A tecnologia e a sustentabilidade na indústria de laticínios são temas fundamentais no contexto atual, impulsionados pela necessidade de reduzir o impacto ambiental e melhorar a eficiência operacional. Os avanços tecnológicos estão revolucionando desde a produção até a distribuição de produtos lácteos, promovendo práticas mais sustentáveis, como a gestão eficiente de resíduos, a redução da pegada de carbono e o uso responsável dos recursos naturais.
Essa combinação de inovação tecnológica e sustentabilidade alavanca a competitividade das empresas no mercado global e contribui significativamente para a preservação ambiental e o bem-estar animal, atendendo às demandas cada vez mais exigentes dos consumidores.
Dois exemplos recentes ilustram como as empresas de laticínios estão adotando tecnologia e práticas sustentáveis para se adaptarem às novas demandas do mercado e facilitar processos operacionais.
Alvoar Lácteos vai medir as emissões de carbono
Quinto maior laticínio do país, a Alvoar Lácteos está investindo R$ 1,3 milhão para calcular a emissão de carbono de 60 de seus mais de 5 mil produtores fornecedores de leite. A iniciativa é o primeiro passo da empresa para a definição de suas metas futuras de descarbonização.
Até 2025, a companhia quer alcançar pelo menos 200 produtores, diz Armindo Neto, diretor executivo de captação da Alvoar e responsável pelo projeto. Inicialmente, o trabalho vai se concentrar nos Estados de Minas Gerais e Ceará.
“O próximo passo será incluir produtores de Pernambuco, Sergipe e Bahia e de outras áreas do Nordeste, uma região muito grande e com características específicas em cada Estado”, afirmou. Nas metas de descarbonização, a Alvoar quer definir estratégias compatíveis com o perfil de seus produtores.
Os primeiros resultados indicam que os 60 produtores emitem, em média, 2,75 kg de carbono equivalente por litro de leite que produzem, um resultado semelhante à média global de emissões do segmento. O objetivo é fazer com que esse índice chegue a 0,8 kg de carbono equivalente por litro, nível que já se registrou em experimentos que seguiram as melhores práticas ambientais.
“A gente sabe que depois disso temos espaço para continuar reduzindo cada vez mais as emissões, até chegar a zero, mas esta é uma jornada de longo prazo”, reconhece Neto.
O projeto com os produtores de leite é parte dos esforços da empresa para reduzir sua pegada ambiental, compromisso que a Alvoar assumiu após captar, em novembro do ano passado, US$ 30 milhões da International Finance Corporation (IFC), braço corporativo do Banco Mundial. À época, a empresa informou que destinaria parte dos recursos a investimentos em programas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês).
“O mercado está cada vez mais exigente com isso (sustentabilidade), e as pessoas têm buscado saber a origem dos alimentos que consomem e seu impacto ambiental e social. Então, de fato, é um mundo novo, para o qual temos que nos preparar. Mas esta não é uma mudança rápida e nem simples de se fazer, é uma mudança que vai se construindo em longo prazo”, acrescentou.
Danone e Microsoft colaboram em IA para aumentar a eficiência operacional
A fim de melhorar sua eficiência operacional, a Danone contratou a Microsoft. As duas empresas colaborarão para implementar a IA nos sistemas da Danone. A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando uma série de campos, desde a codificação até a redação de textos. Isso não é diferente no setor de alimentos.
A Danone, empresa francesa de laticínios, está colaborando com a Microsoft para incorporar a IA em seus sistemas operacionais. Além de se concentrar no treinamento dos funcionários, a Danone pretende usar a IA como uma forma de aumentar a eficiência operacional e impulsionar a pesquisa e a inovação (P&I).
Como a IA já está sendo usada na Danone?
Em P&I, a Danone já está usando a IA há algum tempo. Em soluções digitais de saúde, por exemplo, a empresa de laticínios vem utilizando a IA há vários anos.
Esse uso só está crescendo. “Hoje, estamos experimentando um aumento nos casos de uso de IA para apoiar nosso modelo de inovação em todos os domínios de P&I; percepções dos consumidores, modelagem in silico e novo horizonte na saúde intestinal, para listar alguns”, disse um porta-voz da Danone.
Como a IA será usada para aumentar a eficiência operacional?
A Danone pretende usar a IA da Microsoft para aumentar a eficiência operacional em sua cadeia de suprimentos e logística, e até mesmo impulsionar a fabricação.
Por exemplo, a empresa está integrando a IA à sua previsão de demanda, com o objetivo de melhorar a precisão e a eficiência de sua cadeia de suprimentos e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental.
Na logística, a IA também é importante. “Um caso de uso de produtividade e eficácia está sendo realizado atualmente, usando a Gen AI para integrar os pontos de dados de aquisição mais importantes em várias plataformas comerciais e de aquisição, gerando contratos mais completos e aprimorados, desempenho do fornecedor e percepções de gastos para aprimorar a logística.”
Por fim, a IA será usada na manufatura em várias fábricas para realizar a manutenção preventiva de linhas e análises de desempenho aprimoradas. A IA generativa (chatbots) será usada para se comunicar com dados operacionais.
As informações são do Dairy Reporter e Globo Rural, adaptadas pela equipe MilkPoint.