O YouTube está testando uma integração com o Google Gemini para ajudar os criadores a fazer um brainstorming de ideias de vídeos, títulos e miniaturas. A empresa de propriedade do Google anunciou o lançamento do novo recurso Brainstorm with Gemini em um vídeo postado em seu canal Creator Insider.
Um porta-voz do YouTube disse ao TechCrunch que o recurso está disponível para criadores selecionados como parte de um experimento pequeno e limitado. O YouTube considerará o suggestions dos criadores antes de decidir se deve lançar o recurso de forma mais ampla.
A nova ferramenta pode dar ao YouTube uma vantagem sobre outras plataformas de vídeo de mídia social frequentemente usadas por criadores, pois oferece a eles algo que não está disponível nessas plataformas concorrentes. Além disso, faz sentido para o Google incorporar sua IA em sua plataforma de vídeo para encorajar os criadores a usar suas ferramentas de IA em vez de outras plataformas populares como o ChatGPT da OpenAI.
O Brainstorm com Gemini é semelhante a outro recurso de IA que o YouTube lançado em teste em maio, que é uma ferramenta de inspiração de conteúdo alimentada por IA que dá aos criadores ideias de tópicos de vídeo nos quais seu público está interessado e, em seguida, gera um esboço de pontos de discussão para iniciar o processo de criação.
O porta-voz disse ao TechCrunch que os criadores agora têm a opção de obter o mesmo tipo de ajuda, mas com o Gemini, que é o nome da marca para a família de modelos de linguagem de IA grande usados em muitos produtos do Google. O YouTube vê a nova adição como uma maneira de avaliar se os criadores preferem a ferramenta de inspiração, a integração Gemini ou ambos quando se trata de obter ajuda com ideias de conteúdo.
Os criadores que fazem parte do experimento podem abrir o YouTube Studio, digitar uma ideia de vídeo na barra de pesquisa e, em seguida, receber duas opções: a ferramenta de inspiração e o recurso Brainstorm com Gemini. Embora a ferramenta de inspiração já ajude os criadores a criar ideias de vídeo, o YouTube quer testar se os criadores também acham útil fazer um brainstorm com Gemini.
Enquanto plataformas como TikTok e Instagram estão atualmente se concentrando no uso de IA generativa para dar aos criadores a capacidade de criar versões digitais de si mesmos, o YouTube está se concentrando em usar a tecnologia para ajudar os criadores a criar seu conteúdo.