Com mais de 2,2 bilhões de usuários ativos por mês, o Facebook é o líder mundial em mídia social. Não importa se você está fazendo marketing para idosos, casais ou solteiros, é uma plataforma ideal — e frequentemente a base para cada campanha de marketing de mídia social. O Facebook continua a aprimorar seu uso como uma ferramenta de marketing com o lançamento de Gerente de Colaborações de Marca do Facebook.
Este recurso permite que você faça parcerias com influenciadores novos e estabelecidos na plataforma para atingir seu público ideal, melhorar o conhecimento da marca, impulsionar o engajamento do público e muito mais. Quer saber mais sobre como o Brand Collabs Manager pode amplificar seu marketing? Continue lendo para descobrir!
O que é o Facebook Brand Collabs Manager?
O Facebook Brand Collabs Manager é uma ferramenta para marcas e criadores de conteúdo.
Ajuda marcas, assim como criadores, a se conectarem entre si para produzir conteúdo de marca que envolva os usuários e gere resultados mensuráveis. Para obter os melhores resultados, o Facebook exige que os criadores tenham pelo menos 25.000 seguidores. Os criadores também devem manter portfólios por meio do Brand Collabs Manager.
Os portfólios mostram não apenas suas parcerias de conteúdo, mas também dados de desempenho dessas colaborações anteriores.
7 maneiras pelas quais o Facebook Brand Collabs Manager amplifica sua estratégia de marketing
Com o Brand Collabs Manager, você amplia sua estratégia de marketing por meio destes sete recursos:
1. Conecte-se com o público-alvo
É um desafio atingir seu público-alvo — especialmente quando tantas outras empresas querem sua atenção. Quando se trata de influenciadores, porém, o público ouvirá o que eles estão dizendo porque gostam e confiam naquela pessoa. Na verdade, mais de 90% dos usuários confiam na recomendação de uma pessoa em vez da sugestão de uma marca.
Essa é uma das razões pelas quais o marketing de influência cresceu em popularidade entre empresas, assim como entre profissionais de marketing. Ele permite que você alcance seu público-alvo por meio de uma introdução amigável e positiva de alguém em quem eles confiam.
2. Obtenha recomendações de parcerias
Outro obstáculo que as empresas encontram com o marketing de influência vem da descoberta dos melhores influenciadores para sua empresa e público. Com o Brand Collabs Manager, o Facebook acelera o processo de pesquisa para você. Quando sua empresa se inscreve no Brand Collabs Manager, você cria um perfil com informações importantes sobre sua empresa.
O Facebook usa essas informações para sugerir influenciadores para o seu negócio e indica o quanto um influenciador corresponde à sua marca com uma taxa percentual. Por exemplo, se sua empresa cria roupas esportivas, o Facebook pode sugerir um blogueiro de saúde e fitness como um influenciador em potencial. Com base no perfil desse blogueiro, o Facebook pode classificá-lo como uma correspondência de 90% com seu negócio.
O Facebook também fará referência às suas parcerias anteriores para criar uma lista personalizada de recomendações de influenciadores. Se um criador de conteúdo gostar da sua página do Brand Collabs Manager, o Facebook também criará uma lista para isso, permitindo que você analise parceiros em potencial rapidamente. Observe que o perfil de um influenciador no Brand Collabs Manager é separado da página dele no Facebook.
3. Faça parcerias com influenciadores estabelecidos
Com o Facebook Brand Collabs Manager, você pode fazer parcerias com influenciadores que ostentam quase oito milhões de seguidores. Na maioria dos casos, no entanto, você provavelmente fará parcerias com influenciadores estabelecidos que têm bases de seguidores menores, o que é ótimo para nichos de mercado. Cada perfil de influenciador na plataforma exibe informações valiosas de marketing, incluindo:
- Faixa etária do público
- Localização e idioma do influenciador
- Formato ou tipo de postagem preferido
- Categoria de conteúdo
- Interesses ou temas de conteúdo
As marcas também podem acessar dados valiosos sobre os resultados de um influenciador. Se você visitar o perfil de um influenciador e clicar na aba “Insights”, poderá ver as análises de suas colaborações anteriores, como engajamentos, conversões e muito mais. Isso garante que você está fazendo parceria com influenciadores confiáveis e estabelecidos.
4. Crie confiança com públicos difíceis
Mais de 80% dos profissionais de marketing acham que o marketing de influência funciona. Um dos motivos é que ele permite que você alcance públicos que, de outra forma, teriam ignorado ou perdido seu conteúdo porque ele veio de uma empresa, em vez de um indivíduo. Com o marketing de influência, você pode construir relacionamentos com esses segmentos de público.
Ao fazer parcerias com influenciadores que entendem sua marca e seu público, você pode ganhar a confiança dos consumidores e facilitar seu funil de compras. Por exemplo, seu influenciador pode começar escrevendo uma postagem de blog que ele compartilhará no Facebook. Ele pode detalhar uma nova rotina de exercícios e incluir imagens passo a passo que os mostram usando suas roupas esportivas.
Isso gera exposição da marca e pode levar os leitores a fazer perguntas sobre o que estão vestindo. Seu influenciador pode então acompanhar essa publicação com um vídeo no Facebook que apresenta a mesma rotina de exercícios, além de informações sobre suas roupas. Isso pode levar a conteúdo futuro que destaca sua experiência com suas roupas esportivas, que eles podem comparar com marcas anteriores que usaram.
Com essa abordagem, você se torna um nome que os consumidores começam a reconhecer. Embora eles possam não comprar suas roupas naquele instante, na próxima vez que pesquisarem por roupas esportivas, é provável que visitem seu site.
5. Acesse kits de mídia e portfólios de influenciadores
O Facebook ajuda a maximizar o sucesso da sua campanha de marketing de influência, bem como sua satisfação, ao exigir que os influenciadores compartilhem seu kit de mídia e portfólio. O kit de mídia pode destacar o conteúdo, o tom e o estilo anteriores de um influenciador, bem como sua abordagem ao conteúdo patrocinado. Novamente, isso garante que sua empresa faça parceria com um influenciador que combine com sua marca e entregue o conteúdo que você deseja.
É um recurso do Brand Collabs Manager que protege sua empresa de escolher um influenciador que não seja o mais adequado. Por exemplo, sua empresa de roupas esportivas pode fazer parceria com um de dois influenciadores — ambos alcançam um público de mais de 50.000, oferecem um preço similar e focam em vídeos e posts de blog. Quando você navega pelo conteúdo anterior deles, no entanto, descobre que um captura melhor o tom preferido da sua marca.
Isso facilita a decisão de qual influenciador abordar para representar sua marca.
6. Aumente o conhecimento da marca e o engajamento
Para muitas empresas, a mídia social oferece excelentes resultados quando se trata de melhorar o conhecimento da marca e o engajamento. Ela permite que você inicie conversas com seu público-alvo, bem como responda a comentários e avaliações para maximizar a satisfação do comprador. Embora essas interações geralmente ocorram na página da sua marca, você também pode construir conhecimento da marca e engajamento por meio do marketing de influência.
Ao apresentar seu negócio, os influenciadores familiarizam seus seguidores — e seu público-alvo — com sua empresa, produtos e serviços. O fato de o Brand Collabs Manager combinar influenciadores com sua marca melhora essa meta de marketing. Também é uma vantagem única quando comparado ao marketing de influenciadores em outros canais de mídia social, pois reduz o tempo que você leva para encontrar e fazer parceria com a pessoa apropriada.
Se você está focando em reconhecimento de marca, tente trabalhar com um influenciador especializado em conteúdo de vídeo. Por quê? Os vídeos são poderosos quando se trata de reconhecimento de marca e associação — na verdade, a associação de marca aumenta em mais de 135 por cento depois de assistir a um vídeo.
7. Crie conteúdo atraente
Embora o marketing de conteúdo seja essencial no mercado atual, é um desafio para empresas com equipes de marketing menores. É por isso que o marketing de influenciadores é uma excelente opção, e o Facebook Brand Collabs Manager torna o processo ainda mais fácil. Ao visualizar o portfólio de um influenciador, sua equipe pode ver os tipos de conteúdo que essa pessoa pode criar antes mesmo de você entrar em contato.
Talvez, por exemplo, você esteja procurando um influenciador que possa fazer um conteúdo engraçado de dar risadas, ou que seja detalhista sem ser seco. De qualquer forma, você pode descobrir essas informações cedo — antes mesmo de enviar uma mensagem a eles. Como resultado, você pode descobrir e trabalhar com influenciadores que fazem o conteúdo que você quer.
Embora você possa ter que aprovar as ideias de conteúdo com antecedência, isso tira um pouco da responsabilidade de criar conteúdo da sua equipe, o que permite que você se concentre em outras tarefas prioritárias.
Tem experiência com o Facebook Brand Collabs Manager?
Você é um criador de conteúdo ou empresa que usou o Brand Collabs Manager no Facebook? O que você achou? Deixe-nos saber enviando um tweet @MidiaPro!
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