Desde o lançamento do PlayStation 5 e Xbox Series X|S, o assunto era a diferença em desempenho medido em TeraFLOPS. Enquanto o console mais forte da Microsoft tem números maiores, o da Sony costuma apresentar melhor desempenho. Isso acontece por conta do compilador de shader e API melhores no PS5, segundo o Digital Foundry.
No último podcast, John Linneman do Digital Foundry diz ter ouvido de desenvolvedores que o compilador de shader – algo bastante importante para a fluidez de um jogo – do PS5 é “extremamente rápido e otimizado”.
“Uma das maiores referências que já ouvimos várias vezes é que o compilador de shader do PS5 é extremamente rápido e otimizado. Ele é bastante complexo, mas faz melhor uso do chip real de uma forma que permite que o PS5 tenha um desempenho mais rápido. Isso parece ser algo muito importante“, afirma.
PS5 também teria API melhor
Outro fator que favorece o PS5, segundo Linneman, é o fato de que a API usada pela Sony em seu console também apresenta resultados melhores. Ambos os fatores devem pesar na escolha do desenvolvedor, segundo o integrante do Digital Foundry.
Ele afirma, no entanto, que a Microsoft sabe disso e deve estar trabalhando para melhorar esse aspecto, como também a Sony.
“Obviamente, a Microsoft não estaria dormindo sobre isso, ela está claramente trabalhando nisso, mas a Sony também está, e os desenvolvedores parecem preferir a implementação da Sony nisso. Nessa mesma linha, a API principal do PS5 também parece ser bastante rápida, mais rápida do que o que a Microsoft está fazendo com o DirectX“, adiciona.
Nessa discussão, Alex Battaglia, outro integrante do canal, afirma que jogos feitos em Unreal Engine 5, motor gráfico que tem aparecido em cada vez mais jogos, é mais beneficiado pela maior quantidade de núcleos da GPU do Xbox Series X. Porém o PS5 oferece maiores vantagens para outras engines por conta de seus clocks maiores.
Ambos os consoles da atual geração contam com uma APU customizada da AMD, baseada em núcleos Zen 2 e gráficos RDNA 2. O processador dos dois tem 8 núcleos, com clocks maiores no Xbox (3.6/3.8 GHz) contra os 3.5 GHz variáveis do PS5.
Em relação a iGPU, o Xbox Series X oferece 52 unidades computacionais a 1.825 GHz, já os gráficos integrados do PlayStation 5 tem 36 unidades computacionais, mas operando a 2.23 GHz. Por conta disso, o desempenho é de 12,16 e 10,13 TFLOPS, respectivamente.
Via: WCCFtech
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Source link