Se você tem alguma experiência com otimização de mecanismos de busca (SEO), sabe que vale a pena estar familiarizado com os fatores de classificação do Google. Os fatores de classificação do Google determinam o quão alto ou baixo seu site é classificado nas pesquisas, então é vital otimizá-los.
Geralmente, porém, os fatores de classificação podem ser um pouco difíceis de definir, pois o Google é sigiloso sobre o que exatamente ele usa para classificar as páginas. Mas há uma exceção a isso — a atualização do Google Page Experience. O Google deixou bem claro como essa atualização afeta as classificações, e sua empresa deve tirar vantagem disso.
Então, o que é a atualização do Google Page Experience e o que ela significa para o seu negócio? Confira este vídeo e continue lendo para descobrir!
O que é a atualização do Google Page Experience?
A experiência na página é uma grande atualização que o Google fez em seu algoritmo de classificação, cuja implementação está programada para março de 2022. A atualização transforma a experiência do site em um fator de classificação do Google.
Basicamente, a Page Experience é uma medida da experiência positiva ou negativa de um usuário em uma página. O Google usa vários critérios para julgar isso, que abordaremos abaixo. O objetivo da atualização é recompensar páginas que fornecem uma experiência positiva para os usuários.
Embora o Page Experience não tenha feito muito barulho nas notícias quando foi lançado, ele é mais significativo do que algumas pessoas pensam. O Google indicou que é um fator de classificação importante, e não apenas um desempate.
Quais sinais de experiência na página são apresentados na atualização?
Embora a Experiência de Página conte tecnicamente como um único fator de classificação, o Google a divide em quatro sinais primários de Experiência de Página. Cada um desses sinais contribui para a pontuação geral da Experiência de Página que determina as classificações.
Aqui está uma visão geral de cada um!
1. Principais elementos vitais da Web
A velocidade de carregamento da página tem sido um fator importante nas classificações do Google há muito tempo. Mas enquanto antes era um contribuidor indireto — páginas de carregamento lento impediam os usuários de visitar, levando a classificações mais baixas — a atualização da Experiência da Página tornou a velocidade da página um sinal direto de classificação.
Mais especificamente, o Google considera a velocidade da página na forma de Core Web Vitals, que consiste em três elementos principais. Continue lendo para uma análise de cada um dos três componentes principais do Core Web Vitals!
Tinta com maior conteúdo (LCP)
Largest contentful paint (LCP) mede quanto tempo leva para o maior pedaço de conteúdo em uma página carregar. Então, se uma página apresenta vários parágrafos de texto, uma imagem e um vídeo — o maior dos quais é o vídeo — o LCP foca apenas em quanto tempo leva para o vídeo carregar.
O Google declarou que você deve tentar manter seu LCP em 2,5 segundos ou menos.
Atraso de primeira entrada (FID)
O atraso de primeira entrada (FID) foca na interatividade. Mais especificamente, ele mede quanto tempo leva para uma página responder quando um usuário clica em algo enquanto ele ainda está carregando.
Então, digamos que você abre uma nova página e, enquanto ela carrega, você clica em um botão. O tempo que a página leva para processar essa ação é o FID dessa página. O Google indicou que é melhor manter seu FID em 100 milissegundos ou menos.
Mudança de layout cumulativa (CLS)
Por fim, o deslocamento cumulativo de layout (CLS) analisa o quanto sua página salta enquanto carrega. Você pode ter encontrado isso antes — você está carregando uma página e está prestes a clicar em algo, mas de repente um novo elemento carrega acima dele e o empurra mais para baixo na página.
Esse tipo de processo de carregamento irregular é extremamente frustrante, então, naturalmente, o Google quer recompensar sites que evitam esse problema. Quanto menos irregularidades acontecerem enquanto sua página carrega, mais feliz o Google ficará, e mais alto você será classificado.
2. Otimização para dispositivos móveis
Até certo ponto, a compatibilidade com dispositivos móveis já era um fator importante de classificação do Google. Isso porque o Google usa um índice mobile-first, o que significa que ele classifica os sites com base no formato mobile. Então, um site sem um formato mobile — ou um que os usuários não gostassem de visitar no mobile — não teria uma classificação alta.
Com a atualização do Page Experience, no entanto, a compatibilidade com dispositivos móveis se torna um fator de classificação direto, tornando-a mais importante do que nunca. O Google reconhece que as pessoas usam dispositivos móveis para navegar na Internet agora e quer recompensar sites otimizados para dispositivos móveis.
A melhor maneira de otimizar para dispositivos móveis é usar design responsivo, que reestrutura os elementos na página para que se ajustem à tela onde aparecem.
3. HTTPS
O próximo na nossa lista de sinais de Page Experience é HTTPS. HTTPS é um protocolo que você pode usar no seu site para ajudar a torná-lo mais seguro. Muitos sites usam um protocolo HTTP básico, mas como não há garantia de que esses sites sejam seguros, o Google não os classificará tão alto.
No entanto, quando o Google vê que um site usa HTTPS, ele reconhece que isso significa uma melhor experiência no site do Google. Como tal, ele recompensa esses sites classificando-os mais alto nos resultados de pesquisa.
4. Sem intersticiais intrusivos
Por fim, o Google avalia e classifica sites com base na presença de intersticiais intrusivos. Intersticiais intrusivos são elementos de página que bloqueiam os usuários de acessar outras partes da página. Geralmente, isso se refere a coisas como pop-ups que cobrem o conteúdo da página.
Mais especificamente, o Google tem problemas com intersticiais que forçam os usuários a ver um anúncio antes de poderem visualizar seu conteúdo. Se seu site apresenta um pop-up quando os usuários começam a sair de uma página, isso não deve prejudicar suas classificações. Só não ataque os usuários com pop-ups antes mesmo que eles possam visualizar seu conteúdo.
O que a atualização da experiência na página significa para o seu negócio?
Agora que cobrimos todos os sinais de experiência da página incluídos na atualização, é hora de encerrar respondendo a uma pergunta final: O que a atualização da experiência da página do Google significa para sua empresa?
Resumindo, significa que você precisa gastar algum tempo integrando os elementos acima em seu SEO. Uma boa campanha de SEO já deve estar fazendo a maioria dessas coisas, mas se seu site ficar aquém em qualquer uma dessas áreas, certifique-se de reotimizá-lo. Mais especificamente, você pode:
- Limite os redirecionamentos (para melhorar a velocidade das páginas)
- Armazenar páginas da web em cache (para melhorar a velocidade das páginas)
- Use design responsivo
- Usar HTTPS
- Evite intersticiais intrusivos
Se você seguir cada uma das etapas acima, não deverá ter problemas com a classificação da sua página caindo devido à experiência na página.
A MidiaPro pode ajudar você a otimizar sua experiência no site do Google
Pronto para começar a otimizar sua experiência no site do Google e subir no ranking? Se sim, deixe a MidiaPro lhe dar uma mão! Temos diversos clientes felizes, então você pode ter certeza de que está em boas mãos com nossa agência.
Com nossos serviços de SEO, você terá ajuda para otimizar seu conteúdo da web para Page Experience e muitos outros fatores de classificação do Google. Você também receberá um representante de conta dedicado para mantê-lo informado sobre tudo o que fazemos para seu marketing.
Para começar conosco, basta ligar 21-973221936 ou entre em contato conosco online hoje mesmo!