Quero começar com SEO, mas como?”
“SEO é tão difícil. Eu nem sei por onde começar.”
“O que eu preciso saber para fazer SEO de forma eficaz?”
Se você já se fez essas perguntas, saiba que não está sozinho. Vá a qualquer tópico de discussão sobre otimização de mecanismos de busca (SEO) no Reddit ou Quora, e verá pessoas perguntando as mesmas coisas.
SEO é intrincado e pode ser complicado, mas não precisa ser. Com o professor, as informações e as ferramentas certas, você pode aprender como fazer SEO em 2024.
Bem-vindo ao SEO 101. Eu serei seu professor. A aula está em andamento.
Nesta página, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre como fazer SEO para iniciantes, incluindo:
- O que é SEO?
- Ferramentas recomendadas para iniciantes em SEO
- Como fazer SEO: uma análise passo a passo
Vamos começar!
Índice do conteúdo
O que é SEO?
SEO, ou otimização de mecanismos de busca, é o processo de melhorar o desempenho do seu site nos resultados de busca, para que ele possa ter uma classificação melhor. Essa estratégia envolve inúmeras táticas que ajudam seu site a parecer mais favorável aos olhos dos mecanismos de busca e usuários, para que você possa ter uma classificação na primeira página de resultados.
Considerando que 70% das pessoas pesquisam uma empresa on-line antes de decidirem comprar, o SEO é uma estratégia essencial se você quer que as pessoas encontrem sua empresa quando estiverem pesquisando.
Ferramentas recomendadas para iniciantes em SEO
Se você está apenas aprendendo a fazer SEO, é bom ter ferramentas para ajudar você no processo de aprendizado de SEO. Aqui estão algumas ferramentas básicas recomendadas para usar para começar com essa estratégia:
- SEO.com: SEO.com ajuda você a rastrear todos os seus esforços atuais de SEO e fornece uma referência de onde começar. Esta ferramenta permite que você veja as palavras-chave para as quais você classifica, verifique as classificações dos concorrentes e muito mais. Começa em US$ 19 por mês (mas você pode experimentar de graça ).
- Google Analytics: o GA4 pode ajudar você a monitorar os dados do seu site para ver o desempenho das suas páginas em termos de tráfego orgânico, cliques e conversões.
- Google Search Console: Esta ferramenta ajudará você com todas as mudanças de SEO de backend que você precisa fazer. Ela ajuda você a identificar erros técnicos de SEO e obter soluções para resolvê-los.
- Google PageSpeed Insights: o PageSpeed Insights ajudará você a ver o tempo de carregamento atual do seu site e fornecerá sugestões para melhorá-lo.
- Ferramenta de visualização do Google: a ferramenta de visualização do Google permite que você verifique sua tag de título e meta descrições para garantir que elas tenham uma boa aparência nos resultados de pesquisa.
Agora que você tem um monte de ferramentas de SEO em seu arsenal, vamos lá!
Como fazer SEO em 2024: a análise passo a passo
Ao tentar aprender como fazer SEO, pode parecer esmagador. Há muitos aspectos diferentes que você precisa considerar e otimizar, de palavras-chave a velocidade de página e links. Vamos dividir cada área importante, para que você possa ver como fazer isso:
- Palavras-chave
- Meta tags
- Ligação
- Criação de conteúdo
- SEO técnico
- Experiência de usuário
Vamos mergulhar!
Como fazer SEO: Palavras-chave
Para começar este guia prático sobre SEO, vamos começar com algo com o qual você provavelmente já está familiarizado: palavras-chave.
Palavras-chave são o que seu público pesquisa ao tentar encontrar informações e empresas relevantes. Quando você usa palavras-chave em seu site, você diz aos pesquisadores e ao Google sobre o que é seu site, seu setor e outras informações importantes.
Então, como você encontra palavras-chave para seu site?
Reserve um momento para pensar sobre seu negócio e os termos técnicos que você usaria para descrevê-lo. Se você tem uma pizzaria, por exemplo, você pode pensar em termos como “pizzaria local”, “pizzas artesanais” ou “pizza estilo Chicago”.
Você também pode encontrar palavras-chave para seu site observando seus concorrentes. Uma ferramenta como SEO.com, por exemplo, permite que você veja para quais palavras-chave seus concorrentes estão classificados, para que você possa encontrar oportunidades de palavras-chave para seu negócio. Você também pode ver quanto tráfego essas palavras-chave geram e quão difícil é classificá-las.
Depois de identificar essas palavras-chave, você vai querer integrá-las ao seu site. Falarei mais sobre esses elementos a seguir, mas você vai querer integrar suas palavras-chave ao seu:
- Tag de título
- Meta Descrição
- Cabeçalhos e subtítulos
- Texto de corpo
Tenha em mente que, se você usar palavras-chave em excesso na sua página, isso levará ao keyword stuffing e impactará negativamente seu desempenho nos resultados de pesquisa. Embora não haja uma fórmula definida para quantas vezes você deve usar uma palavra-chave, você pode usar seu melhor julgamento ao integrar palavras-chave.
Basicamente, se cada frase tem uma palavra-chave enfiada nela, você provavelmente está exagerando. Você sempre pode polvilhar suas palavras-chave algumas vezes, ver como a página se sai e ajustar a partir daí.
Experimente agora: Verificador de densidade de palavras-chave
Como fazer SEO: Meta tags
A seguir neste guia para iniciantes em SEO, vamos falar sobre meta tags. Meta tags são tags que fornecem informações sobre o conteúdo de um site para mecanismos de busca e usuários. As tags ajudam a fornecer contexto, para que rastreadores e pessoas saibam do que se trata seu site.
Aqui estão três meta tags nas quais você deve se concentrar para seu SEO:
Tags de título
As tags de título são o “cabeçalho” que você vê nos resultados de pesquisa. É o título clicável que leva você para a página certa.
Esta tag é importante porque informa aos usuários e mecanismos de busca o que esperar da sua página.
No exemplo acima, a tag de título diz “Treinamento de cães 101: como treinar seu cão completamente”. Este título indica para mim que a página cobrirá vários tipos de treinamento, como treinamento de caixa, treinamento de coleira e comandos básicos. Como esperado, a página cobre todas as informações (e mais).
Portanto, é importante que, ao criar suas tags de título, você defina a expectativa correta, dizendo ao seu público exatamente o que ele verá.
Você também deve manter estas práticas recomendadas em mente:
- Mantenha sua tag de título com até 60 caracteres (qualquer coisa maior será cortada)
- Use sua palavra-chave alvo no início do título (mostra relevância)
- Use palavras que chamem a atenção para atrair as pessoas (por exemplo, “grátis”, “indispensável”)
Meta Descrição
Sua meta descrição é a companheira da sua title tag. Ela aparece abaixo da title tag e fornece contexto adicional para o que está na sua página.
Assim como a tag de título, a meta descrição é importante para fornecer contexto sobre sua página aos mecanismos de busca e aos usuários.
Normalmente, você vai querer otimizar sua meta descrição para fornecer um breve resumo do que esperar em sua página. Pense em sua meta descrição como um trecho (muito mais curto) de um livro — você está dando às pessoas um pequeno vislumbre do que elas verão em sua página.
Siga estas práticas recomendadas para criar uma metadescrição:
- Mantenha-se dentro do limite de 155 caracteres
- Use sua palavra-chave alvo em sua descrição
- Use uma chamada para ação (CTA) para convidar os usuários a visitar sua página
Como fazer SEO: Linking
Se você quer saber como fazer SEO em 2024, você precisa saber sobre links. Existem dois tipos de links com os quais você precisa se preocupar com seu SEO:
- Links internos
- Backlinks
Vamos analisar os dois:
Links internos
Links internos são links para outras páginas do seu site, dentro do conteúdo do seu próprio site. Esses links aparecem como links de hipertexto dentro do texto em suas postagens de blog, cópia do site e dentro de outras áreas de informação.
Links internos são importantes para SEO porque ajudam mecanismos de busca a rastrear outras páginas do seu site, para que elas possam ser indexadas para resultados de busca. Além disso, links internos ajudam a manter os leitores no seu site por mais tempo e aumentam o tempo de permanência (o que melhora o SEO).
A vinculação interna é uma parte importante do SEO, então você deve seguir estas práticas recomendadas:
- Certifique-se de que o texto âncora seja relevante para a página para a qual você está vinculando: se o seu texto âncora for “carros mais rápidos” e você estiver vinculando a um artigo sobre como trocar o filtro de ar do seu carro, ele não é uma boa opção. O texto que você usa para seus links internos deve ser altamente relevante para a página para a qual você está vinculando.
- Use texto âncora curto: O ideal é que seu texto âncora tenha menos de 8 palavras. Você não quer que uma frase inteira seja um hiperlink.
- Use links internos com moderação: Ninguém quer ler um parágrafo em que cada palavra é um hiperlink. Use-os apenas onde eles se encaixam naturalmente.
Backlinks
Outra parte importante do SEO são os backlinks . Backlinks são links para seu site que vêm de contribuidores terceirizados.
Digamos que você escreveu um post de blog sobre arreios para cães que reduzem puxões. Um site de terceiros que está escrevendo sobre como treinar seu cão faz referência ao uso de um arreio sem puxões e links para seu artigo. Agora você formou um backlink.
Então, qualquer pessoa que visite o site de terceiros e leia o artigo pode clicar no link e visitar seu artigo sobre os arreios para cães.
Ok, agora você entende como eles funcionam. Mas por que os backlinks são importantes ?
Backlinks servem como um sinal de confiança para mecanismos de busca. Eles não apenas direcionam tráfego adicional para seu site, mas mostram aos mecanismos de busca que você é uma fonte confiável de informações.
Imagine que o site de terceiros que fez o link para você fosse o Chewy ou um treinador de cães respeitável que recebe 100.000 visitantes por mês em seu blog. Essas duas entidades já são fontes confiáveis na web (e em seu setor), então essa confiança se traduz em seu negócio.
Basicamente, quando se trata de criar backlinks , você quer que empresas e sites de boa reputação criem links para seu conteúdo — não sites de baixa qualidade, não confiáveis ou com spam.
Veja como você pode ganhar backlinks:
- Experimente fazer guest blogging em sites confiáveis
- Encontre links quebrados em sites e ofereça um link para seu site como substituição
- Crie conteúdo bom, informativo e útil (isso naturalmente gera backlinks!)
Como fazer SEO: Criação de conteúdo
Não podemos falar sobre como fazer SEO para iniciantes sem mencionar a criação de conteúdo . Criar conteúdo é crucial para ajudar você a se classificar nos resultados de pesquisa. Você não pode ter um sem o outro — conteúdo é o que se classifica nos resultados de pesquisa, e SEO é o que ajuda o conteúdo a se classificar nos resultados de pesquisa.
Se você está apenas começando com SEO, um bom lugar para começar com a criação de conteúdo é com postagens de blog . Você pode criar postagens de blog que compartilham informações úteis sobre tópicos relevantes do setor. As postagens de blog podem ser uma maneira fácil de obter conteúdo em seu site e responder às perguntas dos usuários.
À medida que você desenvolve mais sua estratégia de conteúdo , você pode experimentar formatos de conteúdo como:
- Artigos longos
- Vídeos
- E-books
- Guias
- Infográficos
- Estudos de caso
O importante a lembrar com a criação de conteúdo é que você precisa criar conteúdo com frequência. Criar conteúdo valioso visando diferentes palavras-chave permite que você gere continuamente tráfego orgânico e relevante para seu site.
Dica profissional: não confie em ferramentas de IA para produzir conteúdo para você. Há muitos perigos no conteúdo de IA que prejudicam seu SEO. Conteúdo feito por humanos produzirá melhores resultados em mecanismos de busca.
Aqui estão algumas dicas rápidas para ajudar você a começar a criar conteúdo:
- Escolha uma palavra-chave de foco para seu conteúdo e construa-o em torno desse termo
- Verifique o que já está classificado nos resultados de pesquisa para ter uma ideia de como enquadrar seu conteúdo
- Use recursos visuais em seu conteúdo para manter os leitores engajados
- Evite usar jargões que seu público não entende — use-os apenas se forem vitais para o conteúdo que você está escrevendo e se você puder encontrar uma maneira simples de explicar o que eles significam.
Como fazer SEO: SEO técnico
Tudo bem, é hora de se preparar. Vamos falar sobre uma das partes mais difíceis de aprender a fazer SEO: SEO técnico.
SEO técnico é desafiador porque requer trabalho no backend do seu site — o que geralmente significa ter conhecimento de codificação. Mas, felizmente, há ferramentas e recursos que você pode usar para tornar isso um pouco mais fácil.
A ferramenta na qual você realmente vai querer confiar para SEO técnico é o Google Search Console . O Google Search Console ajudará você a identificar erros técnicos em seu SEO e fornecerá contexto sobre como corrigi-los.
Então, antes de prosseguir, certifique-se de ter sua conta do Google Search Console configurada.
Ok, estamos prontos? Vamos mergulhar.
Rastreamento e indexação
Antes de mergulhar em quaisquer outros aspectos técnicos de SEO, você precisa ter certeza de que o Google pode rastrear e indexar seu site . Rastrear e indexar é como seu site aparece nos resultados de pesquisa — se o Google não pode fazer isso em seu site, você não está aparecendo nos resultados de pesquisa.
Entre no Google Search Console e verifique o relatório “Indexing”. Este relatório lhe dirá quantas páginas estão indexadas, quantas não estão e por que as páginas não estão indexadas.
Tenha em mente que algumas páginas não devem ser indexadas, como a página de “obrigado” no checkout ou uma página de confirmação de inscrição. Mas se você estiver vendo que uma página de produto/serviço ou uma postagem de blog não está sendo indexada, provavelmente é um problema que você desejará corrigir.
Usando o Google Search Console, você pode identificar por que suas páginas não estão sendo indexadas e corrigi-las, para que elas possam aparecer nos resultados de pesquisa.
Mapa do site XML
Depois de saber que seu site está sendo rastreado e indexado, é hora de passar para o sitemap XML . Seu sitemap XML informa aos rastreadores de mecanismos de busca o que você quer que eles vejam quando rastrearem seu site — É basicamente um roteiro para as páginas mais importantes do seu site.
Você pode visitar sitemaps.org para obter informações sobre como criar um sitemap para seu site. Se você investir em serviços de SEO de uma agência qualificada, você pode ter uma equipe de especialistas construindo e enviando seu sitemap XML para você.
Depois de criá-lo, você deverá enviá-lo por meio do Google Search Console para que o Google possa começar a rastrear suas páginas mais importantes.
Arquivo Robots.txt
Seu sitemap XML não é o único arquivo que você vai querer fornecer para mecanismos de busca para ajudá-los a rastrear seu site. O arquivo robots.txt é crucial para dizer aos rastreadores de mecanismos de busca como prosseguir pelo seu site. Este arquivo faz duas coisas:
- Informa aos mecanismos de busca quais links ele pode rastrear: Isso é conhecido como allow . Você dá aos mecanismos de busca permissão para rastrear URLs no seu site, para que eles possam ser indexados para resultados de pesquisa.
- Informa aos mecanismos de busca quais links ele não pode rastrear: Isso é conhecido como disallow . Quando você não permite links, você bloqueia mecanismos de busca de rastrear uma URL.
Tenha em mente que seu arquivo robots.txt não é uma maneira infalível de impedir que páginas sejam rastreadas e indexadas (essa é uma tag noindex), ele serve como uma sugestão de onde os bots devem rastrear.
O objetivo deste arquivo é principalmente evitar que seu site fique sobrecarregado com muito rastreamento. Seu arquivo robots.txt ajuda você a gerenciar a frequência e a profundidade do rastreamento em seu site, para que você não sobrecarregue o servidor do seu site e crie uma experiência de navegação lenta para os visitantes do site.
Como você modifica seu arquivo robots.txt depende de onde você hospeda seu site. Se você usa WordPress, por exemplo, há vários plugins de SEO robots.txt que você pode usar para criar e modificar seu arquivo robots.txt.
Velocidade da página
Você sabia que 70% das pessoas dizem que a velocidade do site de um varejista online tem impacto sobre se elas estão dispostas a comprar daquele varejista? Ter um site de carregamento lento afasta as pessoas e as torna menos propensas a interagir com seu negócio, o que impacta suas conversões e receita. Então, se você quer fazer SEO em 2024, precisa otimizar a velocidade da sua página.
A melhor maneira de determinar onde está a velocidade da sua página é olhar para o seu Core Web Vitals . O Core Web Vitals, encontrado no Google Search Console, fornece o status do desempenho das suas páginas no seu site — Ruim, Precisa de Melhoria ou Bom.
Com base nessas informações, você pode identificar se está proporcionando uma experiência ruim ao usuário e descobrir o motivo, para poder fazer melhorias.
HTTPS
A seguir neste guia sobre como fazer SEO para iniciantes, vamos falar sobre segurança de sites . Na era atual de hackers e ladrões de dados, ter um site seguro é essencial. É por isso que o algoritmo do Google tem uma tendência a favorecer sites seguros em vez de sites não seguros nos resultados de pesquisa.
Então, se você não vir HTTPS no URL do seu site, isso significa que ele não é seguro.
Para proteger seu site , você precisa obter um certificado Secure Sockets Layer (SSL) . Isso ajudará a manter as transferências de informações pessoais, como números de cartão de crédito, criptografadas e protegidas em seu site.
Otimização para dispositivos móveis
A partir de 5 de julho, o Google não indexará mais sites que não tenham um design otimizado para dispositivos móveis . Então, se você quer saber como fazer SEO em 2024, comece certificando-se de que seu site seja otimizado para dispositivos móveis.
Criar um design amigável para dispositivos móveis significa integrar design responsivo ao seu site. O design responsivo permite que seu site se adapte a qualquer dispositivo que seu público use, para que eles tenham uma experiência tão boa em seus smartphones quanto em seus desktops.
Se você não tem certeza de como tornar seu site responsivo, considere investir em serviços de web design responsivo para que uma equipe de designers profissionais faça isso por você.
Como fazer SEO: Experiência do usuário
Para finalizar este guia sobre como fazer SEO em 2024, vamos falar sobre a experiência do usuário . Embora a experiência do usuário não seja um fator de classificação direto, ela tem um impacto no desempenho do seu site nos resultados de pesquisa.
No final das contas, o objetivo do Google é entregar sites que forneçam informações úteis aos pesquisadores, ao mesmo tempo em que fornecem uma boa experiência — porque é o que os usuários querem. Os usuários não querem esperar por páginas de carregamento lento , tentar usar uma barra de navegação difícil ou lidar com elementos constantemente pulando pela página e interferindo em sua experiência.
Então, se você quer que seu site tenha uma boa classificação nos resultados de pesquisa, você precisa oferecer uma experiência ao usuário que mantenha os visitantes engajados e interagindo com o conteúdo do seu site.
Aqui estão algumas práticas recomendadas a serem seguidas para garantir que você ofereça a melhor experiência aos visitantes:
- Chame a atenção acima da dobra: Acima da dobra é a primeira coisa que os visitantes veem quando entram no seu site. Certifique-se de ter um acima da dobra chamativo que atraia as pessoas a continuar rolando.
- Use botões CTA claros: Você não pode esperar que seu público saiba as ações que você quer que eles tomem. Use botões CTA claros para guiar os usuários para a próxima ação e criar uma experiência perfeita.
- Foco na legibilidade: Você pode ter muitas informações excelentes em seu site, mas se for difícil de ler, não importa. Promova a legibilidade em seu site usando pequenos parágrafos de texto (2-3 frases), listas com marcadores e títulos e subtítulos para facilitar a leitura e a leitura.
- Integre elementos visuais: as pessoas não querem visitar seu site e ver um bloco de texto. Use elementos visuais, como imagens e vídeos, para ajudar a aumentar o engajamento e manter as pessoas no seu site por mais tempo.
Como fazer SEO da maneira mais fácil: faça parceria com a MidiaPro
Agora que você sabe como fazer SEO em 2024, pode se sentir sobrecarregado. Isso não é anormal — há muita coisa envolvida na criação, implementação e manutenção de sua estratégia de SEO. Pode ser estressante tentar fazer tudo certo para gerar receita que faça seu negócio crescer.
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Atua na MidiaPro como Gestor de Marketing Digital. Especializado em SEO, criação de conteúdo e Estratégias de Negócios. Além disso, gosta de escrever artigos para outros nichos como inteligência artificial, Saúde, Beleza, Tecnologia entre outros. Quando não está escrevendo conteúdos ou gerindo a MidiaPro está se dedicando à família e sua plantas, ou em uma pousada longe da agitação.
joabe antonio de oliveira