Seu guia sobre como estruturar uma equipe de marketing

estruturar uma equipe de marketing
Não importa se você está procurando aprender como estruturar uma pequena equipe de marketing ou uma grande para uma empresa, nós temos o que você precisa. Dê uma olhada em uma visão geral das estruturas de equipes de marketing para cada tipo de negócio.

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Falamos muito sobre como criar uma estratégia de marketing digital, implementá-la, ajustá-la e mensurar seus resultados, mas como montar uma equipe de marketing para fazer tudo isso?

Neste artigo, daremos a você algumas dicas sobre como estruturar uma equipe de marketing com base no tamanho do seu negócio, bem como uma visão geral do que cada departamento de marketing faz e como encontrar as pessoas certas para gerenciá-los.

Está se sentindo sobrecarregado tentando estruturar sua equipe de marketing? A MidiaPro está bem equipada com uma equipe dedicada de estrategistas de marketing digital, prontos para ajudar empresas de todos os tamanhos a desenvolver uma estratégia de marketing abrangente. Ligue para 21973221936 ou entre em contato conosco online hoje mesmo para começar a trabalhar!

Como estruturar uma equipe de marketing com base no tamanho da empresa

Antes de discutir como estruturar uma equipe de marketing, primeiro precisamos analisar os três tamanhos gerais de negócios no setor de marketing atual:

  • Pequenas e médias empresas (PMEs): 99 ou menos funcionários
  • Empresas de médio porte: de 100 a 1.000 funcionários
  • Grandes empresas: mais de 1.000 funcionários

Quando se trata de como um departamento de marketing deve ser estruturado, você precisa levar em consideração o tamanho do seu negócio.

Quanto maior for sua empresa, mais estruturada você precisa ser em termos de papéis específicos dentro de departamentos e papéis gerais de liderança. Enquanto empresas menores, como PMEs, podem não exigir tanto planejamento e estrutura (mas não nos entenda mal, a estrutura é a chave para uma equipe de marketing que funcione bem).

Não importa se você está procurando aprender como estruturar uma pequena equipe de marketing ou uma grande para uma empresa, nós temos o que você precisa. Dê uma olhada em uma visão geral das estruturas de equipes de marketing para cada tipo de negócio.

Visão geral dos principais departamentos e estruturas de marketing

Aqui está uma breve visão geral dos diferentes departamentos que compõem equipes de marketing para empresas ao redor do mundo. Lembre-se, cada empresa é diferente, então você pode não precisar de cada equipe ou função desta lista.

Uma ótima equipe de marketing inclui profissionais de comunicação completos que não são especialistas em um conjunto de habilidades, mas são proficientes em várias áreas. Dessa forma, todas as equipes trabalham juntas simultaneamente, em vez de independentemente.

  1. Equipe de mídia social
  2. Equipe de web design
  3. Equipe de SEO
  4. Equipe de publicidade paga
  5. Equipe de criação de conteúdo
  6. Papéis de liderança

1. Equipe de mídia social

Os profissionais de marketing de mídia social são as pessoas certas para determinar quais canais de mídia social sua empresa deve utilizar, planejar e programar o conteúdo a ser publicado nesses canais e todas as outras tarefas associadas à execução de uma campanha de marketing de mídia social.

Habilidades necessárias para a equipe

Ao escolher candidatos para sua equipe de mídia social, procure pessoas com habilidades e qualidades como:

  • Organização, criatividade e habilidades de escrita
  • Conhecimento de plataformas de mídia social
  • Excelentes habilidades de comunicação
  • A capacidade de analisar e interpretar dados de mídia social (pós-desempenho, indicadores de engajamento, etc.)
  • Conscientização sobre tendências e tópicos de mídia social

Possíveis funções em equipes de mídia social

Para PMEs e empresas de médio porte, você pode considerar preencher apenas uma ou duas dessas funções no início com indivíduos bem preparados que podem atender a várias funções ao mesmo tempo. À medida que sua empresa se expande, as funções podem ser mais definidas, com tarefas separadas conforme a quantidade e a qualidade do seu negócio aumentam.

Aqui estão algumas funções a serem consideradas:

  • Gerente de mídia social: O chefe e líder de estratégia da equipe. Um gerente de mídia social é responsável por desenvolver e executar a estratégia de mídia social, juntamente com o gerenciamento da equipe social.
  • Criador de conteúdo: Tarefas incluídas para esta função são escrever conteúdo, criar imagens e possivelmente gravar vídeos. Certos itens complexos podem ser terceirizados, que o criador de conteúdo supervisionará.
  • Gerente de comunidade: O gerente de comunidade de mídia social atua como a voz da marca. Ele interage com o público respondendo a todos os comentários e mensagens.
  • Analista de mídia social: Ele se concentrará em medir a eficácia das atividades do canal social e monitorar indicadores-chave de desempenho (KPIs).

2. Equipe de web design

Sua equipe de web design é responsável por criar, manter e atualizar seu site de parar o show. Quando algo começa a agir de forma estranha em seu site, seja um link que não está funcionando ou uma página que caiu, eles são seus cavaleiros de armadura brilhante, prontos para salvar o dia.

Habilidades necessárias para a equipe

Ao escolher candidatos para sua equipe de web design, procure pessoas com habilidades e qualidades como:

  • Conhecimento de HTML , CSS e JavaScript
  • Conhecimento das melhores práticas de layout e design
  • Atenção aos detalhes
  • Experiência do usuário (UX)/Experiência da interface do usuário (UI)
  • Familiaridade com gerenciamento de servidores web e sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS)

Possíveis funções em equipes de web design

Muitas vezes, você pode identificar sites que têm uma equipe de design bem estruturada por trás deles, pois o site é bem pensado e envolve o usuário. Os papéis principais para uma equipe de web design dos sonhos incluem:

  • Gerente de projeto: O gerente de projeto preenche a vaga de supervisor geral do projeto do site. Ele garante que tudo fique no caminho certo, que o orçamento seja alocado e que a equipe seja coesa.
  • Designer UX/UI: Há muito mais envolvido nessa função do que apenas garantir que o design inicial seja amigável ao usuário. Eles precisam fazer pesquisas constantes com o usuário e testes de usabilidade, criar wireframes e fluxos de usuário e garantir que o design funcione em diferentes plataformas.
  • Desenvolvedor front-end: Seu foco está na interface do lado do cliente, garantindo que a funcionalidade esteja operacional em todos os dispositivos.
  • Desenvolvedor back-end: O desenvolvedor back-end lida com o lado do servidor do site. A funcionalidade que ele supervisiona inclui armazenamento de dados e solicitações de processamento.
  • Designer: Todos os elementos, de banners e logotipos a ícones e aviadores, precisam ser consistentes com a identidade da marca. O designer cuida dessas tarefas.

3. Equipe de SEO

Com especialistas em SEO na sua equipe, você pode começar a dominar mecanismos de busca! Especialistas em SEO fazem de tudo, desde auditar sites e estratégias de SEO existentes até identificar e implementar novas estratégias de SEO.

Habilidades necessárias para a equipe

As responsabilidades do trabalho variam de acordo com a empresa, mas normalmente você pode encontrar especialistas em SEO realizando  pesquisas de palavras-chave , otimizando elementos na página e fazendo o que podem para colocar seu site na primeira página dos mecanismos de busca.

Ao escolher candidatos para sua equipe de SEO, procure pessoas com habilidades e qualidades como:

  • Habilidades analíticas
  • Capacidade de ler e compreender dados
  • Habilidades de escrita
  • Conhecimento prático de fatores de classificação de SEO
  • Familiaridade com programas como Google Tag Manager , Semrush e Ahrefs

Possíveis funções em equipes de SEO

Cada membro da equipe traz habilidades e experiência específicas para garantir que todos os esforços de SEO estejam alinhados com a estratégia de marketing digital. Algumas funções-chave na equipe incluem:

  • Gerente de SEO: O gerente de SEO adere à estratégia e trabalha em estreita colaboração com todos os departamentos envolvidos.
  • Analista de SEO: O analista se concentrará nos dados para entender o desempenho das campanhas. Eles frequentemente relatam recomendações e insights sobre como melhorar as estratégias daqui para frente.
  • Especialista em SEO on-page: Cada página da web deve ser otimizada com meta-tags, imagens e links internos. O especialista em SEO on-page colaborará com os criadores de conteúdo para garantir que as melhores práticas de SEO sejam seguidas.
  • Especialista em SEO off-page: O especialista em SEO off-page foca em construir a autoridade do site. Ele se concentra em atividades externas que afetam as classificações do site, incluindo construção de links e engajamento em mídias sociais.

4. Equipe de publicidade paga

SEO é uma coisa, mas colocar seu site na frente dos usuários por meio de publicidade paga é outra. É aí que entra uma equipe de publicidade paga. Seus especialistas em pagamento por clique (PPC) podem gerenciar suas campanhas de anúncios pagos e garantir que elas tenham um bom desempenho.

Habilidades necessárias para a equipe

Ao escolher candidatos para sua equipe de publicidade paga, procure pessoas com habilidades e qualidades como:

  • Habilidades de pesquisa de palavras-chave
  • Conhecimento do Google Ads Manager
  • Conhecimento de plataformas de gerenciamento de anúncios em mídias sociais

Possíveis funções em equipes de publicidade paga

A seguir estão as funções a serem consideradas ao criar uma equipe de publicidade paga para sua empresa:

  • Gerente de publicidade paga: O gerente supervisiona toda a estratégia de publicidade paga e garante que todas as campanhas sejam executadas sem problemas.
  • Especialista em PPC: As principais responsabilidades de um especialista em PPC são criar e gerenciar todas as campanhas de PPC. Isso inclui pesquisa de palavras-chave e monitoramento do desempenho do anúncio.
  • Especialista em mídia social paga: O especialista em mídia social paga é especializado em todas as campanhas publicitárias, incluindo sua criação de estratégias e execução.
  • Especialista em publicidade gráfica: o especialista em publicidade gráfica é responsável por todas as campanhas de anúncios gráficos em plataformas como a Rede de Display do Google (GDN).

5. Equipe de criação de conteúdo

Sua equipe de marketing precisa produzir conteúdo de qualidade para complementar seus esforços de marketing, sejam blogs e artigos ou conteúdo multimídia para mídias sociais .

Habilidades necessárias para a equipe

Um mês de conteúdo de qualidade é bem fácil de criar. No entanto, ter novas ideias, imagens e mensagens de marketing um ano depois pode ser um desafio para muitos profissionais de marketing de conteúdo. Ao procurar criar sua equipe, procure habilidades como:

  • Criatividade
  • Inovação
  • Narrativa
  • Habilidades de pesquisa

Possíveis funções na equipe de criação de conteúdo

O público adora conteúdo original, então ter algumas das seguintes pessoas na sua equipe de marketing pode realmente ajudar a completar a estrutura da sua equipe de marketing:

  • Designers gráficos
  • Redatores
  • Especialistas em conteúdo de vídeo

6. Funções de liderança

Funções de liderança estabelecidas são essenciais para manter um fluxo de trabalho tranquilo e uma comunicação bem-sucedida entre os departamentos da sua equipe de marketing.

Quanto maior for seu negócio, mais específicas serão suas funções de liderança, como “Chefe de Mídias Sociais” ou algo parecido. No geral, porém, você terá líderes dentro da estrutura de sua equipe de marketing como:

  • Gerentes de projeto: Esses líderes supervisionarão projetos específicos, garantindo que as tarefas sejam distribuídas adequadamente aos membros da equipe, que as metas sejam cumpridas e que o projeto em si seja executado com sucesso.
  • Um diretor de criação: essa pessoa é responsável por supervisionar todos os esforços de marketing e publicidade, desde o planejamento, monitoramento, ajuste e avaliação do sucesso das campanhas.
  • Coordenadores de departamento: esses indivíduos supervisionarão e ajudarão a facilitar as comunicações entre os departamentos.

Contratar uma equipe coesa

Construir uma equipe que trabalhe bem em conjunto e se encaixe na cultura atual da sua empresa leva tempo e planejamento estratégico. Você precisa procurar candidatos que tenham as habilidades e a experiência e sejam um jogador de equipe com seus outros funcionários. Aqui estão algumas estratégias para ter em mente ao construir uma super equipe de marketing:

  • Papéis e responsabilidades claros: garanta que cada membro que você contratar tenha uma definição clara de função para evitar confusão e sobreposição. Se cada membro da equipe entender suas responsabilidades, assim como todos os outros, eles podem se concentrar em seu gosto e dar suporte aos outros, se necessário.
  • Comunicação aberta: Use a comunicação para garantir que os membros da equipe possam se comunicar uns com os outros conforme necessário. A comunicação honesta e aberta garantirá que todos permaneçam informados o tempo todo.
  • Reuniões regulares: As reuniões devem ser oportunidades produtivas para colaboração, onde todos podem discutir o progresso e abordar desafios. Outras áreas que podem ser encorajadas durante as reuniões são o compartilhamento de ideias e a resolução de problemas.

Ferramentas e tecnologias colaborativas

Ao equipar sua equipe com as ferramentas certas de marketing digital, você pode melhorar a colaboração e a produtividade. Para lhe dar uma visão geral do tipo de ferramentas que você precisará, nós reunimos esta lista:

Software de gerenciamento de projetos

Você precisará de uma plataforma de visão geral para gerenciar todas as suas campanhas e atribuir projetos a várias funções dentro da equipe. O software de gerenciamento de projetos deve representar a melhor maneira de você e sua equipe trabalharem, visualmente e com informações digeríveis. Aqui estão três plataformas diferentes, todas projetadas para gerenciar projetos, mas cada uma de uma maneira diferente:

  • Asana: Você pode atribuir e rastrear o trabalho e os projetos da sua equipe. Você também pode usar o Asana para trabalhar com outros departamentos, como vendas e atendimento ao cliente, para projetos de colaboração.
  • Trello: Indivíduos e equipes podem organizar tarefas e gerenciar projetos, mas em vez de uma forma linear, eles fazem isso com “quadros”. Cada quadro pode representar diferentes estágios, como ‘em andamento’ ou ‘concluído’.
  • Monday.com: Uma abordagem diferente das outras duas, Monday.com é altamente personalizável e funciona com quadros, fluxos de trabalho e colunas. Você também tem a opção de diferentes visualizações para visualizar dados de maneiras únicas.

Plataformas de comunicação

Plataformas de comunicação são uma ótima maneira de manter contato dentro de um departamento, especialmente se você tem membros que trabalham remotamente ou têm equipes terceirizadas. Vocês todos podem acessar essas plataformas para verificar itens rapidamente ou para ter uma discussão em grupo, dependendo de suas necessidades.

Aqui estão algumas opções:

  • Slack: O Slack permite que você se comunique individualmente com uma pessoa ou dentro de canais com várias pessoas. Você também pode compartilhar arquivos e links na plataforma.
  • Microsoft Teams: Semelhante ao Slack, o Microsoft Teams também pode ser incorporado a outros aplicativos do Microsoft Office, incluindo o Microsoft Planner e o To-Do para gerenciamento de tarefas.
  • Zoom: O Zoom é uma plataforma de videoconferência que fornece ferramentas para reuniões virtuais, webinars e colaboração em equipe. Você pode usar essa ferramenta para reuniões e conversas mais personalizadas, onde você precisa de tempo presencial.

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