Encontrando o meio termo: como chegar a um compromisso com os clientes

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Ninguém está certo 100% do tempo, nem mesmo os designers profissionais mais experientes e testados em batalha entre nós. Se você estiver trabalhando para um cliente e ele rejeitar o que você acha que é um conceito de design forte, não leve para o lado pessoal. É perfeitamente normal que clientes e designers tenham muitas reuniões, indo e voltando em conceitos e ideias de design até que ambos estejam satisfeitos.

Infelizmente, no processo, alguns de nós que somos muito apaixonados por nosso ofício às vezes esquecemos das opiniões do cliente. Aqui está o ponto principal: Seu cliente precisa de um site que tenha uma aparência tão boa quanto funcional, enquanto você precisa de um projeto concluído com sucesso e digno de portfólio. Os clientes podem não saber o que querem de um design especificamente, mas provavelmente sabem mais do que você sobre o setor deles. Não importa o quão absurdas suas sugestões pareçam para você, é importante manter a mente aberta.

A chave para uma colaboração bem-sucedida é sua atenção às necessidades do cliente e sua capacidade de projetar um site que satisfaça essas necessidades. A boa notícia é que ambos estão sob seu controle.

Coloque-se no lugar do seu cliente

Desde o início, priorize entender verdadeiramente de onde o cliente vem.

Conheça-os e a empresa deles, e entenda por que eles estão vindo até você para o projeto. Ao tentar entender seu cliente e suas necessidades, tenha as seguintes coisas em mente.

Qual é o nível de envolvimento do seu cliente no projeto?

A inclinação do cliente em supervisionar o projeto de design será um fator importante no que você produzirá para ele.

Se eles são muito apegados ao projeto, então eles serão mais criteriosos sobre os detalhes. Se eles estão simplesmente supervisionando o projeto, então eles provavelmente estarão envolvidos mais indiretamente, em um nível macro.

Encontrando o meio termo: como chegar a um compromisso com os clientes

Quem tem a palavra final?

Identifique o papel da pessoa para quem você apresentará seus conceitos de design se quiser que seu design mais forte chegue ao final da negociação.

Encontre uma maneira de resolver os problemas deles. Apele para as necessidades deles. Se você realmente acredita em uma ideia de design, descubra mais sobre os tomadores de decisão e como você pode vender seu conceito a eles, atendendo às suas preferências e preocupações em mente.

Qual é o nível de conhecimento deles sobre web design?

Avalie com antecedência o tipo de dicção ou a quantidade de jargão que seu cliente entende.

Use isso a seu favor ao explicar a razão por trás de seus conceitos para minimizar mal-entendidos. Clientes menos experientes em tecnologia podem não saber o que precisam ou como comunicar suas necessidades. Em vez de bombardeá-los com jargões de web design — taxas de conversão, web design responsivo, layouts adaptáveis, pilha de fontes, análise, estruturas de código aberto, IU, UX, taxa de rejeição, CSS, e outros termos convencionais que usamos para nos comunicar com outros web designers — traduza o que você quer dizer em uma linguagem que eles entendam. Vocês terão uma química muito melhor durante a negociação também.

Todo mundo aprecia um operador tranquilo.

Duas mentalidades prejudiciais que você deve evitar ao trabalhar com clientes

Sua opinião e expectativas sobre qual design seria melhor para o site que você está encarregado de desenvolver podem não ser as mesmas do seu cliente. Durante as negociações, o valor que você compromete pode muito bem determinar o sucesso do site.

Você pode ter uma forte compreensão do que está acontecendo no mundo do web design, mas seu cliente saberá mais sobre sua indústria e público-alvo. Existem duas mentalidades muito prejudiciais ao trabalhar com clientes, e todo designer pode ser vítima delas. “Eu sei o que é certo para meu cliente, e eles devem usar minhas ideias. Sem exceções.” Embora a paixão e a confiança na eficácia de um design sejam grandes pontos fortes para um designer, dê um passo para trás e analise a situação do ponto de vista do seu cliente.

O conceito de design que você enviou pode ser bom, mas isso não significa necessariamente que ele cumpra o propósito e os objetivos do site. Não se apegue muito aos seus designs. Dê um passo para trás do que você está fazendo de vez em quando e pergunte a si mesmo se isso é realmente a melhor coisa para o projeto do cliente. Mais importante, não leve nada para o lado pessoal.

Uma das coisas menos profissionais que você pode fazer é se envolver emocionalmente e encarar a rejeição de forma errada. “O que o cliente disser, vale. Estou aqui apenas para fazer o que eles dizem pelo dinheiro.” Este é o outro extremo.

Na verdade, isso pode ser mais prejudicial do que a mentalidade anterior. Para ser franco, se você pensa no trabalho de design dessa forma, então você deve rever o que o motivou a se tornar um designer. Essa mentalidade não é apenas prejudicial ao seu corpo geral de trabalho e ao sucesso dos seus projetos de design de site, mas também mostra que você não se importa. Toda vez que você envia um design, ele deve ser o mais forte possível, ao mesmo tempo em que atende aos requisitos do cliente.

Alcançando o equilíbrio

Encontrar e aproveitar a quantidade certa de paixão pelo seu trabalho é imperativo. Pouca paixão sinaliza que você é apático, e muita pode fazer com que você leve as coisas para o lado pessoal ou se apegue demais aos seus designs e a estar certo. Encontre um meio termo, onde sua paixão seja equilibrada e sua compreensão das necessidades do cliente seja clara.

As necessidades do cliente ditarão o fluxo do seu trabalho, mesmo que você pense que ele está dando um tiro no próprio pé ao aceitar qualquer coisa diferente das suas ideias.

Encontrando o meio termo: como chegar a um compromisso com os clientes

Sem dúvida, divergências surgirão durante as negociações, então mantenha a calma e concentre-se no objetivo. “Faça a coisa certa.” Quando você discordar de uma ideia que o cliente insiste em implementar, sugira educadamente uma alternativa.

Tenha certeza absoluta de que suas alegações são 100% precisas e as sustente com dados quantitativos, como grupos de foco e testes A/B. Você também pode convencê-los mostrando um trabalho que você fez e que acabou sendo um grande sucesso.

Compromisso necessário: você ganha algumas vezes, você perde outras

Escolha suas batalhas e saiba quando ceder e quando negociar por algo que você acha que realmente beneficiaria o cliente. Algo tão trivial quanto o tamanho de um botão não é tão importante quando você o compara à arquitetura de informações do site. Ceda no tamanho do botão, mas certifique-se de passar seu ponto de vista para a estrutura do site.

É impossível saber tudo o que o cliente vai precisar sem fazer as perguntas certas, e é difícil lidar com a rejeição quando você coloca seu coração em fazer exatamente o que você acha que o cliente lhe disse para fazer. Claro, não esfregue isso na cara deles se eles estiverem errados. Um sentimento de que você não está do lado deles diminuirá a confiança do cliente em você. Seja gentil ao receber críticas. A melhor resposta é retornar com algo que satisfaça todas as necessidades do cliente, tanto estéticas quanto funcionais.

Com essa abordagem conceitual para negociações que discuti, um web designer parecerá mais desejável para se trabalhar e, assim, ganhará mais clientes, resultando em um portfólio mais forte e mais clientes — um ciclo virtuoso de resultados positivos para todas as partes envolvidas.

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