Robert é dono de um negócio em sua comunidade local que atrai visitantes de longe e de perto. As pessoas adoram seus produtos, então ele decide abrir uma loja online para permitir que mais pessoas comprem dele. Depois de criar e lançar sua loja, no entanto, ele não vê muitas vendas.
O que Robert está esquecendo? Um plano de marketing. Sem um plano de marketing de loja online, as pessoas não conseguem encontrar sua loja online.
O marketing de loja online pode ajudar você a ganhar mais leads e vendas
Você precisa promover sua loja on-line para que mais pessoas descubram seus produtos e os comprem.
Não sabe como começar? Você veio à página certa! Nesta página, forneceremos sete ideias de marketing de loja online para ajudar você a começar!
1. O design do seu site de loja virtual é importante
O primeiro item da nossa lista de ideias de marketing para lojas online é investir no design do seu site. Seu site é o coração dos seus esforços de marketing online. Independentemente dos métodos de marketing que você usa, você direcionará leads para seu site para que eles comprem seus produtos.
Você precisa criar uma impressão positiva com seu público, então você deve investir no design do seu site. Existem alguns componentes-chave que você precisa para ter um design de primeira linha:
Um estilo que reflete sua marca
Você sabia que 94% das primeiras impressões estão relacionadas ao web design? Seu público julga seu negócio com base em como você projeta seu site, então construir um site com um design bonito é essencial.
Você quer escolher um estilo que reflita sua marca, para que seu público construa um melhor reconhecimento da marca. Quando eles se lembram de sua marca, é mais provável que escolham você quando chegar a hora de converter. Escolha um estilo e esquema de cores que combinem com a estética do seu negócio.
Então, por exemplo, se você possui uma loja de marca de luxo, você pode optar por um design limpo e elegante com um esquema de cores preto e branco, como o da Chanel.
Consistência
Para ter um bom design de site, você precisa ter certeza de que o design do seu site é consistente. Você quer que seu público sinta que está no mesmo site, independentemente da página que navega.
Embora suas páginas possam ter formatos diferentes, todas elas devem ter o mesmo estilo. A melhor maneira de garantir consistência é criar um guia de estilo. Um guia de estilo define diretrizes para projetar cada página em seu site, o que garante que, não importa quem trabalhe em seu site, você tenha um design consistente.
Design otimizado para dispositivos móveis
As pessoas navegarão no seu site em vários dispositivos, então você precisa garantir que seu site tenha uma boa aparência em todos os dispositivos.
Você precisa integrar design responsivo, que permite que seu site se adapte a qualquer dispositivo que um usuário use. Ele permite que você entregue a melhor experiência para seu público.
Tempo de carregamento rápido
Usuários odeiam esperar por páginas de carregamento lento. Se seu site demorar muito para carregar, os usuários sairão do seu site.
Seu público espera que seu site carregue em dois segundos. Para melhorar o tempo de carregamento do site, use Informações do Google PageSpeed para ver o tempo de carregamento atual do seu site e obter sugestões de como melhorá-lo. Se você não tem experiência com otimização do backend do seu site, pode investir em serviços de velocidade de página de uma agência de marketing digital como a MidiaPro.
2. Anuncie sua loja online nas redes sociais
Se você quer saber como promover sua loja online, comece anunciando sua loja através de mídias sociais. Anúncios em mídias sociais são uma excelente maneira de você colocar seu negócio na frente das pessoas mais interessadas em seus produtos. Você pode anunciar em várias plataformas, incluindo:
Os anúncios de mídia social oferecem segmentação avançada, o que significa que você pode refinar seu público-alvo para atingir os leads mais qualificados. Você pode segmentar leads com base em dados demográficos, hábitos de compra e muito mais. Ao criar anúncios de mídia social para comercializar sua loja online, use visuais de alta qualidade.
Não importa se você usa fotos ou vídeos, certifique-se de que eles sejam claros e de alta qualidade. Se você usar imagens granuladas ou esticadas, as pessoas não clicarão em seus anúncios. Além disso, tenha uma chamada para ação (CTA) apropriada ao configurar seus anúncios.
Se você quer que as pessoas comprem seus produtos (e você está segmentando pessoas no fundo do funil), usar um CTA como “Compre agora” é melhor do que um CTA como “Saiba mais”.
3. Use o marketing por e-mail para promover sua loja online para leads qualificados
Quando você aprende a comercializar sua loja online, você aprende o valor de usar o marketing por e-mail como uma ferramenta para promover seu negócio. Essa estratégia tem um retorno sobre o investimento (ROI) de $ 44 para cada $ 1 gasto. O marketing por e-mail permite que você envie o conteúdo diretamente para seu público.
Para começar com marketing por e-mail, você precisa de uma lista de assinantes. Você pode obter assinantes pedindo que as pessoas se inscrevam em seu local físico (se você tiver um), adicionando uma barra de inscrição de e-mail ao seu cabeçalho ou rodapé, ou integrando pop-ups de inscrição de e-mail em suas páginas. Depois de ter uma lista de assinantes, você vai querer segmentá-los em grupos relevantes.
Nem todos os interessados no seu negócio terão os mesmos interesses, então segmentar seu público ajudará você a entregar conteúdo de e-mail personalizado para os interesses do assinante. Você pode enviar ao seu público dezenas de tipos de e-mail, de boletins informativos a promoções e lançamentos de produtos. Ao enviar esse conteúdo personalizado, você pode aumentar o engajamento personalizando seus e-mails.
Algo tão simples quanto adicionar o nome do assinante na linha de assunto pode ajudar muito a impulsionar o engajamento. No geral, o e-mail é um ótimo meio que permite que você promova sua loja online diretamente para pessoas que já têm interesse em seu negócio, o que pode ajudar a empurrá-las em direção à conversão. Considerando que o marketing por e-mail gera 50% mais vendas do que outros métodos de geração de leads, você não quer negligenciar essa estratégia da sua lista.
4. Facilite a localização da sua loja virtual com otimizações de SEO
Os serviços de SEO são uma das ideias mais cruciais de marketing de loja online. Usuários pesquisam no Google por produtos como o seu todos os dias. Se você quer que esses usuários encontrem sua empresa nos resultados de pesquisa, SEO é uma estratégia crítica para ajudar você a atingir esse objetivo.
Se você quer que sua empresa seja bem classificada nos resultados de pesquisa, comece escolhendo as palavras-chave certas.
Palavras-chave acionam seu site para aparecer nos resultados de pesquisa. Para encontrar palavras-chave relevantes, conduza uma pesquisa de palavras-chave. Você pode usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como Planejador de palavras-chave do Google para encontrar termos de pesquisa para seu site segmentar.
Ao pesquisar palavras-chave, concentre-se em palavras-chave de cauda longa, que contêm três ou mais palavras. Palavras-chave de cauda longa são melhores para seu site porque têm uma intenção de pesquisa mais específica, o que indica que as pessoas que pesquisam esses termos sabem o que querem. Quando encontrar suas palavras-chave de cauda longa, você as integrará em toda a sua página para ajudar na classificação.
Não incorpore muito suas palavras-chave, pois isso levará ao preenchimento de palavras-chave e impactará negativamente sua classificação. Além de selecionar palavras-chave, há algumas outras práticas recomendadas que você desejará seguir para ajudar seu site a classificar nos resultados de pesquisa:
5. Ofereça promoções especiais para incentivar as pessoas a comprar
Ao comercializar uma loja online, você precisa desenvolver maneiras de fazer com que as pessoas notem sua loja e se interessem por seus produtos. Uma ótima maneira de fazer isso é oferecer promoções especiais. Promoções especiais ou cupons podem levar as pessoas a conferir seu negócio e pedir seus produtos.
Se você oferece um desconto exclusivo ou um preço especial em um produto, isso pode fazer com que as pessoas comprem. Você pode oferecer essas promoções especiais por meio de seus e-mails ou plataformas de mídia social. Esses canais são ótimos para divulgar suas ofertas para as pessoas mais interessadas em seus produtos.
Ao criar sua promoção, tente adicionar um senso de urgência. Faça uma oferta por tempo limitado e adicione uma data de expiração. Quando for mais urgente, seu público tem mais probabilidade de agir.
6. Use publicidade paga por clique (PPC) para aumentar as vendas
A publicidade paga por clique (PPC) é parte integrante do marketing de loja online. Esses anúncios pagos aparecem no topo dos resultados de pesquisa do Google. Esse posicionamento proeminente permite que as empresas ganhem mais cliques e conversões.
Assim como SEO, a chave para uma campanha de PPC de e-commerce de alto nível envolve escolher as palavras-chave certas. Suas palavras-chave determinam quando seu anúncio aparece. Você vai querer selecionar palavras-chave de cauda longa para essa estratégia também.
Palavras-chave de cauda longa custam menos porque são mais específicas, então têm menos concorrência. Além disso, as pessoas que pesquisam por palavras-chave de cauda longa sabem o que querem, e é por isso que sua pesquisa é tão detalhada. Por exemplo, se você veiculou um anúncio para a palavra-chave “garrafa de água”, você pode ou não se encaixar na intenção de pesquisa do usuário — é difícil determinar porque a palavra-chave não é específica.
Por outro lado, se você executar um anúncio que tenha como alvo a palavra-chave, “garrafa de água rosa com isolamento térmico”, e alguém pesquisar esse termo, você sabe que essa pessoa provavelmente está interessada no seu produto. Depois de selecionar suas palavras-chave, você dará um lance para sua colocação. Você definirá seu lance máximo, que é o máximo que você pagará quando alguém clicar em seu anúncio.
Seu lance máximo e pontuação de qualidade determinam onde seu anúncio é classificado na página. Após escolher seu lance e enviar seu texto de anúncio, você lançará sua campanha, receberá seu posicionamento e começará a direcionar leads para sua página.
Dica bônus: Leve sua campanha PPC um passo adiante ao executar anúncios do Google Shopping! Esses anúncios aparecem no topo dos resultados de pesquisa com uma foto do seu produto, o que pode atrair compradores a escolher seu item!
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7. Otimize as listagens de produtos com imagens de alta qualidade
Você já ouviu alguém dizer: “Essas coisas se vendem sozinhas!” sobre um produto? Em alguns casos, é verdade! É por isso que ter uma listagem de produtos otimizada está na nossa lista de ideias de marketing de loja online.
Otimizar suas listagens de produtos com fotos pode ajudar muito a ganhar mais vendas. O ponto crucial a lembrar sobre vender online é que as pessoas não podem ver ou tocar fisicamente seu produto. Você precisa vendê-las por meio das fotos que você posta em suas listagens de produtos.
Você deve usar imagens de alta qualidade para que seu público possa dar uma boa olhada em seus produtos. Imagens de alta qualidade permitem que eles vejam cada detalhe do seu produto e comercializem seus produtos melhor. Então, por exemplo, confira esta listagem de produtos da Adidas para seus shorts de golfe.
Ao olhar a listagem, você pode ver inúmeras imagens de alta qualidade da listagem do produto. A Adidas também permite que você amplie cada foto para ver os detalhes, como o estilo do botão. Adicionar recursos visuais de alta qualidade, como fotos, vídeos e fotos interativas em 360 graus, pode ajudar você a comercializar melhor seus produtos e, como resultado, gerar mais vendas.
Agora que você sabe como promover sua loja virtual, pode começar a usar essas táticas para alcançar mais pessoas que queiram comprar seus produtos.
Se você não tem certeza de como começar a implementar essas táticas para marketing de loja online, a MidiaPro pode ajudar. Somos uma empresa de marketing digital de serviço completo que tem uma equipe de especialistas prontos para ajudar a gerar resultados positivos para o seu negócio — geramos mais de US$ 10 bilhões em vendas e gerenciamos mais de 14,9 milhões de transações para nossos clientes nos últimos cinco anos. Pronto para colocar essas ideias de marketing de loja online para funcionar?
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