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Como interpretar os resultados do Google Trends?
Usando o Google Trends como fonte de dados.
O Google Trends analisa uma amostra de pesquisas do Google na web para determinar quantas pesquisas foram feitas durante um período de tempo.
Por exemplo, se você estiver fazendo uma matéria sobre o vírus da zica e quiser ver se houve um aumento das pesquisas sobre o tema, selecione Últimos 90 dias. O Trends analisa uma amostrade todas as pequisas para vírus da zica dentro desses parâmetros.
Lendo o gráfico de Interesse ao Longo do Tempo.
Ao pesquisar um termo no Trends, você verá um gráfico mostrando a popularidade do termo ao longo do tempo em (quase) tempo real. Passar o mouse sobre o gráfico revela o número que reflete quantas pesquisas foram feitas para o termo específico em relação ao número total de pesquisas feitas no Google.
Os números nos gráficos não representam os números absolutos do volume de pesquisa, pois os dados são normalizados e apresentados em uma escala de 0-100, onde cada ponto no gráfico é dividido pelo ponto mais alto, ou 100. Os números ao lado dos termos de pesquisa no topo do gráfico são somatórias, ou totais.
Uma linha de tendência negativa significa que a popularidade relativa do termo de pesquisa está diminuindo, não necessariamente que o número total de pesquisas para esse termo esteja diminuindo, mas que sua popularidade em comparação com outras pesquisas está decrescendo.
Encontrando o tópico mais pesquisado em cada região ou país.
Ao pesquisar por vários termos no Trends, você verá um mapa comparativo mostrando que termo ou tópico é mais pesquisado em cada região.
Etapa 1
Comparação do interesse ao logo do tempo. Vamos comparar os termos de pesquisa vírus da zica emalária. Você verá que, ao longo do tempo, a malária possui uma taxa de consulta estável enquanto que a zica não era quase pesquisada até um enorme pico em janeiro de 2016.
Etapa 2
Detalhamento comparado por sub-região: A intensidade da cor de cada região representa a percentagem de pesquisas to termo principal naquela região. Este exemplo mostra que o vírus da zica era uma pesquisa mais popular nas Américas, enquanto que a malária era relativamente mais popular na Ásia.
Dados em ascensão.
Na parte inferior de sua página de resultados, o gráfico de Consultas relacionadas pode lhe mostrar que os termos Principais e Em ascensão associados com qualquer tópico ou matéria em alta.
A aba Em Ascensão representa termos que foram pesquisados com o termo que você digitou e que tiveram o crescimento mais significativo em volume durante o período de tempo selecionado. Você verá uma percentagem do crescimento do termo Em ascensão comparado com o período de tempo anterior. Se aparecer “Aumento repentino” ao invés de uma percentagem, isto significa que o termo de pesquisa cresceu mais de 5000%.
As percentagens são baseadas no crescimento percentual do interesse de pesquisa para o período de tempo selecionado. Se você estiver olhando os últimos 7 dias, a referência para o aumento nas pesquisas seria os 7 dias anteriores; se foram os últimos 30 dias, a referência seria os 30 dias anteriores. A única exceção é para a visualização do histórico completo (2004-Presente), quando as percentagens são comparadas com 2004.
Lendo o gráfico de Pesquisas relacionadas.
Etapa 1
Clique no menu dropdown para ver Termos principais.
Etapa 2
Esta tabela mostra os termos que são mais frequentemente pesquisados com o termo inserido, na mesma sessão de pesquisa, com a mesma categoria, país ou região escolhida. Se você não escolheu um termo de pesquisa ( e escolheu apenas uma categoria ou região), as pesquisas gerais serão exibidas.
Dados que são excluídos.
O Trends exclui determinados dados das suas pesquisas:
- Pesquisas feitas por pouquíssimas pessoas: o Trends somente analisa os dados para termos populares, portanto, termos de pesquisa com baixo volume aparecem como 0 para um dado período de tempo.
- Pesquisas duplicadas: o Trends elimina pesquisas repetidas pelo mesmo usuário em um curto período de tempo para uma melhor precisão geral.
- Caracteres especiais: o Trends filtra consultas com apóstrofes e outros caracteres especiais.
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Joabe Oliveira é gestor de marketing com mais de cinco anos de experiência na criação de conteúdo para dezenas de setores, incluindo alimentos e bebidas, serviços domésticos e educação. Ele também é especializada na criação de conteúdo SEO e PPC. Seu trabalho foi apresentado no Search Engine Journal, HubSpot, Entrepreneur, Clutch e muito mais. Em seu tempo livre, Joabe gosta de experimentar novos trabalhos manuais e ler estudar novos negócios sobre inteligência artificial.
joabe antonio de oliveira