um artigo ou vídeo de instruções relacionado ao trabalho que você realiza? Digamos que você pesquisou “como gerenciar a fadiga na indústria de manufatura”. Uma postagem no blog de uma empresa de gerenciamento de força de trabalho deve ser classificada em sua pesquisa e será o início de sua familiaridade com esse negócio.
5. Use o poder da personalização do site
A personalização é uma peça crítica dos esforços de marketing. Outras empresas estão se conectando – e tentando converter – seu público. É mais importante do que nunca se destacar, proporcionando uma experiência personalizada aos seus clientes potenciais.
Por exemplo, digamos que você atue no ramo de aluguel de equipamentos industriais. Usando dados próprios por meio de análises, você pode identificar a localização de um visitante do site, que ele também pode confirmar. Seu site pode mostrar uma lista de equipamentos industriais disponíveis para aluguel na cidade.
Ao ter conteúdo dinâmico em seu site, seu público pode ter uma experiência perfeita, encontrar facilmente o que precisa e, por fim, converter.
6. Execute campanhas de incentivo por e-mail
Uma das estratégias de marketing B2B mais populares, o marketing por e-mail tem um ROI de R$ 4 para cada R$ 1 investido. Torne seus esforços de marketing por e-mail ainda mais poderosos executando campanhas de incentivo baseadas em comportamento.
As campanhas de incentivo por e-mail fornecem conteúdo personalizado, ajudando você a aumentar suas taxas de cliques em cerca de 14%. Use programas de gerenciamento de e-mail marketing como EmailMarketingMP para personalizar e monitorar suas campanhas de incentivo.
MidiaPro é especializada no sucesso de clientes B2B.
A Wheeler Machinery Co. obteve um tempo médio 82% maior no site após fazer parceria com a MidiaPro para SEO, CRO, web design e desenvolvimento e serviços de conteúdo de sites.
Veja o estudo de caso
Animado para experimentar algumas ideias de marketing B2B em 2023?
Se você está pronto para começar a planejar essas ideias de marketing digital B2B, mas deseja ajuda, a MidiaPro é uma agência que você pode entrar em contato. Nossa equipe de especialistas em marketing digital gerou mais de R$ 3 Milhões em receitas para nossos clientes.
Aproveite para aprimorar seus conhecimentos com os artigos a seguir
Leads de vendas B2B: 7 dicas para gerar mais deles
5 ideias de marketing por e-mail B2B que convertem (+ exemplos!)
Estratégias de marketing B2B: como criar uma + 9 táticas principais