Guia de serviços telefônicos VoIP comerciais para 2023

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Os serviços telefônicos de voz sobre protocolo de Internet (VoIP) existem desde 1995. No entanto, antes do aumento da quantidade de trabalho remoto que vimos na última década, os serviços telefônicos VoIP eram principalmente para uso residencial.

Com o surgimento de aplicativos VoIP em nossos dispositivos inteligentes, como FaceTime, WhatsApp e Facebook Messenger do iPhone, não há mais uma grande demanda para usar os serviços telefônicos VoIP como uma alternativa econômica a um telefone fixo pessoal.

Como resultado, os provedores de VoIP mudaram de marcha. Eles começaram a oferecer seus serviços a empresas de pequeno e médio porte para atender às suas necessidades profissionais — sejam elas fax ou chamadas de longa distância do Brasil para o Brasil.

Sua empresa poderia se beneficiar da integração de serviços de telefonia VoIP? Continue lendo para saber mais.

Guia de serviços telefônicos VoIP comerciais para 2023

O que são serviços de telefonia VoIP?

Um telefone VoIP usa redes IP para executar funções telefônicas básicas. Você pode enviar e receber chamadas telefônicas sem uma conexão física a uma rede telefônica pública comutada tradicional (PSTN) de um provedor de linha fixa.

Existem duas formas de serviços telefônicos VoIP – gratuitos e pagos. Aplicativos de VoIP gratuitos, como WhatsApp, Viber e Skype, são ótimos para uso pessoal, mas podem não oferecer todos os recursos de que você precisa para negócios.

Como funciona um telefone VoIP?

Ao contrário de um telefone fixo tradicional, você pode configurar seu telefone VoIP em apenas alguns minutos. Tudo o que você precisa é de um provedor de VoIP, plano de serviço e uma conexão sólida com a Internet para começar.

A maioria dos provedores de serviços de telefonia VoIP usa uma abordagem SaaS sob demanda para fornecer seus serviços, o que significa que eles fornecem seus serviços por meio de uma assinatura mensal baseada em nuvem. Você deve escolher um provedor que atenda às suas necessidades e adquirir o plano que faz mais sentido para o seu negócio.

Qual é a diferença entre um telefone fixo PSTN e um telefone VoIP?

A principal diferença entre um telefone fixo PSTN e um telefone VoIP é como os dados – sua mensagem de áudio – viajam do ponto A ao ponto B.

Um telefone fixo PSTN usa comutação de circuito para transferir trechos de áudio. Somente operadoras de telecomunicações fixas podem acessar ou configurar os circuitos. É daí que vem o nome “Public Switched Telephone Network”!

Os provedores de VoIP usam comutação de pacotes para transferir dados. A comutação de pacotes divide o áudio ou outras informações em pequenos pedaços, que então viajam de um servidor para outro, onde são reagrupados em sua ordem correta.

Preciso de um telefone VoIP para minha pequena empresa?

Alguns fatores podem determinar se sua empresa pode se beneficiar do uso de um serviço de telefonia VoIP. Aqui estão alguns pontos de partida:

  • Que tipo de chamadas você faz? Você faz chamadas interurbanas ou internacionais regularmente? Suas chamadas precisam ser criptografadas? Você precisará ligar para usuários de linhas fixas que não usam um provedor de VoIP?
  • Com que frequência você recebe ou faz ligações? Você recebe muitas ligações ou as ligações são mais ocasionais?
  • Você precisa de outros benefícios e recursos? Você precisa de integração com o CRM, da opção de enviar documentos por fax ou de vários números de telefone para muitos membros da equipe?

Leia também o artigo a seguir

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Quais são os prós e os contras de usar um telefone VoIP?

Conhecer os prós e os contras também pode orientar sua decisão final. Aqui, discutiremos algumas vantagens e desvantagens potenciais.

Vantagens

  • Baixo custo em comparação com os telefones fixos tradicionais.
  • Você pode integrar recursos de escritório como encaminhamento de chamadas, triagem, identificador de chamadas, etc.
  • Contanto que você tenha uma conexão com a Internet, você pode usar seu telefone VoIP.
  • Não há necessidade de fornecedores de hardware ou instalação.
  • Você tem a opção de recursos como qualidade de serviço (QoS), que prioriza a chamada em relação a outro tráfego de dados em sua conexão com a Internet.

Desvantagens

  • Quedas de energia interromperão o serviço.
  • A banda larga impacta diretamente na qualidade da sua chamada se você não usar QoS.
  • Uma conexão ruim com a Internet pode afetar a qualidade da chamada.
  • Os dados podem ser interceptados à medida que viajam pela Internet, portanto, a criptografia é necessária para empresas que lidam com informações confidenciais.

Como escolho um provedor de serviços VoIP?

Existem muitos provedores de serviços VoIP que oferecem muitos benefícios e recursos para chamar sua atenção. Então, como você determina qual é o certo para você e sua empresa?

Aqui estão alguns ótimos pontos de partida:

  • Preço: Cada provedor de serviços VoIP oferecerá uma variedade de pacotes de serviços. Compare e contraste os preços de diferentes fornecedores, garantindo que o pacote tenha tudo o que você precisa.
  • Recursos: Seu pacote deve integrar toda a gama de recursos necessários para as operações diárias, incluindo envio de documentos por fax, integração com seu CRM e encaminhamento de chamadas entre os membros da equipe.
  • Atendimento ao cliente: Se as chamadas caírem, as mensagens forem perdidas ou algo não estiver funcionando corretamente, ter um representante de prontidão para solucionar problemas pode fazer toda a diferença quando você estiver esperando uma ligação importante.

Posso usar um telefone físico com um provedor VoIP?

Você pode usar um telefone físico, mas não é necessário. Essa é a beleza de usar um serviço de telefonia VoIP — é versátil. Você pode usar a interface de softphone do aplicativo, conectar um telefone físico ao roteador do computador ou até mesmo conectar seu número de telefone VoIP aos seus dispositivos inteligentes, para poder fazer chamadas em qualquer lugar.

A maioria dos provedores de VoIP usará uma integração de softphone na tela que você pode usar para fazer chamadas. Basta emparelhar o softphone com um fone de ouvido e um microfone e está tudo pronto.

Se preferir segurar um telefone na mão, você pode usar uma ferramenta Adaptador de Telefone Analógico (ATA) para conectar um telefone ao seu roteador de Internet.

Saiba mais sobre os serviços de telefonia VoIP

Ainda não tem certeza se sua empresa pode se beneficiar do uso de serviços de telefonia VoIP? Nossa equipe de especialistas em marketing digital pode ajudar.

Entre em contato com um de nossos estrategistas online hoje! Estamos ansiosos para trabalhar com você!

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