atribuição=> Business illustrations by Storyset
Cada cidade tem a sua quota de cadeias retalhistas nacionais, mas o coração da comunidade empresarial é sempre constituído por empresas locais. Se você é proprietário de uma dessas empresas, como uma padaria, por exemplo, e, deseja competir com nomes conhecidos, precisa atingir seu público-alvo onde ele estiver. Hoje em dia, isso é a internet.
Os consumidores recorrem regularmente à web para encontrar empresas locais que oferecem o que desejam. Além disso, os dispositivos móveis estão se tornando cada vez mais populares entre todos os grupos demográficos, possibilitando que você alcance clientes em potencial em qualquer lugar. Embora ainda haja lugar para o marketing tradicional, o marketing na Internet está rapidamente se tornando o método padrão para alcançar novos clientes para empresas locais.
Esta página explica por que o marketing na Internet é tão importante para as empresas locais e fornece algumas ideias que você pode usar para começar a atrair mais clientes.
Por que o marketing na Internet é tão importante para empresas locais?
atribuição=>People illustrations by Storyset
Uma loja atraente em uma rua muito movimentada costumava ser suficiente para construir uma base de clientes fiéis. Hoje em dia, as pessoas que andam na rua estão ocupadas demais olhando para seus smartphones para perceber sua empresa. Os clientes que compram de você há anos já confiam em você para oferecer uma experiência superior, mas os não clientes precisam de mais convencimento. O marketing na Internet pode ajudar.
Por um lado, a Internet tornou-se a principal fonte de informação para a maioria dos consumidores. Eles nem sempre têm tempo para procurar uma boa lavanderia ou restaurante, mas podem facilmente acessar a Internet e encontrar um. Na verdade, um cliente potencial pode ter passado direto pelo seu local de trabalho a caminho de um de seus concorrentes, simplesmente porque era mais fácil encontrá-lo na Internet.
Talvez esse comprador soubesse sobre sua empresa, mas confiasse em um de seus concorrentes por causa da forma como essa empresa se apresentava online. Ao contrário do marketing tradicional, que visa impulsionar as vendas, o marketing online também se concentra em ganhar confiança e fazer com que os consumidores se sintam bem em comprar na sua empresa. As técnicas de venda agressiva ainda funcionam ocasionalmente, mas é mais provável que os consumidores percebam empresas que os atraem com conselhos gratuitos, ferramentas úteis ou distrações divertidas.
Eles também são mais propensos a gravitar em torno de empresas que interagem com eles como pessoas e não como fontes de receita. As redes sociais, os dispositivos móveis, o e-mail e outros canais de marketing online tornam estas interações possíveis, e é por isso que as empresas locais que comercializam online têm um desempenho melhor do que aquelas que não o fazem.
Quais estratégias de marketing na Internet gerarão mais clientes para minha empresa local?
Agora que você entende por que o marketing na internet é tão importante, é hora de começar a usá-lo. Então, como você pode gerar mais vendas, atrair mais clientes e se destacar dos concorrentes locais online? Aqui estão algumas ideias que podem resultar em um maior número de seguidores locais:
1. Reivindique suas listagens locais
Os consumidores que desejam informações sobre empresas locais muitas vezes recorrem a sites como o Google e o Yelp, porque fornecem avaliações de outros consumidores. Para aproveitar ao máximo isso e acompanhar o que as pessoas estão dizendo, certifique-se de reivindicar suas listagens nesses sites.
Por exemplo, se você é uma empresa que investe em marketing digital, certifique-se de que o endereço, número de telefone, e-mail e site da sua empresa estejam corretos e, em seguida, adicione algumas fotos de sua empresa e ofertas.
2. Crie um site compatível com dispositivos móveis
Anteriormente neste artigo, mencionamos que muitos consumidores usam seus smartphones para encontrar empresas para patrocinar. Mas se você deseja chamar a atenção deles (e de seus negócios), eles precisam ser capazes de encontrar e navegar facilmente em seu site. Isso só pode acontecer se o seu site for compatível com dispositivos móveis.
Se o seu site não estiver acessível em qualquer dispositivo que um cliente em potencial esteja usando, ele ficará provavelmente frustrado e o abandonará. Por causa disso, você pode considerar o uso de design responsivo, que tornará seu site utilizável em todos os dispositivos. O design responsivo também é visto como compatível com dispositivos móveis aos olhos do Google – e agora que a compatibilidade com dispositivos móveis é um fator de classificação, isso pode significar potencialmente maior visibilidade para seu site.
3. Forneça conteúdo útil
Os consumidores de hoje esperam mais do que excelentes produtos e serviços das empresas onde compram. Muitos deles recorrem a marcas e empresas em busca de conselhos e informações úteis. Por exemplo, um cliente frequente de uma boutique pode querer que os funcionários lhe digam o que está na moda.
A melhor maneira de fazer isso é fornecendo as informações online. Você pode achar que é uma má ideia distribuir conhecimento de graça, mas veja desta forma: se você é um contador, seus clientes em potencial podem usar a Internet para pesquisar coisas como “como pagar impostos” ou “imóveis conselhos de planejamento.” Informações sobre esses tópicos provavelmente estão online. Mas se você for capaz de fornecer uma resposta melhor do que todas as outras, esses clientes em potencial verão você como uma fonte valiosa de informações – e poderão até ligar para você quando chegar a hora de contratar um contador.
4. Faça SEO local
Enquanto alguns usuários acessam diretórios locais para encontrar os produtos e serviços de que precisam, muitos outros contam com o Google e outros mecanismos de pesquisa para fornecer nomes de empresas locais. Então, por exemplo, digamos que você possui uma padaria no Rio de Janeiro. Seria claramente do seu interesse aparecer nos resultados sempre que alguém pesquisar “padaria no Rio de Janeiro”.
Para fazer isso, você precisa fazer SEO local. Ao otimizar seu site para ter uma boa classificação tanto para seu tipo de negócio (restaurante, bar, compras, etc.) quanto para seu bairro, vila ou cidade, você pode aumentar as chances de que as pessoas que estão procurando ativamente por negócios como o seu não tenham problemas encontrar você.
Saiba por que a MidiaPro é a melhor empresa de SEO para o trabalho.
Marketing de mídia social x marketing digital: qual é a diferença
Otimização do Google Meu Negócio: 6 recursos para utilizar
Soluções de SEO locais: seu recurso incomparável para estratégias de
Opções de Marketing Digital: 6 Estratégias de Marketing Digital
Preciso de ajuda?
Como você pode ver, a Internet pode ser uma forma extremamente eficaz de atrair novos clientes de sua cidade. Mas se precisar de ajuda para elaborar um plano e colocá-lo em ação, não hesite em contactar-nos. Nossa equipe dedicada terá prazer em ajudá-lo a começar a usar a Internet para gerar mais receita para o seu negócio local.