A internet quântica avança para um novo momento agora que especialistas conseguiram, em um momento histórico, realizar uma conexão bem-sucedida entre dois dispositivos-chave e assim possibilitando o envio seguro de dados quânticos em longas distâncias.
A conquista foi realizada por meio de um estudo e publicado na revista científica chamada “Science Advances”. Ela representa um avanço bastante significativo no objetivo de desenvolver uma rede quântica escalável e prática.
Por ser uma tecnologia emergente, muitos desafios continuam chegando em seu desenvolvimento, mas o da transmissão segura e eficiente foi finalmente superada e agora esse sistema pode oferecer ideias de comunicações ultra-seguras e bem distribuídas. Resultado esse que avança a humanidade para a próxima era da conectividade global.
A pesquisa foi desenvolvida em uma colaboração europeia que reuniu pesquisadores das universidades de Stuttgart e Wurzburg que resultaram no desenvolvimento dos dispositivos que foram usados para estabelecer a conexão. Os dispositivos conseguem operar em uma mesma frequência ou comprimento de onda.
A Dra. Sarah Thomas, pesquisadora do Imperial College London e coautora da conquista, comentou em entrevista ao Phys.org sobre a importância da conexão dos dispositivos no objetivo de construir uma rede quântica impenetrável.
Interligar dois dispositivos-chave é um passo crucial para permitir a rede quântica, e estamos empolgados por sermos os primeiros a demonstrar isso
O objetivo do desenvolvimento da tecnologia de internet quântica é entregar maior segurança na comunicação, já que as propriedades intrínsecas da física quântica são a proteção perfeita contra ataques de espionagem de todos os tipos. Assim, é possível se comunicar de forma segura e completamente inviolável.