Guia completo para criar vídeos curtos: passo a passo

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Você não precisa de um monte de equipamentos complicados para fazer vídeos curtos. Se você tem um telefone e uma ideia, você pode fazer vídeos curtos que atinjam seus objetivos.

Sério, basta navegar por qualquer plataforma de mídia social e você verá muitas imagens de “faça você mesmo” — seja um tutorial rápido ou um vídeo educando as pessoas sobre um determinado tópico.

Independentemente do seu orçamento de produção preferido, o vídeo que você está assistindo agora explicará os princípios básicos da criação de conteúdo curto, então continue assistindo.

O que é um vídeo de curta duração?

Quando você ouve “vídeo de formato curto”, o que vem à mente? Vídeos com menos de um minuto de duração? Vídeos de cinco minutos?

A definição geralmente aceita de vídeo de formato curto é qualquer vídeo com menos de dez minutos de duração. Vídeos mais longos do que isso são chamados — e você deve ter adivinhado isso — vídeos de formato longo.

Vídeos curtos e longos têm seu lugar no marketing, mas os vídeos curtos tendem a ter as melhores taxas de engajamento.

Quando Wistia analisou os dados de mais de 560.000 vídeos em sua plataforma de hospedagem, eles descobriram que as pessoas ficavam mais tempo assistindo a vídeos com menos de dois minutos.

Abaixo dessa marca de dois minutos, os dados mostram que as pessoas ficam por cerca de 70% de um vídeo. Conforme a duração sobe para três, quatro ou até cinco minutos, a taxa de engajamento diminui. Então, os vídeos mais curtos de formato curto mantêm a atenção melhor.

Como fazer um plano de vídeo curto

Antes mesmo de tocar em uma câmera, saiba o que você quer do seu vídeo. Isso inclui:

Seu objetivo

Primeiro, pergunte a si mesmo por que você quer fazer este vídeo. Você está tentando fazer com que seu público se inscreva para receber seus e-mails, faça uma compra ou entre em contato com você? Você quer apenas aumentar a conscientização sobre um tópico?

Seu tom

Depois de ter um objetivo, você pode descobrir o tom do seu vídeo. Duas coisas principais influenciam seu tom — o assunto que seu vídeo aborda e a maneira como você normalmente se comunica com seu público.

Seus canais

Depois de definir seu objetivo e tom, você escolherá onde compartilhará seu vídeo de formato curto. Diferentes plataformas têm diferentes requisitos — e diferentes públicos.

Por exemplo, um vídeo sobre seus serviços pode não ter um bom desempenho no Twitter, mas pode beneficiar muito seu site. Em outro exemplo, se um vídeo estiver no seu site, você provavelmente vai querer gravá-lo horizontalmente. Se o vídeo estiver no Instagram, você pode querer gravá-lo em um formato vertical.

Por fim, você pode usar todas as decisões que tomou até agora para determinar o que seu vídeo dirá e como você apresentará as informações.

Seu roteiro

Você não precisa necessariamente de um roteiro palavra por palavra, embora isso possa ser crucial para seu sucesso, especialmente ao gravar alguém falando para a câmera.

Se você não estiver usando um script completo, ajuda ter um esboço do que você quer no seu vídeo. Para os cinegrafistas mais experientes, você pode criar um storyboard do seu script que descreva as tomadas que você quer para cada parte do script.

Você vai querer que seu logotipo apareça ou mencione seu negócio nos primeiros segundos do seu vídeo. Dessa forma, mesmo que alguém veja apenas alguns segundos do seu conteúdo, ele ainda verá sua marca.

Você também vai querer fisgar seu público no começo do seu vídeo. Conte uma história envolvente, faça uma pergunta, compartilhe uma estatística que chame a atenção. Apenas certifique-se de incluir um gancho no seu vídeo para que as pessoas sejam atraídas para o seu negócio.

Seu formato

Pense nos elementos que você usará para apresentar seu conceito.

Se você quiser criar um vídeo tutorial, você terá alguém fazendo cada passo na câmera enquanto fala com o público, ou você terá alguém gravando uma narração que vai para o b-roll? Talvez você não tenha nenhuma narração… apenas música.

Continue lendo: Como lançar uma estratégia de publicidade em vídeo de curta duração

Coordenando seu vídeo

Seu roteiro também ajudará você a determinar o equipamento necessário, as pessoas que estarão envolvidas e quanto tempo levará para concluir cada vídeo em sua estratégia.

Talvez você queira criar uma planilha para poder rastrear todos os detalhes associados aos seus vídeos curtos de negócios. Você ficaria surpreso com o que cabe em apenas alguns minutos de filmagem.

Na sua planilha, você pode delinear seu cronograma, vincular recursos importantes (por exemplo, o roteiro e o storyboard), listar os gráficos necessários, anotar quem precisa estar envolvido, identificar locais ideais para filmar e muito mais.

Agora você está pronto para a melhor parte deste tutorial sobre como fazer vídeos curtos.

Como produzir seu vídeo de curta duração

Se você tiver feito toda a coordenação com antecedência, gravar seu vídeo será moleza.

Leve seu roteiro e a lista de tomadas que você quer para sua filmagem. Isso garante que você tenha tudo o que precisa de uma filmagem — e não precisa voltar outro dia para pegar algo que deveria ter tido da primeira vez.

Certifique-se de ter uma lista de equipamentos (e adereços ou decoração que você vai precisar) para que você leve as coisas certas com você. Se sua lista for apenas um iPhone e algo para apoiar seu telefone, está tudo bem.

Equipamento para vídeos de curta duração

Aqui está uma lista de equipamentos que você pode querer comprar se decidir investir mais em vídeos de curta duração:

  • Uma câmera com recursos de vídeo. Às vezes, câmeras e lentes vêm separadamente, então certifique-se de saber o que está comprando.
  • Um tripé, seja para uma câmera ou para seu celular, caso você não esteja pronto para comprar uma.
  • Um microfone, que você pode encontrar em diferentes formatos, como um microfone de lapela clip-on, um microfone shotgun ou um microfone de mão. Você também pode encontrar um microfone que se conecte ao seu telefone.
  • Um gravador de áudio para conectar o microfone, o que lhe dá mais controle do que se você conectasse diretamente na câmera.
  • Um cabo XLR para conectar seu microfone ao seu gravador de áudio.
  • Fones de ouvido para ouvir seu áudio.
  • Cartões de memória para sua câmera e gravador de áudio.
  • Um kit de iluminação de três pontos para iluminar seu objeto, seja uma pessoa ou um produto.
  • Um acessório de tripé de teleprompter para fazer a leitura de um roteiro parecer mais natural. Você vai tirar muito estresse do seu talento se ele tiver as palavras que diz bem na frente dele.

Em termos de adereços, você pode precisar de muitos para decorar seu cenário, ou pode não precisar de nenhum. Depende do roteiro e da sua visão para o conteúdo.

Falando em cenários, como você sabe onde gravar seu vídeo?

O ideal é que você escolha um local tranquilo com pouco eco e bastante luz natural. Fotografar ao ar livre significa que você terá que lidar com os elementos e quaisquer outros sons que acontecem naturalmente, então esteja preparado para se adaptar rapidamente se estiver fotografando ao ar livre.

Se você gravar no seu escritório, avise seus colegas de trabalho para que eles possam diminuir o ruído.

Como configurar seu equipamento

Se você gravar seu vídeo com um telefone e sem microfone externo, tenha em mente que quanto mais longe você estiver do objeto, mais ruído de fundo você captará do ambiente.

Então, se você estiver gravando um vídeo a três metros de distância do seu objeto, você captará parte do que ele diz, mas isso pode ser distorcido pelo som do ambiente, carros passando, seu colega de trabalho tossindo no cômodo ao lado e você tendo um resfriado espontâneo.

Mantenha a câmera a apenas alguns metros de distância do seu objeto até decidir investir em um microfone. Seja você, um colega de trabalho ou um objeto inanimado na tela, você precisará de um tripé ou algo resistente para apoiar sua câmera.

Se você fotografar com uma pessoa, mesmo que essa pessoa seja você, mantenha a câmera no nível dos olhos ou um pouco acima. Há casos em que uma tomada de ângulo baixo funciona, mas isso é tipicamente uma escolha artística; nem sempre é lisonjeiro. Você também vai querer garantir que não está cortando o topo da cabeça de alguém, ou deixando muito espaço.

O objeto não precisa estar perfeitamente centralizado, então posicione a câmera onde você acha que fica melhor.

Se você tiver um kit de iluminação, precisará de uma luz principal para iluminar o objeto pela frente, uma luz de preenchimento para minimizar as sombras que a luz principal não atinge e uma luz de fundo para separar o objeto do fundo.

Não tem um kit de iluminação? Deixe a luz natural iluminar seu objeto posicionando-o perto de uma janela com a luz brilhando sobre ele, não atrás dele. Você também pode mover algumas lâmpadas para criar a atmosfera certa se tiver algumas disponíveis.

Nós falamos sobre a importância de manter uma câmera sem microfone perto do seu objeto. Se você tiver um microfone, prenda-o no objeto, monte-o na câmera ou coloque-o em um suporte.

Conecte o microfone em um gravador de áudio, ou diretamente na sua câmera, e teste-o com o seu objeto para garantir que os níveis de áudio não fiquem muito altos. Isso pode levar a um som crocante desagradável quando seu áudio atinge o pico, chamado de clipping.

Se sua tomada estiver boa e seu áudio estiver ótimo, você está pronto para gravar. Tente fazer pelo menos duas tomadas de cada tomada, para que você tenha opções para escolher quando editar. Falando nisso…

Como editar vídeos curtos

Você provavelmente acabará com filmagens mais do que suficientes para juntar. Tudo bem! É melhor ter clipes extras do que ficar sem opções.

Se o seu vídeo for uma tomada contínua, você pode cortar o começo e o fim no seu telefone ou computador e depois publicar. A plataforma para a qual você carrega também pode ter recursos de edição, como TikTok ou YouTube.

Canva, Kapwing e iMovie são ótimos para edições simples de vídeo. Para recursos de edição mais avançados, use um software como Premiere ou Final Cut Pro.

Não importa qual opção você escolher para edição de vídeo, o conceito permanece o mesmo:

  • Carregue seus melhores clipes
  • Reorganize-os de uma forma que conte sua história
  • Corrija a cor da sua filmagem conforme necessário
  • Adicione quaisquer elementos gráficos ou musicais que melhorem sua mensagem
  • Revise e exporte seu vídeo
  • Publique seu vídeo

Medindo as métricas que afetam seu resultado final.

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  • Pistas
  • Transações
  • Chamadas
  • Receita

Como promover seus vídeos curtos de negócios

Seus vídeos curtos não precisam ficar em apenas uma plataforma. Você pode editar diferentes versões dos seus vídeos e publicá-los em vários canais.

Talvez você faça um vídeo vertical para o Instagram e depois o converta para um quadrado para o LinkedIn. Ou você tem um vídeo de cinco minutos no seu site que deseja cortar pela metade para as mídias sociais. Você pode compartilhar seu novo vídeo com seus assinantes de e-mail também. Ele não precisa acumular poeira em um só lugar.

Todo o trabalho que você fez em um vídeo pode se transformar em resultados nos próximos anos.

E aqui terminamos como fazer um vídeo curto

Também temos um boletim informativo por e-mail repleto de insights de marketing digital da nossa equipe.

Até breve, cineastas!

Perguntas frequentes sobre vídeos curtos

1. O que é considerado um vídeo de curta duração?

Um vídeo de formato curto é geralmente definido como qualquer vídeo com menos de dez minutos de duração. Descubra por que vídeos curtos tendem a ter as melhores taxas de engajamento.

2. Como fazer um plano de vídeo curto?

Descubra os passos essenciais para fazer um plano de vídeo curto, incluindo definir seus objetivos, determinar seu tom, escolher os canais de distribuição, criar um roteiro e decidir sobre o formato do vídeo.

3. Como coordenar seu vídeo de curta duração?

Saiba como coordenar seu vídeo, determinando o equipamento necessário, as pessoas envolvidas, o tempo de produção e a importância de criar uma planilha para rastrear todos os detalhes associados aos seus vídeos curtos de negócios.

4. Como produzir e editar seu vídeo de curta duração?

Conheça as etapas para produzir seu vídeo de curta duração, desde gravar o vídeo até editar e publicá-lo. Saiba também quais equipamentos podem ser úteis e como escolher o melhor cenário para suas filmagens.

5. Como promover seus vídeos curtos de negócios?

Aprenda a promover seus vídeos curtos em diferentes plataformas, como redes sociais e e-mails. Descubra a importância de editar diferentes versões dos vídeos para atender às necessidades de cada canal de distribuição.

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