Como classificar no ChatGPT: fazendo com que a IA fale sobre você

Como classificar no ChatGPT

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

O ChatGPT não é, ainda, tecnicamente um mecanismo de busca. É um chatbot de inteligência artificial generativa baseado em LLM (tente dizer isso cinco vezes rápido). É a versão da Internet de se inclinar para seus colegas de trabalho e perguntar se eles lembram daquele pedaço de código PHP que faz o formulário fazer aquela coisa. É como ligar para um amigo e perguntar se ele conhece algum lugar para comer bons burritos no almoço.

Mas, se você for, digamos, dono de um restaurante, você vai querer saber como ranquear no ChatGPT quando alguém fizer essa última pergunta. Esse é o tipo de informação que veremos neste artigo, junto com algumas estratégias para você começar.

O ChatGPT é o novo Google?

Não. Atualmente, o ChatGPT tem apenas cerca de 2% da fatia de mercado, o que não é particularmente grande em comparação com a fatia de mais de 90% do Google. Embora o ChatGPT possa ser o novato no pedaço para pessoas de marketing online, desenvolvedores e a multidão tecnicamente experiente, ele ainda está filtrando para as massas.

As empresas parecem estar à frente da população, com um grande número já usando o ChatGPT ou outra ferramenta de IA para fazer funções automatizadas, codificação e ajudar com marketing online, como SEO. Usar o ChatGPT como sua página inicial no navegador não se tornou uma coisa. Ainda.

Embora o ChatGPT não substitua o Google tão cedo, ele ainda atrai bilhões de usuários todo mês — 1,3 bilhão, para ser exato. Enquanto alguns desses usuários estão pedindo ao ChatGPT para jogar Dungeons & Dragons com o ChatGPT como Mestre (é muito divertido!), em vez de recomendações, isso não significa que um dia eles não o farão.

Mas mesmo aqui, isso pode levar a pessoa a perguntar onde pode obter o jogo real, e uma lista de varejistas será recomendada. Com o tempo, mais e mais usuários podem recorrer a uma resposta personalizada, única e simples do ChatGPT do que a uma longa lista de possibilidades repleta de anúncios, vídeos e localizações de mapas de um mecanismo de busca.

Quais são os principais fatores para classificação no ChatGPT?

O ChatGPT é treinado nos dados e informações da web. Ele reconhece padrões dentro dessas informações e usa esses padrões para dar resultados. Os seguintes são fatores que influenciam suas principais escolhas para recomendações:

  • Clareza e relevância: o objetivo do ChatGPT é oferecer aos usuários uma resposta clara e direta.
  • Precisão: embora até mesmo os desenvolvedores do ChatGPT recomendem que você verifique tudo duas vezes no ChatGPT, eles se esforçam para tornar a IA o mais precisa possível.
  • Consciência de contexto: As respostas são projetadas para demonstrar uma compreensão do contexto. Isso inclui interações anteriores e personalização do usuário que o ChatGPT armazenou.

Como classificar no ChatGPT

Não há um conjunto rígido de regras para otimização, semelhante a como nunca sabemos realmente como o Google gera seus resultados. Mas parece haver certos indicadores que você pode seguir para inclinar a balança a seu favor e obter esse tráfego do ChatGPT:

  • Menções à marca: se sua marca for mencionada mais na web, é mais provável que ela esteja no conjunto de dados do ChatGPT e, como resultado, seja possível extrair informações da sua empresa.
  • Relevância: A IA perceberá que quando você perguntar por ” cafeterias em Harrisburg” , as palavras-chave relevantes serão “cafeteria” e “Harrisburg” como local. Se essas forem suas principais palavras-chave, sua marca terá mais chances de aparecer nos resultados do ChatGPT.
  • Avaliações: As opiniões vão importar porque dão credibilidade à sua empresa. Mas elas também mencionam sua marca, então é uma vitória dupla para você.
  • Palavras-chave das perguntas: os usuários fazem perguntas ao ChatGPT, o que significa que palavras-chave do tipo pergunta podem ser o caminho a seguir no futuro.

Além dos fatores acima, há outros dois pontos a serem considerados.

Personalização

Outro fator que precisa ser mencionado é a personalização. Com o desenvolvimento do ChatGPT 4, informações sobre o usuário foram coletadas. Então, se o usuário menciona, por exemplo, que é vegetariano e, um pouco depois, pede uma recomendação de restaurante, o ChatGPT pode recomendar apenas lugares com opções vegetarianas.

Isso é um divisor de águas em termos de oferecer opções personalizadas para os usuários, mas também é um divisor de águas para as empresas porque elas não terão controle sobre isso até certo ponto. As empresas terão que começar a pensar fora da caixa sobre as personas de seus clientes para serem incluídas nesses resultados. Por exemplo, em vez de usar palavras-chave amplas como “ideias de presentes para seu cachorro”, elas podem ter que incluir “presentes de aniversário de buldogue”.

Linhas do tempo

Por fim, você precisa lembrar que o ChatGPT está sempre um pouco atrasado , dependendo de suas atualizações. Por exemplo, o ChatGPT-3.5 só tinha informações até 2021, enquanto o ChatGPT-4 tem informações até abril de 2023.

Os prazos entre cada versão variam historicamente de dois anos a quatro meses. Se você começar a otimizar para ranquear no ChatGPT agora, isso só valerá a pena na próxima atualização do ChatGPT, que pode demorar dois anos. Ou pode ser em dezembro. Essa é uma grande diferença.

Basicamente, obter tráfego do ChatGPT significa começar sua campanha hoje, mas possivelmente não verá resultados por dois anos.

Estratégias para começar a classificação no ChatGPT

Se você quer entrar no jogo e começar a ranquear no ChatGPT, precisa começar agora, antes da próxima atualização do ChatGPT. Aqui estão algumas estratégias para começar a anotar para obter tráfego do ChatGPT:

Faça com que as pessoas mencionem e falem sobre você

Quanto mais menções, maior a probabilidade de você ser recomendado. Alguns ótimos lugares onde você pode aumentar suas menções de nome incluem:

  • Avaliações
  • Influenciadores
  • Conteúdo viral
  • Vídeos

Crie conteúdo de qualidade

Todos na web amam conteúdo de qualidade. Mecanismos de busca, usuários, mídias sociais e, sem surpresa, ChatGPT. Ótimo conteúdo pode ser compartilhado viralmente e usado em vários canais. O melhor conteúdo que você cria pode ser atualizado repetidamente com atualizações e ajustes. É o presente que continua dando.

Um ótimo conteúdo não precisa ser somente para seu site. Considere fazer guest blogging para espalhar a palavra sobre sua marca e obter alguns backlinks de alta qualidade. Além disso, as menções extras na web ajudam com sua classificação no ChatGPT.

Fique por dentro da IA ​​e da tecnologia em nossa lista de emails

Se você estiver interessado em ficar à frente das tendências e conhecer as últimas táticas de marketing, assine nossa newsletter. Você receberá o conteúdo mais fresco enviado para sua caixa de entrada regularmente.

Se você está procurando usar tecnologia como ChatGPT em seu próprio negócio, então não diga mais nada! Entre em contato com nossos estrategistas em e nós o ajudaremos a fazer isso. Você também pode entrar em contato conosco online para um orçamento gratuito.


Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!