6 dicas eficazes para dominar o SEO local este ano

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Tício é dono de uma pequena cafeteria no Rio de Janeiro. Os moradores da cidade adoram entrar e conversar com ele enquanto ele prepara suas bebidas. Embora Tício ame ver e conversar com seus clientes regulares, ele começa a se perguntar se poderia fazer mais para atrair novos clientes para seu negócio.

Se você é como Tício, você está se perguntando se há uma maneira de atrair clientes locais para o seu negócio. Ah — essa estratégia é chamada de otimização de mecanismos de busca local (SEO). Essa estratégia ajuda você a otimizar sua presença local para atrair mais clientes para o seu negócio.

Quer saber como dominar o SEO local este ano?

Aqui estão seis dicas que abordaremos neste post do blog:

  1. Palavras-chave locais alvo
  2. Reivindique sua listagem do Google Meu Negócio
  3. Otimize sua presença em diretórios locais
  4. Certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis
  5. Gerenciar avaliações
  6. Otimize para pesquisa por voz

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1. Segmente palavras-chave locais

Se você quer saber como dominar o SEO local este ano, comece direcionando palavras-chave locais. Palavras-chave locais são frases específicas de localização que geram resultados relacionados a uma localização geográfica. Por exemplo, “cafeteria em Morro Bay, CA” é uma palavra-chave local.

Você quer incorporar palavras-chave locais em seu site para que você possa aparecer em pesquisas quando as pessoas quiserem encontrar um negócio como o seu. Para encontrar palavras-chave locais, comece conduzindo uma pesquisa de palavras-chave. Você pode usar várias ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como Planejador de palavras-chave do Google, para ajudar a encontrar termos localmente relevantes.

pesquisa de palavras-chave de padaria

Por exemplo, se você quiser que sua padaria melhore sua classificação nas pesquisas locais em Los Angeles, você pode tentar classificar termos como:

  • padaria de los angeles
  • Padaria em Los Angeles
  • Padaria Los Angeles
  • Padaria em Los Angeles, CA
portos bakery

Depois de selecionar suas palavras-chave, você pode integrá-las ao seu site para ajudar na classificação em pesquisas locais.

2. Reivindique sua listagem do Google Meu Negócio

O próximo passo neste guia de SEO local é reivindicar sua listagem do Google Meu Negócio. Esta listagem aparece no topo das pesquisas locais em um recurso conhecido como local SEO 3-pack. É uma ferramenta valiosa para ajudar você a fazer com que leads locais visitem sua empresa.

listagens locais coffeeshop

Depois de reivindicar sua listagem do Google Meu Negócio, comece a preenchê-la. Primeiro, comece verificando se suas informações de nome, endereço e número de telefone (NAP) estão corretas. Sua listagem deve ter o nome legal da sua empresa e não um apelido.

Se sua cafeteria se chamasse “Buzzards Coffee & Espresso”, mas as pessoas chamassem seu negócio apenas de “Buzzards”, você ainda precisaria ter o nome completo em sua listagem. Você também vai querer adicionar outras informações importantes sobre sua empresa, como seu endereço de e-mail e horário de funcionamento. Além disso, você vai querer verificar se selecionou a categoria correta do Google Meu Negócio.

categoria google meu negócio

Esta categoria ajuda a determinar onde seu anúncio aparece nos resultados da pesquisa. Também impacta recursos que você pode ter em sua listagem. Escolher uma categoria de tipo de restaurante, por exemplo, dá a você acesso para carregar um menu e oferecer serviços de entrega.

recursos de categoria do google

Depois de adicionar todas as informações à sua listagem, a última coisa que você vai querer fazer é focar no aspecto visual da sua listagem. As imagens desempenham um papel fundamental para ajudar você a obter mais leads locais para o seu negócio. Listagens do Google Meu Negócio com 100 imagens ou mais obtêm 1065% mais cliques e 520% mais telefonemas.

Você pode adicionar fotos do seu negócio, produtos e equipe à sua listagem para ajudar a gerar mais interesse local. Então, se você quer saber como dominar o SEO local este ano, comece reivindicando e otimizando sua listagem do Google Meu Negócio para gerar mais tráfego local para sua empresa.

3. Otimize sua presença em diretórios locais

Além do Google My Business, as pessoas encontrarão sua empresa por meio de outros diretórios locais. Então, se você quiser dominar o SEO local este ano, você deve otimizar sua presença em diretórios locais. É essencial que você crie listagens consistentes na web para sua empresa.

Você quer garantir que, não importa onde seu público o encontre, eles obtenham as informações mais precisas sobre sua empresa. Sem mencionar que informações conflitantes podem resultar em uma suspensão de listagem do Google Meu Negócio, o que pode prejudicar sua capacidade de obter tráfego local. Então, olhe para cada diretório local em que você está listado e certifique-se de que as informações sejam precisas.

Alguns diretórios populares incluem:

  • Yelp
  • Páginas Amarelas
  • Quadrangular
  • Lista de Angie
  • TripAdvisor

Para ajudar você a verificar todas as suas listagens locais, você pode usar uma ferramenta como LocalFX. Esta ferramenta ajudará você a detectar imprecisões ou problemas com qualquer uma das suas listagens locais. Ela também facilita a atualização e sincronização de suas listagens pela web sem atualizar cada listagem uma de cada vez.

4. Certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis

A próxima coisa que abordaremos neste guia para SEO local este ano é a compatibilidade com dispositivos móveis. A compatibilidade com dispositivos móveis é um componente crítico para ajudar você a classificar nos resultados de pesquisa e fornecer uma experiência de usuário positiva para seu público. Quando as pessoas procuram uma empresa local, elas geralmente usam seus dispositivos móveis para pesquisar uma empresa local.

Se você não tiver um site otimizado para dispositivos móveis, esses usuários provavelmente sairão do seu site e visitarão o de um concorrente. Sem mencionar que o Google leva em consideração a versão para dispositivos móveis do seu site ao classificá-lo. Se o seu site não for otimizado para dispositivos móveis, você não terá uma boa classificação nos resultados de pesquisa.

Aqui estão apenas algumas estatísticas que mostram a relação entre dispositivos móveis e pesquisas locais:

Então, se você quer saber como dominar o SEO local este ano, precisa começar garantindo que seu site seja compatível com dispositivos móveis. A melhor maneira de criar um site compatível com dispositivos móveis é integrar design responsivo. O design responsivo permite que seu site se adapte à tela de todos os dispositivos, de laptops a smartphones.

Como resultado, seu público terá a melhor experiência em seu dispositivo e permanecerá em seu site por mais tempo. Curioso para ver se seu site é compatível com dispositivos móveis? Use nosso verificador de compatibilidade com dispositivos móveis gratuito para descobrir! Verifique sua compatibilidade com dispositivos móveis agora

5. Gerenciar avaliações

avaliações de negócios locais

Quando você aprende a fazer SEO local, descobre o quão vitais as avaliações do seu negócio são para o seu sucesso. Se você quer dominar o SEO local este ano, precisa criar uma estratégia para ajudar a gerenciar as avaliações do seu negócio. Você sabia que 92% dos usuários confiam mais em recomendações do que em uma marca?

As avaliações servem como recomendações (e às vezes oposições) para sua marca. É fundamental que você gerencie suas avaliações respondendo e recebendo feedback de seus clientes. Você pode obter avaliações para sua empresa no Google My Business, Facebook e outros diretórios locais.

Para ajudar você a gerenciar suas avaliações, reserve um tempo para respondê-las. Se você receber avaliações positivas em seu perfil, reserve um tempo para reconhecer o feedback delas e agradeça por reservar um tempo para escrever uma avaliação. Isso mostra ao seu público que você está ouvindo e é grato pelo patrocínio delas.

avaliação positiva cafeteria
avaliação negativa google

Além disso, você vai querer reservar um tempo para responder a avaliações negativas também. Quando receber avaliações negativas, você quer se desculpar pela experiência ruim e oferecer reconciliação. Avaliações negativas acontecerão, mas não é o fim do mundo para o seu negócio.

As pessoas esperam ver avaliações negativas — listagens com todas as avaliações de 5 estrelas deixam os usuários céticos. As pessoas realmente se importam em ver que você está ouvindo o feedback negativo e fornecendo soluções quando as coisas dão errado. Quando você reconhece ativamente experiências ruins e oferece reconciliação, isso constrói a confiança das pessoas em seu negócio.

Gerenciar avaliações é uma das dicas mais importantes de SEO local, então não espere mais para começar a monitorar e responder às avaliações sobre sua empresa!

6. Otimize para pesquisa por voz

Se você quer saber como dominar o SEO local este ano, procure ajuda na pesquisa por voz. Mais pessoas estão usando dispositivos de pesquisa por voz em suas casas, da Siri em iPhones à Alexa em Amazon Echos, para encontrar empresas locais. Mais de 55% dos usuários usam a pesquisa por voz para encontrar empresas locais ou explorar a área local.

Se você não está otimizando para pesquisa local, está perdendo uma oportunidade excelente de atrair leads locais. Então, como você pode começar com a otimização de pesquisa por voz? Aqui estão algumas maneiras de otimizar para pesquisas verbais:

  • Otimize para perguntas: Quando as pessoas realizam pesquisas por voz, elas o fazem em um formulário de consulta. Em vez de pesquisar “assar um bolo”, alguém que faz uma pesquisa por voz dirá “como faço para assar um bolo?”. Para ajudar você a aparecer nessas consultas, otimize para elas e forneça respostas concisas.
  • Use gírias e frases locais: As buscas verbais geralmente usam gírias locais. Por exemplo, refrigerantes são chamados de “pop” em uma parte do país, “soda” em outra e “Cola” em outra. Identifique as gírias locais da sua área e otimize suas páginas para elas.
  • Mantenha as respostas curtas: Quando as pessoas realizam pesquisas por voz, elas querem respostas rápidas. Se você estiver respondendo perguntas para seu público em seu conteúdo, mantenha-o curto e evite enrolação. Isso permitirá que você responda às perguntas do seu público de forma eficiente.

SEO não está funcionando? Leia isto.

Como dominar o SEO local este ano: trabalhe com MidiaPro

Como você pode ver neste guia para SEO local, muitas partes móveis ajudam você a construir sua presença local. Quando você está ocupado administrando seu negócio, pode não ter tempo para se dedicar ao SEO local.

Quer saber como dominar o SEO local este ano sem levantar um dedo? Fazendo uma parceria com a MidiaPro, é claro! Temos uma equipe de especialistas em marketing que podem ajudar você a elaborar um plano de SEO local que se ajuste às necessidades do seu negócio.

Você pode contar conosco para construir uma estratégia de SEO personalizada que ajude sua empresa a prosperar online.

Pronto para começar? Entre em contato conosco on-line ou ligue para nós hoje mesmo em 21-973221936 para falar com um estrategista sobre nossos serviços de SEO local!

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