O Windows rodando em processadores ARM não é nenhuma novidade, no entanto desde que essa configuração existe, o sistema da Microsoft sofre pra entregar um alto desempenho. Mas a Microsoft acredita que não só isso vai mudar como a nova geração de Snapdragons pode bater de frente com a Apple, que oferece alto desempenhos em Macs com chips deste tipo.
Segundo o The Verge, a dona do Windows está animada com a nova geração de processadores ARM para Windows. Segundo fontes do site, os novos notebooks ARM com Windows terão performance superior aos Macbooks com chip M3, tanto no uso de CPU quanto em tarefas focadas em IA.
Essa expectativa da Microsoft acontece por conta do que a empresa chama de “AI PCs”, que devem ser revelados num evento em Seattle, sede da empresa, em maio. Rodando em computadores da nova geração Snapdragon X Elite, os documentos internos que o The Verge teve acesso, mostram que essa nova configuração parece bater o chip M3 da Apple até mesmo em emulação, uma área que a empresa comandada por Tim Cook sempre se orgulha com o Rosetta 2 — que roda aplicativos feitos para arquitetura x64 em processadores ARM.
É importante que a Microsoft mostre essa melhora, pois emular aplicativos x64 em Windows rodando ARM nunca foi algo agradável. Mostrar que agora o sistema faz melhor do que a concorrência — que faz muito bem — seria um marco.
Ainda segundo as informações de Tom Warren, a Microsoft está tão confiante nos novos chips da Qualcomm que deve equipar seus computadores de destaque, Surface Pro 10 e Surface Laptop 6, com o Snapdragon X Elite ao invés dos tradicionais Intel Core Ultra.
Quanto aos games, é prometido que jogos para Windows funcionarão normalmente nesses novos processadores.
Saberemos mais sobre essa nova geração de processadores ARM e Windows em PCs com foco em IA no dia 20 de maio, quando acontece o evento da Microsoft.
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no TikTok, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch! | Siga João Paes Neto no Instagram e Twitter.