Nos dias 30 e 31 de agosto, Vitória será o foco nacional quando o assunto é saúde, ao sediar o 11º Congresso Brasileiro da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS). A FENAESS, a maior federação representativa de empresas de saúde no país, reúne 21 sindicatos em diversos estados e traz para a capital capixaba debates cruciais para o setor.
O evento, que ocorrerá no Golden Tulip, na Praça do Papa, contará com a participação de autoridades, profissionais da saúde, gestores de hospitais, clínicas, laboratórios, profissionais da saúde, representantes de empresas e sindicatos patronais, que discutirão temas relevantes e apresentarão propostas para o aprimoramento do setor.
Entre os palestrantes confirmados estão Maurício Nunes da Silva, Diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar); Renato Freire Casarotti, vice-presidente da ABRAMGE (Associação Brasileira de Planos de Saúde); Daniel Araújo Ferraz, Head do Setor de Inteligência Artificial da Rede D’Or São Luiz; Fátima Pinho, sócia líder de Healthcare na Deloitte Brasil; e Roberto Gordilho, CEO da GesSaúde e influenciador digital no setor.
Programação e Ingressos
O congresso, organizado pela primeira vez em parceria pelos sindicatos SINDHES e SINDISUL, será dividido em dois dias. As atividades do primeiro dia começam às 8h e se estendem até as 18h40. No segundo dia, as discussões seguem das 8h às 13h, encerrando com um happy hour para a confraternização entre os participantes. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla pelo valor de R$ 300.
Segundo Breno de Figueiredo Monteiro, presidente da FENAESS, a programação do congresso foi cuidadosamente elaborada para abordar temas atuais e futuros do setor de saúde. “Estamos na 11ª edição deste congresso, que percorre os estados ligados aos sindicatos filiados à FENAESS. Vamos tratar das perspectivas para 2024 e 2025, discutindo o relacionamento entre prestadores, operadoras e órgãos regulatórios. Também abordaremos questões como inteligência artificial, reforma tributária e o aumento da judicialização na saúde, temas que têm gerado desafios significativos para o setor”, afirmou Monteiro.
Fábio Frank, presidente do SINDHES, ressaltou a relevância dos temas discutidos no evento. “Nosso congresso deste ano atrai gestores de saúde do Espírito Santo e de outros estados, incluindo médicos e profissionais envolvidos no setor. As principais discussões serão sobre a aplicação da inteligência artificial na saúde e a relação entre prestadores e operadoras, que é vital para o mercado”, destacou Frank.
O 11º Congresso Brasileiro da FENAESS promete ser um marco para o setor de saúde, reunindo grandes nomes e oferecendo uma plataforma para debates que podem moldar o futuro da saúde no Brasil.
PALESTRAS
Daniel, Head do Setor de Inteligência Artificial da Rede D’Or São Luiz, trará insights únicos sobre como a IA está transformando a saúde no Brasil e no mundo.
Casarotti, atual vice-presidente da ABRAMGE, trará insights valiosos sobre os desafios e inovações na saúde suplementar. Sua vasta experiência e visão estratégica prometem enriquecer ainda mais nosso congresso.
Dr. Clenio Schulze é referência na área jurídica aplicada à saúde. Juiz federal em SC, Doutor e Mestre em Ciência Jurídica, Clenio é também autor e coautor de livros essenciais sobre a judicialização da saúde. Além disso, compartilha seu conhecimento como professor nos cursos de MBA e Pós-Graduação do Hospital Albert Einstein e do Instituto Luiz Mário Moutinho.
Maurício é Diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e possui uma vasta experiência no setor, acumulando qualificações de destaque como Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e Especialista em Finanças Públicas pela Universidade Cândido Mendes. Além disso, ele é certificado internacionalmente como ISO 31000 Risk Management Professional pelo Global Institute for Risk Management Standards.
Em sua brilhante trajetória na ANS, Maurício já exerceu diversos cargos de relevância, como Diretor de Fiscalização Substituto, Diretor-Adjunto de Normas e Habilitação dos Produtos, Gerente-Geral de Administração e Finanças, entre outros. Sua palestra será uma oportunidade imperdível para quem quiser entender o Relacionamento entre o Prestador e a Operadora.
Gordilho é um líder renomado no setor de saúde, fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, e apresentador do Canal GesSaúde no YouTube. Autor dos livros “Liderança Extraordinária na Saúde” e “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital – Os caminhos para o futuro da Saúde”, além de coautor de “Transformação, Modernidade e Maturidade de Gestão na Saúde”.
Com uma sólida formação em Processamento de Dados e especializações em sistemas de informação, engenharia de software, desenvolvimento web, finanças, contabilidade e auditoria pela FGV, Roberto também possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School e na Universidade da Califórnia (UCI).
Fátima Pinho é sócia líder de Healthcare na Deloitte Brasil, com mais de 20 anos de experiência no Setor de Saúde. Com formação em Exponential Leadership pela Singularity University e MBA em Gestão de Negócios, ela traz uma vasta experiência em projetos em toda a cadeia de Saúde e nas diferentes regiões do Brasil. Seus conhecimentos abrangem tópicos como estratégia, eficiência operacional, gestão populacional e maximização de resultados dos negócios em Saúde.
Com uma trajetória de 20 anos na interseção entre tecnologia e gestão em saúde, Karen Angelo é uma referência em inovação e estratégias no setor. Especialista em Administração Hospitalar, Gestão em Saúde Suplementar e Engenharia de Qualidade de Software, Karen atua como Gerente de Novos Negócios na Bionexo, onde lidera o desenvolvimento de soluções que fazem a diferença.