Como os vídeos verticais podem se encaixar na sua estratégia de conteúdo

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Os vídeos verticais parecem estar em todo lugar hoje em dia, com cada plataforma de mídia social mainstream os hospedando. Esses vídeos mais curtos prendem nossa atenção e nos mantêm rolando por horas. 

Então, como as empresas podem alavancar esse formato de mídia em alta? Descubra aqui!

O que é um vídeo vertical?

Os vídeos verticais têm uma proporção de 9:16, o que significa que são mais altos do que largos. Isso os torna perfeitos para preencher a tela do seu telefone. Para fornecer vídeos verticais da melhor qualidade aos espectadores, esses vídeos devem ser criados com as dimensões de 1080×1920 pixels em mente. 

Como os vídeos verticais podem se encaixar na sua estratégia de conteúdo

Quais plataformas hospedam vídeos verticais?

Existem três grandes players no videogame vertical: 

  • TikTok
  • YouTube
  • Instagram

Cada um tem seu próprio nome exclusivo para seus vídeos verticais. Os vídeos do TikTok são simplesmente chamados de TikToks. Os vídeos verticais do YouTube são chamados de Shorts, e os vídeos verticais do Instagram são conhecidos como Reels. 

Qual deve ser a duração de um vídeo vertical?

Quando os vídeos verticais estavam se tornando populares, eles eram curtos por natureza. Normalmente, os vídeos verticais duravam até 30 segundos. Nos últimos anos, as plataformas sociais têm estendido o tempo que os vídeos verticais podem ser reproduzidos. A duração exata varia com base na plataforma de mídia social. 

Abaixo está uma análise do comprimento por canal:

Plataforma SocialDuração máxima do vídeo
TikTok180 segundos
YouTube60 segundos
Instagram90 segundos

Escolhendo em qual plataforma publicar um vídeo vertical

Cada plataforma que permite que você compartilhe conteúdo vertical tem um público diferente. Aqueles que consomem Instagram Reels podem não ter uma conta TikTok. Ou alguns que assistem YouTube Shorts podem não se envolver muito com o conteúdo no Instagram. 

Ao decidir qual conteúdo fazer e onde postá-lo, é importante entender seu público e onde ele está navegando. Mesmo se você aproveitar todas as três plataformas, pode não ter sucesso em postar o mesmo conteúdo em todas as três. Parte disso se deve aos algoritmos de cada aplicativo — no entanto, o comportamento do consumidor também está em jogo. 

Você pode postar um vídeo no TikTok e receber milhares de curtidas, comentários e visualizações. Enquanto o mesmo vídeo pode ter dificuldade para obter engajamento no Instagram Reels. 

Conforme você continua a postar em cada plataforma, você pode usar análises para determinar o que funciona com o público de cada aplicativo. Há também muitos recursos online que discutem os dados demográficos típicos para cada plataforma. Eles podem dar alguns insights antes de você começar a acumular métricas de canal para revisar. 

No que cada plataforma se concentra

Para ajudar você a ter uma ideia de onde postar seus vídeos verticais, confira estas informações sobre o tipo de conteúdo para cada plataforma:

  • Reels – Os Reels do Instagram são um recurso dentro da plataforma Instagram. Outros recursos no Instagram incluem carrosséis de fotos e stories. Se você decidir postar Reels no perfil do Instagram da sua empresa, você pode querer compartilhar algumas imagens estáticas também para alcançar outras pessoas no aplicativo. 
  • Shorts – YouTube Shorts são um recurso dentro do YouTube. Os criadores no YouTube também podem publicar vídeos mais longos, formatados horizontalmente, na plataforma. Os canais do YouTube podem apresentar Shorts e vídeos padrão, com cada um tendo uma aba em uma página do canal. Se você escolher publicar no YouTube, você pode querer trabalhar em alguns vídeos mais longos e padrão em sua estratégia de conteúdo também.
  • TikToks – TikToks são o único recurso do aplicativo TikTok. Esta plataforma foi criada como um hub para conteúdo de vídeo de formato curto. 

Por que você deve usar vídeos verticais?

Não tem certeza se deve usar vídeos verticais? Aqui estão três razões convincentes pelas quais você deve usá-los:

Eles são populares

Os vídeos verticais estão varrendo o cenário das mídias sociais. Alguns estão chamando o consumo interminável desses vídeos de epidemia. Os vídeos verticais podem ser viciantes e realmente prender a atenção dos espectadores. Vídeos mais curtos permitem que os consumidores passem por um ciclo emocional mais rápido, e se você puder conectar esse ciclo ao seu produto ou serviço, você pode colocar um usuário em seu funil de compras.

Como os vídeos verticais podem se encaixar na sua estratégia de conteúdo

Seus concorrentes já estão criando-os

Como os vídeos verticais são tão populares agora, é provável que sua concorrência já tenha aproveitado. Ser capaz de competir em um espaço adicional pode ajudar você a superar os concorrentes. Se seus concorrentes ainda não estão aproveitando vídeos curtos, esta é uma oportunidade de ouro para ficar à frente deles.

Eles são econômicos

Vídeos verticais provavelmente também não levarão tanto tempo ou custarão tanto para serem produzidos em comparação a vídeos mais longos. Muitas vezes, esses vídeos podem ser filmados em um telefone e enviados para a plataforma de sua escolha. Normalmente, essas plataformas têm software de edição integrado, tornando simples editar vídeos quando em movimento ou quando o tempo é limitado. 

Como criar ideias para vídeos curtos: 5 dicas rápidas

Existem algumas maneiras de obter tópicos para seus vídeos verticais. Ao criar esses tópicos, é importante ter em mente em qual plataforma você vai publicar e a duração máxima permitida do vídeo.

1. Observe os concorrentes

Confira o que seus concorrentes estão postando no YouTube Shorts, TikTok e Instagram Reels. Veja quais dos vídeos deles têm mais engajamento (curtidas, compartilhamentos, comentários) e vá atrás desses tópicos primeiro. 

2. Responda perguntas

Revise as perguntas frequentes que sua empresa recebe e responda-as. Revise os formulários de lead ou ouça as chamadas para encontrar essas perguntas comuns. 

Você também pode responder perguntas relacionadas ao setor. Para fazer isso, revise o People Also Ask Questions no Google ou revise o FAQ de outros sites do setor. 

3. Capitalize as tendências

Pesquise tendências em seu setor usando ferramentas como o Google Trends e comece a criar vídeos em torno delas. Conteúdo de vídeo de formato curto geralmente capitaliza tendências e tópicos quentes, então esta é uma maneira perfeita de obter inspiração. 

4. Vá atrás de palavras-chave

Se o seu negócio foca em certas palavras-chave para otimização de mecanismos de busca (SEO) , pode ser ótimo trabalhar vídeos verticais em sua estratégia de conteúdo relacionada a esses termos. É mais fácil fazer isso no YouTube, pois você pode conduzir pesquisas de palavras-chave usando algumas ferramentas de terceiros e o próprio YouTube. 

Ao ir atrás de certas palavras-chave, tenha em mente que a narração do seu vídeo deve dizer essa palavra-chave ao longo do vídeo, se possível. Além disso, você vai querer usar a palavra-chave no título do seu vídeo e em hashtags em plataformas que permitem que esses itens sejam inseridos. 

5. Humanizar

Os vídeos são uma ótima maneira de apresentar e humanizar sua marca. Postar vídeos que apresentem sua equipe ou façam um tour por sua localização pode fazer sua empresa parecer mais pessoal. Outros vídeos populares desse tipo incluem fazer seus funcionários participarem de uma tendência atual. Isso não só pode ajudar seu vídeo a aparecer em mais feeds de pessoas, mas também cria uma conexão pessoal com seus funcionários e sua marca. 

Como fazer um vídeo vertical

Você pode fazer um vídeo vertical usando conteúdo que você filmou ou animou, ou pode aproveitar vídeos de estoque. 

Vejamos estas duas opções:

  • Filmagens de propriedade da empresa : usar filmagens que sua empresa filmou ou animou pode fazer com que seus vídeos verticais pareçam mais humanísticos. Os espectadores provavelmente perceberão o fato de que você filmou as filmagens e podem preferir isso em vez de filmagens de estoque. Considere aproveitar filmagens b-roll ou filmar novos conteúdos para o propósito do seu vídeo. 
  • Imagens de stock: Se sua capacidade de filmar suas próprias imagens for limitada, considere usar conteúdo de vídeo de stock. Existem vários sites por aí que oferecem vídeos de stock. Um exemplo é o StoryBlocks. Para alguns desses sites, você pode precisar ter uma conta paga para aproveitar as imagens, enquanto outros podem ser gratuitos. De qualquer forma, é importante ler a documentação de uso de direitos autorais para garantir que você esteja seguro para usar as imagens selecionadas para fins comerciais. 

Edição e criação de vídeos verticais

Algumas plataformas têm edição embutida, o que permitirá que edições simples sejam feitas no seu conteúdo. Se você estiver procurando completar algumas edições mais complicadas, você pode confiar em uma plataforma como Canva ou Adobe Express.

Vamos dar uma olhada nessas plataformas:

  • Canva: Se você está procurando uma solução gratuita, o Canva pode ser sua melhor escolha. Muitos consideram o Canva uma plataforma amigável ao usuário e fácil de aprender. Outra vantagem é que o Canva tem as dimensões integradas como modelos para muitos vídeos verticais. 
  • Adobe Express: Se você tiver experiência com o Adobe Suite, pode achar mais fácil navegar no Adobe Express para edição de vídeo. Embora existam opções gratuitas para o Adobe Express, apenas ferramentas básicas de conteúdo estão disponíveis. Uma versão premium pode ser mais adequada para necessidades comerciais.

Obtenha ajuda com vídeos verticais da MidiaPro


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