Recentemente fomos introduzidos às tecnologias de Inteligência Artificial que podem ser classificadas como generativas. Essas tecnologias integram itens como o Machine Learning – Aprendizado em Máquina –, análise de dados em grandes volumes – o Big Data –, mineração de dados – Data Mining, dentre tantas outras modernas aplicações de dados computacionais.
Ainda em evolução, é interessante notarmos como essas tecnologias trazem consigo novos paradigmas para nossa sociedade, em especial para a área de educação. Até que ponto sua adoção é um avanço na educação? As Inteligências Artificiais irão tomar os postos de trabalho dos professores? Como usar as IAs de maneira responsável e efetiva? Essas são algumas das perguntas que devemos fazer para debater este tema com mais profundidade, em busca de respostas para essa nova situação moderna.
Dessa forma, esse artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre as oportunidades e os desafios da adoção das tecnologias generativas no ramo educacional.
Falaremos aqui em específico sobre o ChatGPT, tecnologia de inteligência artificial generativa da empresa Open AI. Apesar de não ser a única (e recentemente talvez nem a melhor delas), essa IA generativa é um dos principais nomes quando pensamos em tecnologia e IA. O seu uso é muito intuitivo e relativamente simples, com alguns comandos simples podemos ter acesso a muitos conteúdos, informação e conhecimento sobre múltiplas áreas.
É importante notar, inicialmente, que nem todas as informações que esta tecnologia nos fornece são de fato corretas ou mesmo atualizadas, tendo em mente que esta plataforma ainda está evoluindo e recebendo atualizações em seu desenvolvimento. A própria plataforma nos informa sobre essa situação. O foco então está em discutir a confiabilidade e o uso desta tecnologia aplicada no ramo da educação, em especial no ramo de educação superior (área em que atuo, e, portanto, por isso escrevo este artigo de reflexão).
Do mesmo modo que as informações podem ser um tanto quanto incertas em certos aspectos, especificamente sobre questões mais atuais e recentes, é fato também que o ChatGPT traz um conjunto de informações muito assertivas e corretas sobre um universo de conhecimentos diferentes. Quando perguntamos de maneira detalhada e com um foco mais específico, a plataforma é capaz de produzir longos e detalhados textos com muito conteúdo de valor sobre quaisquer temas, em múltiplas disciplinas e conhecimento.
Por exemplo, o que você sabe sobre Robótica? E sobre Educação Física? E sobre robôs usados em Educação Física? Através do ChatGPT podemos ter acesso a múltiplos conhecimentos nestas áreas, evoluindo de um conhecimento básico até aspectos mais avançados do conhecimento nestas e em milhares de outras áreas.
A possibilidade de aprendizado multidisciplinar (isto é, em várias disciplinas e áreas de conhecimento distintas) é de fato algo maravilhoso. Por mais superficial que um conhecimento possa parecer, as informações apresentadas por esta plataforma permitem com que tenhamos um norte, uma orientação para onde seguir em busca de novos conhecimentos. Ao mesmo tempo, podemos aprender coisas novas com muito detalhamento e propriedade, o que pode revolucionar o processo de aprendizagem.
Da mesma maneira, trabalhos inteiros podem ser feitos com a ferramenta, tanto a nível de estudante quanto a nível institucional. É interessante notar que diversas universidades já têm integrado o ChatGPT na produção de seus conteúdos, e os resultados são surpreendentes. Independentemente do uso (seja por estudantes ou professores), o ganho de tempo, eficiência na escrita e facilidade na compreensão dos conteúdos são algumas das principais vantagens de se utilizar essas tecnologias generativas.
Obviamente, conforme citamos no início, esse uso não vem sem desafios. Apesar de seus benefícios é necessário “saber usar” a ferramenta. O ChatGPT, principalmente a versão gratuita (atualmente a versão 3.5) pode cometer alguns vícios de linguagens, ser redundante em alguns pontos ou mesmo omitir detalhes importantes sobre um conteúdo. Seu uso, portanto, deve ser responsável e acompanhado de outras fontes para que os resultados sejam os melhores possíveis.
Em minha experiência, por exemplo, produzir conteúdos sobre minhas áreas de atuação com o AUXÍLIO (e que se frise o auxílio) torna as rotinas muito mais produtivas. Ao invés de criarmos conteúdos do completo zero, usando de 100% de nossa criatividade, podemos usar o ChatGPT como uma importante ferramenta de auxílio criativo.
Por exemplo, tendo um tema na área de finanças (minha área de formação), falando sobre derivativos (um tema relativamente de difícil compreensão, ao menos no início dos estudos na área), com o ChatGPT podemos ter múltiplas possibilidades de facilitar os estudos, as explicações e a própria produção de conteúdo. Por exemplo, podemos abordar a simplificação do conteúdo sobre derivativos, podemos elencar as ideias centrais sobre o que falar neste tema, além de podermos ter resumos, introduções, slides, exercícios, reflexões etc., realizados com o auxílio da ferramenta.
É importante frisar neste ponto, que o uso da ferramenta deve servir como um auxílio. Em minha opinião pessoal, usar a ferramenta para produzir conteúdos do completo zero e apenas copiar e colar estes em uma apostila de uma universidade, pode ser considerado como um atraso no processo educacional, tendo em vista que tira de foco central o conhecimento humano (e todo o esforço realizado para conquista-lo) dos professores, além das possibilidades de erros e omissão de informações, redundância em conteúdos, repetição e vícios de linguagem, dentre outros problemas que podem acontecer quando do uso da ferramenta para criar todo o conteúdo de um tema. Isso pode ser prejudicial tanto sob o ponto de vista de empregos e remuneração na área, quanto da qualidade do ensino gerado.
Por exemplo, é muito diferente usarmos o comando “crie 14 parágrafos sobre o uso de celular para o aprendizado infantil” (deixando o ChatGPT produzir todo o conteúdo), do que comandarmos “com base no tema: ‘uso do celular no aprendizado infantil’, forneça 5 ideias centrais para orientar a minha escrita em relação ao tema, e sugira autores brasileiros da área para que eu possa aprofundar minha bibliografia na escrita do conteúdo” (que neste segundo caso nos fornece uma grande ajuda sobre como abordar o conteúdo de forma mais completa e didática, além de poder acelerar o processo de produção de conteúdo de maneira significativa).
A diferença de uso, neste caso (e vale ressaltar que esta é minha humilde opinião), ao mesmo tempo que integra a Inteligência Artificial de maneira responsável e eficiente (em termos de coerência e veracidade da escrita), proporciona ganhos diversos (tempo, esforços etc.) aos professores e estudantes em múltiplas disciplinas.
Dessa maneira, apesar de ser vista como algo ameaçador para muitos profissionais na área da educação, as ferramentas de inteligência artificial generativas como o ChatGPT podem servir como importantes aliados para orientar os estudos, expandir nossa criatividade (principalmente em momentos que estamos muito cansados, atarefados ou mesmo com bloqueio criativo), e agilizar nosso aprendizado em contextos multidisciplinares.
Por fim, usar o ChatGPT e outras IAs pode ser algo muito benéfico na nossa sociedade moderna. Ao invés de lutarmos contra essa tendência, principalmente na área de educação, um caminho interessante a ser seguido é aprender a usar a ferramenta de tal modo que possamos evoluir a área de educação, proporcionando melhores experiências para os nossos alunos, melhorando os conteúdos produzidos, e como profissionais, aprender coisas diversas que podem nos ser muito úteis para nossa evolução profissional, seja em nossa área ou em outras disciplinas.
E você, o que acha das IAs e do ChatGPT? Reflita sobre o tema, pois a tendência é que essas tecnologias fiquem conosco por um longo tempo no futuro.