Conheça cinco características em que o Bing se destaca em relação ao concorrente Google na oferta de recursos e ferramentas de busca
13 abr
2024
– 14h00
(atualizado em 14/4/2024 às 09h03)
No segmento de mecanismo de busca na web, o Google domina há anos a liderança do mercado, e suas atualizações de algoritmo ainda pautam os negócios digitais que dependem da visualização na sua página de resultados. No entanto, o buscador Bing da Microsoft possui algumas ferramentas que superam as soluções do seu famoso concorrente.
O Canaltech lista abaixo alguns recursos e diferenciais encontrados no Bing.
Coisas que o Bing faz melhor que o Google
Conheça cinco motivos para usar o Bing no lugar da Busca do Google.
1. Página inicial
Uma grande diferença entre os buscadores está na apresentação da página inicial na web. Enquanto o Google se limita a exibir uma página em branco com o campo básico de pesquisa, o Bing permite personalizar a experiência com cards com as notícias em alta, informações sobre o clima local, além de um menu com links para imagens, vídeos, mapas, viagens e outros serviços.
Vale notar também que o Bing traz todos os dias uma nova imagem de fundo na página inicial com a exibição de belas imagens da natureza, paisagens ou locais turísticos. No canto inferior, é possível obter mais informações sobre a foto, navegar entre as imagens dos dias anteriores e até fazer download dos arquivos.
2. Integração com Copilot
A integração com ferramentas de IA generativa se tornou fundamental para os mais diferentes serviços que usam tecnologia, e os mecanismos de busca não poderiam ficar de fora.
O Google conta com uma experiência de pesquisa generativa que apresenta na página de resultados (a SERP) uma resposta em texto similar aos chatbots convencionais. Porém, os recursos do Bing com o Copilot (chamado anteriormente de Bing Chat) são mais completos e avançados.
Na página inicial do Bing, é possível clicar diretamente no botão da IA para obter uma resposta gerada pelo Copilot, que utiliza o modelo de linguagem GPT-4 da OpenAI.
Além disso, o Copilot conta com o DALL-E 3 — modelo que permite gerar imagens a partir de texto — dentro da ferramenta “Designer Image Creator”. Com ela, é possível soltar a imaginação e solicitar a criação de imagens com riqueza de detalhes em poucos segundos.
3. Mais informações na SERP
Em muitos termos de pesquisa, os buscadores apresentam uma variedade de formatos para apresentar os resultados — como carrosséis, snippets, cards e perguntas relacionadas.
Na comparação entre as SERP do Google e do Bing, é possível notar na segunda, em geral, uma maior quantidade de informações úteis e com melhor organização visual na tela.
Em pesquisas sobre famosos, por exemplo, o Bing apresenta um carrossel de dados pessoais, links de termos associados, vídeos e fotos, além de ícones de redirecionamento para redes sociais.
Vale notar, porém, que o Google apresenta resultados mais completos para jogos de futebol e outros eventos esportivos, com uma tabela de dados sobre últimas partidas, próximos jogos, classificação em campeonatos e lista de jogadores.
4. Mais filtros na busca por imagens
O Google e o Bing também se diferenciam bastante na quantidade de recursos para filtrar resultados de busca por imagens. O buscador mais popular tem menos opções de filtros do que a solução da Microsoft.
No Bing, é possível refinar a pesquisa por layout da imagem (quadrado, horizontal ou vertical) e escolher ver apenas resultados de faces ou “cabeça e ombros” para busca de pessoas. Além disso, há mais alternativas nos campos de tipo, licença e tamanho da imagem (incluindo extragrande).
É possível ainda refinar os resultados por tamanho, cor, tipo de imagem e layout, tornando mais fácil encontrar exatamente o que estão procurando.
5. Pontos no Microsoft Rewards
Além dos recursos extras e diferenciais, o Bing ainda recompensa os usuários através do programa Microsoft Rewards, onde você pode acumular pontos simplesmente por utilizar o buscador.
Os pontos podem ser trocados por doações, assinaturas, gift cards, créditos na Microsoft Store ou outros produtos da Big Tech. Para participar do programa, é necessário fazer o cadastro de uma conta Microsoft e acessar os serviços da empresa com a conta logada para somar pontos.
Veja também como ganhar pontos no Microsoft Rewards e descubra mais sobre o programa de recompensas.
E o que o Google faz melhor?
O Bing pode se destacar em vários aspectos, mas há também outras características que favorecem a solução da gigante de Mountain View. Confira quatro coisas que o Google faz melhor que o Bing.
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