Visando cortar custos, a maioria dos estúdios de games já utiliza ferramentas de IA

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Segundo apuração da Wired, uma grande parcela dos estúdios de jogos já utilizam ferramentas de IA. Iniciativa que tem como finalidade cortar custos. Graças algumas opções de IAs generativas, como Midjourney e Stable Diffusion, profissionais estão perdendo espaço para os modelos generativos.

Essa decisão dos executivos tem impactado a indústria com demissões de equipes. A Wired afirma que teve acesso a e-mails internos de empresas como a Activision, e também entrevistou artistas e designers. Os relatos, mantendo o anonimato das fontes, reforçam que o processo de integração de IA na rotina de trabalho está sendo aplicado, e que o uso dessas ferramentas é cada vez mais presente.

De uso interno ao produto final

No caso da Activision, inicialmente a empresa teria garantido aos seus colaboradores que as ferramentas seriam usadas apenas para a criação de imagens para uso interno. Mas essa etapa já foi vencida. Além do uso interno, a empresa também passou a aplicar o uso de IAs generativas para produzir conteúdos em games como Call of Duty: Modern Warfare 3.

O uso da IA, por meio de ferramentas que evoluem numa velocidade impressionante, está reduzindo a dependência das empresas em profissionais renomados do mercado, que acumularam anos de know how e um riquíssimo portfólio em inúmeros projetos. Como afirmou uma das fontes ouvidas pela Wired, os estúdios estão chegando a conclusão que não vale mais a pena contratar um bando de artistas conceituais e designers que cobram um alto valor por seu trabalho se eles podem apenas pegar um diretor de arte e colocar ele numa interação com o Midjourney e o Stable Diffusion.

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Algumas profissões seguem preservadas (ao menos por enquanto)

Evidentemente, algumas profissões, dentro dos cargos envolvidos no processo criativo de um game, seguem preservados, devido a uma certa ineficiência do resultado entregue por IA até o momento. Profissionais que trabalham com animação 3D e programação ainda contam com uma certa estabilidade. As áreas realmente afetadas são artistas que lidam com artes conceituais, designers gráficos e ilustradores. No entanto, nos próximos anos o impacto em mais áreas parece ser um caminho inevitável. Ainda mais quando ferramentas como o Sora, da OpenAI, estiverem disponíveis.

Algumas previsões também não parecem nada otimistas para aqueles diretamente envolvidos com a produção de jogos. Em março, Jensen Huang, CEO da NVIDIA, declarou que jogos criados inteiramente por IA chegarão em menos de 10 anos. 

 


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