Neste post, falarei sobre como melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa com nove estratégias que você pode usar hoje para aumentar sua presença nos resultados de pesquisa. Uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa pode ajudar você a alcançar mais clientes e obter mais receita on-line; por isso, é importante aprender sobre as diferentes maneiras de melhorar seu SEO. Quer aumentar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa para palavras-chave e frases relacionadas ao seu negócio?
Claro que você faz! Então, como você pode melhorar sua estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) para alcançar as primeiras classificações? Vamos começar!
1. Publique conteúdo de qualidade para SEO
Os mecanismos de pesquisa e os visitantes do site adoram conteúdo atualizado com frequência e de alta qualidade. Ao criar conteúdo relacionado ao seu setor, produtos e serviços, você pode melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa de palavras-chave relacionadas ao seu negócio.
Isso é extremamente valioso porque a classificação mais alta nos resultados para mais palavras-chave permite que mais pessoas encontrem e entrem em contato com você online. O conteúdo também é importante porque fornece às pessoas as informações de que precisam para aprender mais sobre seus produtos ou serviços e dar os próximos passos com sua empresa.
E pode ajudá-lo a ganhar backlinks valiosos para seu site, que discutirei a seguir.
2. Ganhe links relevantes
O número e a qualidade dos links para o seu site têm um grande impacto na classificação do seu site nos resultados de pesquisa. Se você quiser aumentar sua classificação, precisará obter links relevantes de outros sites de alta autoridade. Isso envia sinais positivos para o Google, portanto, ganhar links de vários sites respeitáveis ajudará você a alcançar classificações mais altas nos resultados de pesquisa.
É importante observar que você nunca deve pagar por links para seu site, pois isso viola as diretrizes para webmasters do Google e pode prejudicar suas classificações de pesquisa. Então, como você pode ganhá-los naturalmente? Quando você cria e publica conteúdo útil em seu site, outros sites geralmente desejam vincular-se a ele.
Você pode fazer uma lista de repórteres e blogueiros em seu setor e contatá-los para ver se eles estão dispostos a compartilhar seu conteúdo em seu site ou usá-lo como fonte em uma postagem. Formar conexões com influenciadores em seu nicho pode ajudá-lo a ganhar mais links e melhorar seus esforços de SEO.
3. Melhore a velocidade de carregamento do seu site
A velocidade do site também desempenha um papel em suas classificações de pesquisa. Se o seu site demorar mais do que alguns segundos para carregar, você provavelmente experimentará altas taxas de rejeição, já que os visitantes não querem ficar esperando por sites de carregamento lento. Além disso, os mecanismos de pesquisa rastreiam menos páginas quando carregam lentamente, o que pode prejudicar sua indexação.
Melhorar a velocidade do seu site também pode aumentar as conversões em seu site. Na verdade, a pesquisa mostra que uma melhoria de um segundo no tempo de carregamento pode aumentar as conversões do seu site em 7%. Não tem certeza se a velocidade do seu site está à altura?
Nossos serviços de otimização de velocidade de página podem ajudá-lo a melhorar a velocidade do seu site, aumentar suas classificações de pesquisa e converter mais clientes.
4. Otimize suas imagens
A otimização de suas imagens com texto alternativo envia sinais de relevância aos mecanismos de pesquisa, o que pode ajudá-los a ver se as imagens em sua página estão relacionadas às palavras-chave que o usuário pesquisa. O texto alternativo é usado para descrever imagens em seu site e aparece quando as imagens não podem ser exibidas.
Como os rastreadores de pesquisa só podem ler o código HTML do seu site, eles não conseguirão entender as imagens em seu site sem o texto alternativo – portanto, incluí-lo torna mais fácil para os rastreadores de pesquisa entender o conteúdo de suas páginas e classificá-las em uma pesquisa relevante resultados.
5. Adicione palavras-chave em locais estratégicos
Se você deseja ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa de palavras-chave ou frases relacionadas ao seu negócio, precisa adicionar essas palavras-chave em locais como URLs, títulos de página, cabeçalhos e cópia.
Adicionar palavras-chave a esses locais envia sinais de relevância aos mecanismos de pesquisa e ajuda seu site a aparecer quando as pessoas pesquisam esses termos. Dito isso, certifique-se de evitar o excesso de palavras-chave ou a adição de muitas palavras-chave de maneira não natural em suas páginas.
Fazer isso pode ter um impacto negativo em seus esforços de SEO e você pode até incorrer em penalidades no site. Não sabe como selecionar e incorporar palavras-chave em seu site? Confira nosso guia de pesquisa de palavras-chave para obter mais informações.
6. Simplifique a estrutura e a navegação do seu site
Para melhorar seu SEO, você também precisará otimizar a estrutura e a navegação do site. Se os usuários não conseguirem encontrar as informações de que precisam em seu site, eles não perderão tempo clicando novamente nos resultados da pesquisa.
Isso pode contribuir para uma alta taxa de rejeição e baixo tempo de permanência em seu site, enviando sinais negativos aos mecanismos de pesquisa.
Incorporar uma estrutura de site simples e navegação limpa pode ajudar os rastreadores de pesquisa a descobrir e indexar páginas em seu site, o que é fundamental para ajudar suas páginas a terem uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.
Para obter mais informações sobre como projetar seu site para obter os melhores resultados de SEO, confira nosso guia de arquitetura de informações e planos personalizados de web design.
7. Otimize seu site para celular
Agora que o Google está migrando para um índice que prioriza dispositivos móveis, é extremamente importante garantir que seu site esteja otimizado para pesquisa em dispositivos móveis.
O novo índice significa que o Google agora avaliará as páginas da perspectiva de um usuário móvel para fornecer os resultados de pesquisa mais relevantes e usar esses resultados para pesquisas móveis e de desktop.
Isso significa que, se o seu site não for otimizado para celular, você terá uma queda nas classificações de pesquisa, mesmo em computadores desktops.
Com quase 60% das pesquisas on-line ocorrendo agora em dispositivos móveis, você precisa garantir que seu site use um design responsivo se quiser manter as classificações de pesquisa, atrair novos clientes e obter mais receita on-line.
8. Melhore a experiência do usuário em seu site com SEO
Os mecanismos de pesquisa desejam exibir informações relevantes e úteis e visam recompensar sites que fornecem uma experiência de usuário positiva (UX). O termo experiência do usuário abrange uma variedade de fatores, incluindo usabilidade, funcionalidade, design e muito mais.
Para fornecer aos usuários uma ótima experiência, você precisa garantir que seu site não apenas tenha uma ótima aparência, mas também funcione da melhor maneira possível.
Isso ajudará você a fornecer valor aos usuários e, à medida que eles passam mais tempo em seu site, eles aprenderão mais informações sobre seus negócios, produtos e serviços.
Isso também envia um sinal positivo para mecanismos de pesquisa como o Google. Portanto, se você deseja continuar a obter classificações mais altas nos resultados de pesquisa, certifique-se de que seu site incorpore ótimos recursos de design e usabilidade.
9. Atualize seu site regularmente
Você pode pensar que, assim que seu site começar a ser classificado nos resultados de pesquisa, seu trabalho estará concluído. Mas, na realidade, seu trabalho está longe de terminar. Assim como seu carro e sua casa exigem manutenção regular, seu site requer manutenção frequente para garantir que ele continue bem classificado nos resultados de pesquisa e ganhe leads para sua empresa.
SEO não é uma estratégia de “definir e esquecer”. Como as tendências e a tecnologia da Internet estão mudando constantemente, você precisa manter seu site atualizado para manter os primeiros lugares no ranking. Ficar no topo da estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa do seu site é um grande trabalho.
Portanto, se precisar de ajuda para manter seu site atualizado, confira nossos planos de SEO e entre em contato conosco hoje para falar com um estrategista.