9 maneiras de alcançar seus clientes com e-mail marketing

email marketing com midiapro

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O marketing por e-mail é uma das melhores estratégias disponíveis para divulgar sua empresa – o custo é baixo e o retorno é alto. O marketing por e-mail é conhecido por seu ROI astronômico, que é de R$ 150 de lucro para cada R$ 5 gastos.

Mas como você pode aproveitar ao máximo sua campanha de e-mail marketing? Como você pode se destacar na caixa de entrada e fazer algo completamente diferente da concorrência?

Com uma equipe de especialistas, a MidiaPro pode oferecer à sua empresa a orientação necessária para executar uma campanha de marketing por e-mail bem-sucedida e valiosa. 

Você pode entrar em contato conosco on-line para obter ajuda para começar hoje mesmo!

Também compilamos algumas de nossas ideias de marketing favoritas que ajudarão você a criar e-mails exclusivos para gerar conversões e aumentar o número de clientes.

Falaremos sobre algumas das razões pelas quais você deve adotar uma campanha de e-mail marketing, caso ainda não o tenha feito.

Por que e-mail marketing?

Com todas as estratégias de marketing digital disponíveis, o que torna o e-mail marketing um dos melhores? 

Antes de falarmos sobre ideias únicas de campanha, falaremos sobre algumas das razões pelas quais o e-mail marketing deve ser uma parte definitiva de sua estratégia.

1. O e-mail é usado em todo o mundo

De todas as técnicas de marketing disponíveis, o e-mail é uma forma de comunicação adotada em todo o mundo.

Até 2024, 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo devem usar e-mail. E atualmente,  92% dos adultos que têm acesso à Internet usam e-mail – 61% deles todos os dias.

Além disso, quando se trata de se comunicar com marcas por meio de outros canais, como redes sociais ou SMS x marketing por e-mail, 74% dos usuários dizem que o e-mail é a forma de comunicação preferida.

Com esses números, você pode concluir que o e-mail é uma maneira infalível de atingir uma grande parte do seu público.

2. ROI alto

ROI, ou retorno sobre o investimento, é a quantidade de dinheiro que você ganha para cada real gasto. Você quer um ROI alto porque isso significa que você está obtendo mais pelo seu dinheiro e gastando-o com sabedoria.

O ROI médio de uma campanha de e-mail marketing é de, 3800% e  77% desse ROI é derivado de campanhas segmentadas, direcionadas e acionadas.

3. Grande engajamento

No geral, os usuários se envolvem mais com e-mail do que com outras formas de marketing digital.

Por exemplo, seu e-mail tem seis vezes mais chances de receber cliques do que um tweet. Você pode usar elementos envolventes em seus e-mails, como fotos, vídeos, gifs, botões e muito mais – e embora você possa usar algumas dessas coisas em um tweet, os e-mails fornecem o conteúdo textual que um tweet não pode.

Além disso, sua mensagem tem cinco vezes mais chances de ser vista se você a colocar em um e-mail em vez de no Facebook.

4. Cria conversões

As conversões são um dos maiores objetivos do marketing digital – e as taxas de conversão para e-mails são consideravelmente altas.

Em comparação com os mecanismos de pesquisa e as mídias sociais, as taxas de conversão de marketing por e-mail são as mais altas, com  4,24% dos visitantes que fazem uma compra, enquanto os mecanismos de pesquisa veem 2,49% dos visitantes que fazem compras e apenas 0,59% para as mídias sociais.

5. Você pode personalizar cada e-mail

Quando você pensa em cada tuíte que vai para seus seguidores, ou em cada post que você faz no Facebook, existem maneiras de atingir seu público, mas você não pode personalizá-lo para cada visualizador.

Com o marketing por e-mail, no entanto, você pode personalizar cada e-mail para cada destinatário. Se você não tem certeza de como a personalização afeta sua campanha de marketing por e-mail – acredite, é muito!

Ao personalizar um e-mail, você verá taxas de transação até seis vezes mais altas. Sem contar que e-mails com assunto personalizado têm 26% mais chances de serem abertos do que aqueles com assunto genérico.

No que diz respeito à  personalização em geral, você pode personalizar suas linhas de assunto e pode até usar o nome do destinatário na abertura do e-mail.

Você também pode personalizar suas campanhas para que os usuários interessados ​​em produtos ou serviços específicos recebam e-mails relacionados a esses interesses.

Na verdade, esses e-mails segmentados e direcionados geram  58% da receita.

6. Entrega em tempo real

Ao contrário de uma campanha de mala direta (ou qualquer outra forma de marketing tradicional), seus destinatários de e-mail recebem sua mensagem em tempo real.

Se eles verão ou não sua mensagem no minuto em que ela chegar na caixa de entrada, é difícil dizer, mas, independentemente disso, quando você envia um e-mail, ele chega ao destinatário em questão de segundos.

As malas diretas podem levar dias para serem entregues – sem falar que, com o marketing por e-mail, você não precisa pagar pela postagem.

7. Comunicação aumentada e mais fácil

Com o marketing por e-mail, é fácil iniciar e manter uma conversa com seus clientes atuais e potenciais.

Por exemplo, se você enviar um boletim informativo mensal que fale sobre um de seus novos produtos, o e-mail permite que seus clientes entrem em contato com você de maneira rápida e fácil com qualquer dúvida que possam ter. 

Você também pode usar disparos de e-mail para enviar um único e-mail para toda a sua lista de assinantes. Da mesma forma, você terá a oportunidade de responder de forma rápida e fácil – essencialmente criando uma linha de conversa aberta com seus clientes.

Acessibilidade é algo que todos os clientes procuram – especialmente quando não estão interessados ​​em seu produto. Eles querem que suas perguntas sejam respondidas antes de gastar seu dinheiro em algo da sua empresa.

8. Fácil de rastrear

Se você estiver executando uma campanha de mala direta, nunca saberá se a correspondência que você enviou acabou em um arquivo, no lixo ou se foi aberta. Isso pode ser um grande desperdício de dinheiro – tanto em postagem quanto em produtos de papel.

Também é extremamente difícil saber o que está e o que não está funcionando em sua campanha de mala direta, porque para aqueles que abriram sua mala direta, você não tem como saber quais partes os destinatários leram, sobre quais partes eles querem saber mais ou o que partes em que não estavam interessados.

O marketing por e-mail permite que você rastreie facilmente seus e-mails para saber exatamente quem os abriu, quantas vezes e quando.

Você também poderá rastrear em quais links seus assinantes clicaram no e-mail – o que permite saber se o conteúdo que você está fornecendo é benéfico ou se os destinatários não estão interessados.

Ao rastrear seus e-mails, você pode criar o conteúdo perfeito depois de analisar no que seus destinatários parecem estar interessados, no que eles não estão clicando e o que os leva ao seu site.

Agora que falamos sobre oito maneiras pelas quais o marketing por e-mail é uma das melhores estratégias existentes, abordaremos algumas ideias exclusivas de marketing por e-mail para o seu negócio.

Ideias exclusivas de marketing por e-mail para o seu negócio

44% dos destinatários de e-mail fizeram uma compra a partir de um e-mail promocional em 2015.

Mas para ver uma alta porcentagem de compras em sua campanha de e-mail marketing, você precisa fazer isso direito e se destacar na caixa de entrada.

Os usuários não responderão a e-mails chatos sem elementos envolventes, como fotos e gifs – e mesmo quando você usa elementos envolventes, as pessoas querem ver um conteúdo exclusivo que diferencie sua empresa.

Aqui estão algumas ideias exclusivas de marketing por e-mail que podem ajudar a destacar sua empresa nas caixas de entrada de seus assinantes.

Marque seus e-mails da mesma forma que você marca seu site

Muitas empresas esquecem que o e-mail marketing é uma extensão de seus outros canais de marketing, como seu site e perfis de mídia social.

Para criar uma sensação de marca sólida e coesa em mais do que apenas um de seus canais de marketing, você deve considerar a criação de e-mails que tenham a mesma aparência do seu site.

Se o seu site for composto de pastéis brilhantes e padrões florais, por exemplo, seu e-mail também deve ter alguns dos mesmos elementos para garantir que sua marca seja coesa.

Se alguém estiver no seu site com frequência, eles conhecerão a identidade da sua marca – e você deseja que eles saibam que o e-mail é seu no minuto em que o abrirem.

e-mails de aniversário

Uma forma de mostrar que você conhece seus clientes é comemorando datas importantes, como aniversários.

Quando os usuários optam por receber seu boletim informativo, você pode solicitar a data de nascimento deles (e, se for apropriado para sua empresa, outras datas, como aniversários).

Por exemplo, se sua empresa fabrica guloseimas gourmet para gatos, você pode perguntar aos usuários a data em que eles adotaram o gato ou, se você vende joias, pode pedir um aniversário de casamento.

Isso pode fazer com que seus clientes se sintam mais próximos de sua marca e também apreciarão que você se esforce para desejar-lhes um feliz dia.

Dizendo que você esqueceu algo

Uma maneira inteligente de fazer com que os usuários abram seus e-mails é dizer a eles na linha de assunto que você  esqueceu de incluir algo em sua última compra.

Essa tática só funcionará se um cliente já tiver comprado da sua empresa, mas é uma ótima maneira de mantê-lo engajado.

Por exemplo, se você acabou de enviar o pedido de um cliente, pode enviar um e-mail de acompanhamento informando que esqueceu de incluir um código de cupom para a próxima compra.

A linha de assunto é intrigante e também pode incentivar os destinatários a visitar seu site novamente e ver mais produtos que possam querer comprar com o novo código de cupom.

Gifs personalizados

Por mais que a Internet adore gifs, alguns são usados ​​em demasia, então por que não criar o seu próprio?

Criar gifs personalizados para seus e-mails leva sua campanha a um novo nível porque você está fornecendo algo que os destinatários nunca viram antes.

Se você é uma empresa de utensílios de cozinha, por exemplo, pode criar um gif de seu produto mais recente e popular ou um gif de sua nova coleção.

Tente criar um gif em que seu produto ganhe vida para mostrar o que os usuários estão recebendo quando o compram.

Giphy.com é um ótimo lugar para começar se você quiser criar seus próprios gifs!

Resumos semanais

Outra ótima maneira de manter os usuários atualizados sobre sua empresa é fornecer e-mails resumidos com uma coleção das coisas mais importantes que aconteceram em sua empresa na última semana.

Isso pode incluir links para blogs que você postou na semana passada, novos produtos que você lançou, novos funcionários que você contratou ou atualizações sobre a construção de produtos.

Ao fornecer esses tipos de e-mails, você permite que seus clientes se sintam mais próximos de você e de sua marca, porque eles sempre sabem o que está acontecendo.

Simplifique um processo

Todo mundo é fã da simplicidade e, se houver um processo que você possa simplificar para seus clientes, inclua-o em seus e-mails.

Por exemplo, se você for uma empresa de óculos que fornece as armações mais novas e modernas para seus clientes, você pode informar aos destinatários quando a prescrição estiver expirando. Isso evita que eles se perguntem quando precisarão visitar um oftalmologista e terão que agradecer a você.

Se você quiser ir para o próximo nível, pode personalizar o e-mail, fornecendo uma lista de optometristas na área para que eles possam contatá-los facilmente para marcar uma consulta.

Esse tipo de e-mail mostra que você se preocupa com seus clientes – e eles vão gostar disso.

Enviar instruções

Não importa que tipo de produto sua empresa forneça, o conteúdo que conta como usar seu produto para criar algo único é uma maneira original de motivá-los a usar seus produtos.

Você pode usar essa tática de marketing por e-mail para praticamente qualquer tipo de empresa.

Por exemplo, se você for um profissional de cuidados com os cabelos, poderá iniciar uma campanha de e-mail que envie mensalmente aos destinatários instruções sobre um estilo de cabelo exclusivo que eles podem obter com seu novo mousse.

Se você for uma loja de roupas, pode fornecer instruções sobre como vestir uma blusa ou como vesti-la para ser mais casual.

Não importa que tipo de produto você forneça, sempre há uma oportunidade de compartilhar como usá-lo de maneira exclusiva.

Conecte seu marketing por e-mail com seu marketing de mídia social

Outra maneira de aumentar o alcance do seu marketing e matar dois coelhos com uma cajadada só é entrelaçar seu email marketing com outra campanha de marketing, como a mídia social.

Por exemplo, se você acabou de fornecer instruções para um de seus produtos, pode incentivar os usuários a compartilhar os resultados em sua página de mídia social ou a marcá-lo em suas postagens.

Esse tipo de estratégia permite que seu produto e marca fiquem visíveis para um número maior de usuários de mídia social, e não apenas para seus amigos e seguidores, mas também para os amigos e seguidores de seus clientes que postam.

Criar campanhas de fim de ano

As férias podem ser uma das épocas mais estressantes do ano, especialmente aquelas que exigem presentes.

Tente criar uma campanha de e-mail nos feriados que ajudará seus usuários a encontrar o presente perfeito – e anunciar seus produtos, é claro.

Se você é uma loja de cupcakes personalizados, por exemplo, pode criar uma campanha de Dia das Mães que mostre os melhores cupcakes para a mamãe e, no Halloween, seus melhores bolos para uma festa de Halloween.

Você também pode incluir uma linha que indique que você faz criações personalizadas o ano todo e também pode fornecer os bolos de aniversário perfeitos.

Se você é uma empresa de hardware que vende ferramentas, crie uma campanha no Dia dos Pais que forneça uma lista de algumas das melhores ideias de presentes para o pai e o que ele pode criar usando as ferramentas que você vende.

O marketing por e-mail tem tudo a ver com a criação de conteúdo que beneficiará seus leitores, e você pode fazer exatamente isso criando campanhas de fim de ano. Além disso, esses e-mails sazonais podem definir a base perfeita para uma estratégia de marketing de fim de ano mais ampla.

Precisa de ajuda para criar uma campanha de email marketing?

Na MidiaPro, temos nosso próprio software proprietário que pode ajudá-lo a criar uma campanha de marketing por e-mail personalizada para seus destinatários.

Se você estiver interessado em criar uma campanha personalizada conosco, também pode conferir nossos serviços de otimização de e-mail, nossos serviços de campanha de gotejamento ou nossos serviços de nutrição de leads – todos fornecendo algo diferente para suas necessidades exclusivas.

Não importa qual serviço você precisa, podemos garantir que você obtenha os melhores resultados possíveis com uma campanha de marketing por e-mail personalizada.

Se você está pronto para criar uma campanha de e-mail marketing personalizada para sua empresa, entre em contato conosco hoje mesmo para obter um orçamento gratuito e falar com um especialista!

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