O teste de usabilidade desempenha um papel vital em qualquer negócio online que busca crescer e aumentar as conversões online. O teste de usabilidade é simples – usando uma variedade de métodos para coletar dados sobre como os usuários interagem com seu site, a fim de aumentar as conversões. Esses dados são coletados de diversas maneiras, incluindo estatísticas do site ao longo do tempo, testes de mapa de calor, testes de cliques e testes de usuários.
A melhor parte é que o teste de usabilidade é crucial para qualquer negócio online, seja você um site B2B ou B2C, um site de geração de leads ou de comércio eletrônico. Por exemplo, sites de comércio eletrônico podem se beneficiar da análise de páginas de produtos e processos de checkout, enquanto sites de geração de leads podem se beneficiar da análise de quais páginas são pontos de entrega para os usuários. Quer você esteja ouvindo sobre testes de usabilidade agora ou já tenha passado anos realizando testes de usabilidade, ter as ferramentas certas é extremamente importante.
Mais importante ainda, você precisa saber a melhor forma de utilizá-los a seu favor e analisar os dados que recebe, por isso recomendo o uso de diversas ferramentas. Abaixo estão minhas ferramentas de teste de usabilidade favoritas – aquelas que usei pessoalmente para ajudar meus clientes a aumentar as experiências de seus usuários e, em última análise, sua taxa de conversão!
Dados de visitantes reais:
Google Analytics Preço: Grátis!
Na minha opinião, o Google Analytics é frequentemente esquecido como uma ferramenta de teste de usabilidade. Se você não tem o Google Analytics configurado em seu site, recomendo fortemente que você faça isso agora mesmo. O Google Analytics fornece dados de visitantes reais, então aproveite isso!
Recomendação: o mais importante a se observar é a taxa de rejeição de cada página. Crie um documento Excel rápido com formatação condicional para encontrar qualquer documento que esteja acima da média (observação: as taxas de rejeição médias normalmente ficam em torno de 40%). Depois de ter algumas páginas para analisar mais detalhadamente, veja qual origem de tráfego específica tem a maior taxa de rejeição: direto, de referência, orgânico (com marca vs. sem marca) ou pago. Agora você sabe em quais páginas fazer mais testes!
Teste de mapa de calor/clique
Clique em Conto Preço: varia de gratuito (limitações ao que você pode ver) até planos premium que são personalizáveis com base no que você precisa.
Click Tale rastreia as teclas digitadas, cliques do mouse e movimentos do usuário, permitindo que você veja o tempo que os usuários levam para se movimentar em uma página da web. Você pode visualizá-los como um filme, bem como em formato de mapa de calor, vendo onde os usuários passam mais tempo em qualquer página que você está testando. Recomendação: Dependendo do tamanho do seu site e de quantas páginas você deseja analisar, o plano gratuito pode ser sua melhor aposta para começar.
Escolha 1 ou 2 de suas páginas principais para testar, como sua página inicial ou a página de um produto principal. Depois de ver como funciona e quais dados você obtém, você pode considerar adquirir um plano para analisar mais páginas. Ovo Louco Preço: $ 9/mês – $ 99/mês (oferece um teste gratuito) Crazy Egg é de longe uma das minhas ferramentas favoritas, pois mostra onde os usuários estão clicando nas páginas do seu site.
Você pode visualizar relatórios de várias maneiras, incluindo um mapa de calor (mostra as áreas “mais quentes” onde as pessoas clicam mais), mapa de rolagem (mostra quais seções de uma página são mais visualizadas), sobreposição (mostra quais links são mais clicados) e confete (que ajuda a distinguir entre todos os cliques com base na fonte de referência, termo de pesquisa etc.)
Recomendação: Uma das minhas coisas favoritas no Crazy Egg é onde os usuários realmente clicam. Por que isso é útil? Bem, se 30 pessoas por dia clicam em alguma seção do seu site que não é realmente um link, pode ser um grande indicador de que estão procurando mais informações e esperam que seja um link para uma nova página com isso. Informações adicionais.
Use esta ferramenta para encontrar áreas do funil de conversão que estão faltando ou onde os usuários estão caindo (lembra das taxas de rejeição do Analytics?). Também sou um grande fã da ferramenta de confete para sites com grande quantidade de tráfego, já que você pode detalhar com base em cada fonte de referência (ou seja, Google) e consultas de pesquisa específicas para ver onde o tráfego está clicando.
Feng-GUI Preço: Ofereça planos pré-pagos, a partir de US$ 25 por 10 imagens Isenção de responsabilidade rápida: nunca tive o prazer de usar o Feng-GUI, mas acho a tecnologia incrível e ouvi ótimas coisas de outros líderes do setor. Feng-GUI fornece análise de atenção e atração de uma página da web (ou anúncio) para prever para onde as pessoas irão olhar, antes que o anúncio ou página da web seja publicado. Eles usam um algoritmo complexo para simular o que os usuários reais provavelmente veriam.
Você também pode ver um “gráfico visual” que visualiza o caminho de varredura entre os elementos de um anúncio ou página da web.
Recomendação: Definitivamente, isso é para empresas maiores que estão se preparando para lançar campanhas massivas (pense em rebranding) e desejam fazer alguns testes iniciais sem usar pessoas reais ainda. Certamente vejo um benefício para as pequenas empresas usarem isso nas landing pages, já que os primeiros 5 segundos de atenção do visitante são cruciais para o sucesso de qualquer landing page.
Teste de usuário
UserTesting.com Preço: US$ 49 por revisor UserTesting.com é um dos meus favoritos porque você pode fazer perguntas a pessoas reais, como o Feedback Army, mas a diferença é que você pode ver um vídeo deles acessando seu site, respondendo às perguntas e completando as tarefas. Certamente leva mais tempo para analisar as respostas dos usuários, mas os detalhes são incríveis. Outras vantagens incluem restringir os usuários com base na idade, dados demográficos, carreira e outras variáveis personalizadas, bem como a oportunidade de fazer perguntas de acompanhamento após revisar o vídeo.
Recomendação: sempre que faço testes de usuário, uso primeiro o Feedback Army para coletar dados iniciais e ver quais perguntas não valem a pena gastar dinheiro em usertesting.com. Você também pode descobrir quais perguntas seriam úteis para coletar mais informações, especialmente na forma de um vídeo onde as pessoas comentam livremente enquanto completam uma tarefa (como um processo de check-out ou formulário de contato).
Teste A/B
Experiências de conteúdo do Google Preço: Grátis!
Depois de coletar todos os seus dados, recomendo acessar o Google Analytics novamente para executar uma experiência de conteúdo (teste A/B) da versão antiga de uma página versus uma nova versão de uma página. É extremamente fácil de configurar e faz toda a coleta de dados estatísticos para você (o que há para não amar??) – a única coisa que você precisa fazer é criar uma página de variação para testar com base nos dados coletados cada uma das ferramentas anteriores que mencionei.
Se você tiver alguma dúvida sobre testes de usuário ou tiver uma ferramenta que acha que eu deveria ter incluído, deixe-me saber nos comentários!
Fotos por crazyegg.com, feng-gui. come feedbackarmy.com
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