Se você é uma empresa local, tem uma grande oportunidade de alcançar novos clientes nos mecanismos de pesquisa todos os dias. E embora uma estratégia abrangente de SEO ajude você a ter uma boa classificação nos resultados orgânicos, você também precisa exibir no Google Maps se quiser atrair pessoas que procuram opções próximas a elas.
Por exemplo, imagine que você dirige uma cafeteria e alguém quer um café antes de ir para uma reunião. Eles pegam o telefone, fazem uma pesquisa no Google por “cafeterias em [nome da sua cidade]” e olham o mapa para ver qual é a mais próxima.
Eles podem estar a menos de um quarteirão de sua cafeteria, mas se não estiver no mapa, eles irão até um de seus concorrentes na mesma rua.
É claro que nem todo pesquisador está com pressa, e alguns reservam um tempo para classificar os resultados da pesquisa para ver qual restaurante ou loja tem as melhores classificações e avaliações antes de escolher um.
Mas o fato é este: seus clientes em potencial estão usando o Google para encontrar empresas como a sua e, se quiser alcançá-los, você precisa estar no Google Maps.
Continue lendo para obter instruções passo a passo para fazer exatamente isso.
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1. Encontre sua empresa no Perfil Empresarial do Google
Para aparecer no Google Maps, você precisará reivindicar sua empresa com um perfil comercial do Google. Felizmente, este é um processo rápido e fácil.
Vá para a página do Perfil da Empresa no Google e clique em “Entrar no Google”:
Você será direcionado ao Google Maps para inserir o nome ou endereço da sua empresa. A partir daí, as etapas dependem se sua empresa já está no diretório.
Se o seu negócio não aparecer como resultado, continue na etapa 2 . Se isso acontecer, pule para a etapa 3 .
2. Adicione sua empresa
Se sua empresa não estiver no diretório do Google, eles mostrarão algumas empresas com aparência semelhante, apenas para garantir que você não crie uma listagem duplicada. Mas se nenhum deles for seu, clique em “Adicionar sua empresa”:
Em seguida, você precisará preencher informações básicas sobre sua empresa, incluindo nome, endereço, número de telefone e categoria:
Depois de fazer isso, você estará pronto para a etapa 3.
3. Verifique sua empresa
Em muitos casos, sua empresa já estará no diretório e você só precisará verificar se é a proprietária dela. Basta marcar a caixa informando que você está autorizado a gerenciar a página e clicar em Continuar:
O Google verificará sua empresa enviando um código de verificação para sua localização física ou ligando para o número associado à sua empresa:
Embora a opção escolhida seja inteiramente sua, recomendamos escolher “Ligue para mim agora”. Isso permitirá que você verifique sua empresa em questão de segundos (ao contrário do correio, que leva de 1 a 2 semanas).
Assim que você inserir o código, você estará pronto! Sua empresa está pronta para aparecer no Google Maps.
Dito isso, ainda existem algumas etapas adicionais que você pode seguir para completar o perfil da sua empresa no Google.
Etapas adicionais
Neste ponto, tudo o que aparece no mapa da sua empresa é seu nome, endereço, número de telefone e, possivelmente, um ou dois comentários. E embora esse seja certamente um bom começo, há muito mais que você pode fazer.
Adicione fotos e outros detalhes
Faça com que seu negócio se destaque nos resultados adicionando um link para seu site e uma breve descrição do seu negócio. Embora o Google não tenha confirmado que o preenchimento do seu perfil leva a classificações mais altas nos resultados locais, os locais com fotos e detalhes geralmente aparecem primeiro:
Considerando que leva apenas alguns minutos, certamente vale a pena acrescentar informações adicionais. E mesmo que isso não ajude você a vencer a concorrência local, dará aos clientes em potencial uma ideia melhor do que esperar.
Responder a comentários
Além de poder adicionar fotos e informações, reivindicar uma página de perfil comercial do Google também permite que você leia e responda aos comentários dos clientes.
No entanto, é importante observar que ao clicar em “Ver e responder”, você está respondendo publicamente e em nome da sua empresa. Isso pode parecer óbvio, mas se você fizer login na sua conta e notar uma crítica desagradável, pode ser tentador responder de forma pouco profissional.
Isso não apenas arruinará suas chances de conquistar o cliente insatisfeito, mas também terá um reflexo negativo em seu negócio quando os usuários perceberem isso no Google Maps e clicarem para ver detalhes adicionais.
Em vez disso, reserve um tempo para abordar suas preocupações, peça desculpas por qualquer irregularidade e ofereça-se para corrigir a situação. E se isso não for possível, simplesmente não responda.
Use as informações do perfil da empresa no Google
Como muitas ferramentas de marketing on-line, o Perfil da empresa no Google oferece análises integradas para proprietários de empresas. Navegue até a guia Insights e você verá quantas pessoas visualizaram e clicaram em sua listagem, além de quantas solicitaram instruções de direção ou fizeram uma ligação na página de sua empresa.
Embora essas métricas não sejam necessariamente tão acionáveis quanto as encontradas no Google Analytics, elas ainda podem ajudá-lo a ver o quão bem você está engajando seu público.
Por exemplo, olhando a página Insights for the WebFX, vemos que as pessoas que veem nossa empresa nos resultados do Google Maps têm muito mais probabilidade de clicar em nosso site do que de solicitar instruções de direção ou nos ligar imediatamente:
Você também pode dividir esses resultados por idade, sexo e localização, o que é útil para atingir seu grupo demográfico específico.
Quer melhorar a visibilidade da sua empresa local no Google?
Agora que você se registrou no Perfil da Empresa no Google, você está no caminho certo para atrair novos clientes para sua empresa local. No entanto, ainda há muito que você pode fazer para aumentar sua visibilidade online e atrair leads qualificados.