Depois de semanas e semanas de trabalho duro, você está recebendo visitantes para seu novo site e então – espere… por que eles estão saindo depois de apenas alguns segundos?! Por mais terrível que seja, todo mundo já esteve lá.
De acordo com o Relatório de Benchmarking do Google, a taxa de rejeição global em 2012 foi de 47% e o tempo médio no site foi de 5 minutos e 23 segundos. No Brasil, a taxa de rejeição média foi de 42,5%. Então, como você pode fazer com que esses visitantes permaneçam em seu site?
Dê ao visitante as informações que ele procura, utilize um caminho de navegação claro para que ele saiba onde ir no site e mantenha-o interessado! Você gostaria de ficar em um site onde se sentisse perdido ou estivesse entediado até as lágrimas? Eu sei que não faria isso.
Aqui estão algumas dicas e truques para manter seus visitantes felizes!
Índice do conteúdo
1. Não os faça esperar
Uma das primeiras maneiras de fazer com que seus visitantes evitem o botão Voltar é não fazê-los esperar por nada. Tempos de carregamento lentos são a principal forma de os sites afastarem os visitantes. Na nova era digital, os visitantes desejam as informações que procuram agora e não esperarão pelo seu site se puderem obter as mesmas informações de forma mais eficiente em outro lugar.
Um estudo feito pela KISSmetrics revelou que 47% dos consumidores esperam que as páginas da web carreguem em 2 segundos ou menos, e 40% dos usuários saem de um site que leva mais de 3 segundos para carregar. De acordo com este mesmo estudo, um atraso de apenas 1 segundo pode diminuir as conversões em 7%! Como você pode fazer seu site carregar mais rápido, você pergunta?
Aqui estão algumas ideias.
Minimize o código e os scripts em execução no seu site
Código inchado pode demorar muito para carregar em navegadores da web.
Use imagens compatíveis com a web e evite redimensionar dinamicamente arquivos de imagem grandes
Embora muitas plataformas da web facilitem o redimensionamento de imagens, elas podem aumentar drasticamente o tempo de carregamento da página.
Tenha um servidor web adequado
A maioria das pequenas empresas aceitará hospedagem compartilhada, mas se você for uma empresa maior tentando atender muito tráfego, precisará investir em algo mais substancial para entregar páginas da web em tempo hábil.
2. Não distraia o visitante com pop-ups e anúncios mal utilizados
Então você tem um site de carregamento rápido, mas os visitantes ainda saem depois de apenas alguns segundos. O que mais poderia estar causando isso? Outra razão pela qual os visitantes abandonam um site rapidamente é o excesso de anúncios mal colocados e janelas pop-up mal utilizadas.
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Certifique-se de que seu site não esteja coberto de anúncios desagradáveis e mal posicionados, pois isso impedirá o visitante de explorar seu site e poderá criar distrações. Lembra também da nossa conversa sobre tempos de carregamento do site? Os anúncios diminuem o tempo de carregamento quando há muitos em uma página!
Mantenha o design do seu site interessante para os visitantes, mas evite o uso excessivo de anúncios, áudio e vídeo para melhor atender às necessidades dos visitantes. Abaixo estão dois exemplos de sites que fazem uso indevido de anúncios.
Ambos incluem anúncios que distraem o visitante e fazem com que o site pareça indigno de confiança. No exemplo acima, é fácil esquecer por que você estava no site, porque há tantos anúncios. Não faça isso com seus visitantes.
Janelas pop-up mal utilizadas
Você também nunca deve interromper a experiência de um visitante para uma pesquisa ou pop-up de questionário. Espere até que o usuário saia do site para perguntar sobre sua experiência, em vez de distraí-lo no meio de uma tarefa. Isso permitirá que os visitantes interajam com o site sem distrações ou aborrecimentos, fazendo com que fiquem mais tempo e concluam suas tarefas em andamento.
Janelas pop-up excessivas ou mal utilizadas podem fazer com que os visitantes fiquem frustrados e saiam do site.
3. Fornece navegação clara
Por que outro motivo os visitantes poderiam estar saindo? Se o seu site tiver uma navegação ruim e os visitantes não conseguirem decifrar facilmente a próxima etapa, eles irão embora. Certifique-se de que haja um caminho de navegação claro para levar o visitante diretamente às informações que procura.
Certifique-se de que esse caminho seja conveniente, rápido e fácil de entender e que tenha sido criado para ser útil ao visitante durante sua experiência.
Fornecer frases de chamariz claras no site ajuda a orientar os visitantes em seu site. Peça a alguém que analise seu site pela primeira vez e pergunte “O que você acha que deve fazer?” Torne o mais fácil possível para os usuários responderem a essa pergunta rapidamente. Os visitantes devem se inscrever em um boletim informativo, preencher um formulário ou fazer uma ligação?
Torne essas tarefas reconhecíveis e fáceis de executar.
4. Forneça conteúdo atraente e relevante
O conteúdo é a razão pela qual um visitante está em seu site, pois ele acredita que você hospeda as informações que procura. Não quebre a confiança deles fornecendo informações e conteúdo de baixa qualidade. Conforme discutido anteriormente, retire todo aquele conteúdo “lixo” irrelevante e desatualizado e substitua-o por algo interessante para seus visitantes.
Torne o seu conteúdo único, algo que eles não encontrarão em nenhum outro lugar. Certifique-se de que o conteúdo é o que o visitante espera. Por exemplo, não otimize uma página para “camisas de manga longa” e tenha conteúdo sobre sapatos ou mochilas.
Certifique-se de fornecer conteúdo que dê ao visitante um motivo para ficar, o que significa que ele precisa ser relevante e atraente. Lembre-se de que a conversão tem tudo a ver com a experiência do usuário em seu site. Se um visitante tiver uma experiência ruim, ele não ficará por aqui para realizar a conversão.
Criar conteúdo relevante e atraente, aumentar a velocidade do site, reduzir o uso de anúncios/pop-ups mal utilizados e fornecer uma navegação clara permitirá que seus visitantes tenham uma ótima experiência geral enquanto estiverem em seu site. Lembre-se de que clientes satisfeitos significam mais dinheiro no bolso. A partir de agora, ao fazer alterações no seu site, olhe através dos olhos do visitante e pergunte-se: se fosse eu, eu iria embora?
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