A Apple estaria em discussões com a Barb Audiences, organização britânica responsável por coletar dados de audiência no país. O objetivo é estudar técnicas para avaliar resultados de anúncios. Este é mais um movimento da empresa que sugere que o Apple TV+ será mais um serviço de streaming a exibir anúncios em breve.
As informações são do jornal The Telegraph, também situado no Reino Unido. Barb era, originalmente, a sigla para “conselho de pesquisa de audiência de emissoras”. Entre seus donos, estão a BBC, ITV, Channel 4, Channel 5, Sky UK e o Instituto de Profissionais de Propaganda.
A Barb já monitora os dados de audiência de conteúdos da Apple TV+, mas, para acompanhar métricas de anúncios, são necessárias técnicas adicionais. O órgão também trabalha com outros serviços de streaming, como Netflix, Disney+ e Amazon Prime Video.
As novas informações reforçam relatos anteriores de que o streaming poderá contar com publicidade no futuro. Em março de 2024, a Apple contratou Joseph Cady, que já foi vice-presidente executivo de parcerias e propaganda da NBCUniversal. Segundo a Business Insider, a empresa da maçã também trouxe outras pessoas que trabalhavam com anúncios de vídeo na NBCUniversal, Peacock e FanDuel.
Netflix e Disney aderiram a propagandas
Até o momento, a Apple não tem anúncios em filmes e séries. As propagandas apareceram apenas em transmissões esportivas ao vivo, com nos jogos da Major League Soccer, principal campeonato de futebol dos Estados Unidos.
Caso a Apple tome este rumo, ela estaria seguindo os passos de outras plataformas de streaming.
Outro ponto que as propagandas reforçariam é que a Apple está tentando ganhar mais dinheiro (ou ter menos prejuízo) com o streaming. No Brasil, o Apple TV+ foi lançado por R$ 9,90 por mês, em 2019. Agora, ele custa R$ 21,90 mensais. Nos EUA, o movimento foi similar, passando de US$ 4,99 mensais no lançamento para US$ 9,99 mensais atualmente.
Nas últimas semanas, surgiram informações de que a empresa vai “fechar a torneira” para produções originais. A Apple teria investido mais de US$ 20 bilhões em filmes e séries. Apesar de vários sucessos de crítica, elas não conseguiram ajudar o serviço a conquistar uma grande base de assinantes.
Com informações: The Telegraph, 9to5Mac, MacRumors
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