Você provavelmente já viu isso um milhão de vezes no YouTube. No final do vídeo, a pessoa dirá: “Tudo bem, pessoal, não esqueçam de APERTAR o botão de curtir, e certifiquem-se de se inscrever no meu canal e deixar um comentário se gostaram do vídeo!” E aparentemente está funcionando para eles, porque então você vai olhar e ver que eles têm cinco milhões de inscritos.
Mas se um canal está indo tão bem, eles provavelmente estão fazendo mais do que apenas dizer: “aperte o botão de curtir”. O que exatamente são eles estão fazendo, no entanto? Se você está olhando para seu próprio canal e os números não estão onde você gostaria que estivessem, essa é a pergunta que pode estar em sua mente.
Nesse cenário, pode ser hora de uma auditoria do YouTube. Mas o que exatamente é uma auditoria do YouTube e como você pode fazer uma? Essa é apenas a pergunta que responderemos nesta página, então continue lendo para saber mais.
O que é uma auditoria do YouTube?
Uma auditoria do YouTube é um processo em que você avalia diferentes aspectos do seu Canal do YouTube para ver o quão eficazes eles são em ajudar você a gerar leads e conversões.
Quando você administra um canal do YouTube para uma empresa, você quer que as pessoas tomem ações como se inscrever no canal e visitar seu site. Uma auditoria permite que você veja quão efetivamente seu canal incentiva as pessoas a tomarem essas ações.
Qual é o benefício de auditar um canal do YouTube?
Então, por que se preocupar em auditar um canal do YouTube? Qual é o benefício?
A resposta é que uma auditoria de canal do YouTube pode ajudar você a encontrar e corrigir problemas no seu canal que estão impedindo que ele gere os resultados desejados.
Por exemplo, se sua auditoria revelar que você tem produzido o tipo errado de conteúdo para seu público-alvo, você pode mudar de marcha e publicar conteúdo que realmente atraia os espectadores. Isso levará a mais visualizações, assinantes e leads.
6 dicas sobre como auditar um canal do YouTube
Agora que explicamos o que são auditorias de canais do YouTube e como elas podem beneficiar você, podemos ver como auditar um canal do YouTube em primeiro lugar. A maneira como faremos isso é fornecendo uma lista de seis maneiras de otimizar seu canal para gerar melhores resultados de marketing.
Os seis métodos que abordaremos são os seguintes:
- Conheça seu público no YouTube
- Otimize os títulos e descrições dos seus vídeos
- Aproveite ao máximo a página do seu canal
- Certifique-se de que seus vídeos sejam acessíveis
- Acompanhe suas análises do YouTube
- Acompanhe seus concorrentes
Continue lendo para saber mais detalhes sobre cada uma dessas dicas!
1. Conheça seu público do YouTube
Conhecer seu público é uma das partes mais essenciais de qualquer campanha de marketing. Não importa o que você venda ou quais canais de marketing você use, você não verá resultados muito bons se não atingir o grupo certo de pessoas. Isso é tão verdadeiro no YouTube quanto em qualquer outro lugar.
Existem algumas maneiras diferentes de avaliar seu público. Uma maneira é olhar os dados que você tem sobre seus clientes. As pessoas que estão comprando de você são uma boa representação de quem seu marketing deve atingir, então comece por aí.
O outro método é olhar para os dados do seu espectador do YouTube para ver quem está assistindo aos seus vídeos. Ao comparar isso com os dados do seu cliente, você pode ver se seus vídeos estão alcançando as pessoas certas. Se não estiverem, descubra uma maneira de retrabalhar seu conteúdo para atingir o público certo.
2. Otimize os títulos e descrições dos seus vídeos
Para muitas pessoas, quando conduzem uma auditoria do YouTube, elas podem se envolver na reotimização do conteúdo de seus vídeos. E para ser claro, é obviamente importante fazer isso. Mas muitas empresas focam tanto nos vídeos em si que negligenciam otimizar coisas aparentemente menores, como títulos e descrições.
Esses elementos podem parecer pequenos, mas eles têm um grande impacto no sucesso dos seus vídeos. Isso porque seus títulos e descrições desempenham um papel importante Otimização de mecanismos de busca do YouTube (SEO)que tem tudo a ver com a classificação dos seus vídeos nos resultados de pesquisa do YouTube (e do Google).
Ter uma classificação alta nas pesquisas é uma das melhores maneiras de as pessoas encontrarem seu canal, então é um grande negócio. Incluindo palavras-chave alvo em seus títulos e descrições e certificando-se de que elas correspondem intenção de pesquisa do usuáriovocê pode dar aos seus vídeos uma chance maior de aparecer nas pesquisas certas.
3. Aproveite ao máximo a página do seu canal
É verdade que a maioria das pessoas provavelmente encontrará seu canal ao se deparar com vídeos específicos. Mas nem sempre é esse o caso! Às vezes, as pessoas encontrarão sua página de canal diretamente. Por esse motivo, você deve otimizar sua página de canal para que seja atraente e envolvente. Você pode fazer isso incluindo elementos como:
- Um banner de página personalizado
- Links para seu site e páginas de mídia social
- Uma descrição do seu negócio ou canal
- Um vídeo em destaque que é reproduzido automaticamente quando alguém visita a página
Esses elementos ajudarão a atrair as pessoas quando elas descobrirem seu canal, gerando mais engajamento.
4. Certifique-se de que seus vídeos sejam acessíveis
Uma maneira infalível de afastar espectadores é não otimizar seus vídeos para acessibilidade. Quando falamos sobre acessibilidade no YouTube, o maior elemento a ser considerado são as legendas. As legendas ocultas são úteis para muitas pessoas e entidades diferentes, incluindo:
- Pessoas que assistem a vídeos com o volume desligado
- Pessoas surdas ou com deficiência auditiva
- Os rastreadores do YouTube e do Google que usam legendas para determinar sobre o que os vídeos são
As legendas não só melhorarão a qualidade geral do seu vídeo e manterão os espectadores mais felizes, mas também ajudarão a melhorar suas classificações de pesquisa. Isso significa que elas são um elemento crucial para atingir na auditoria do seu canal do YouTube. Certifique-se de que essas legendas sejam precisas também.
5. Acompanhe suas análises do YouTube
Nenhuma auditoria do YouTube estaria completa sem olhar para as análises do seu canal. Já mencionamos olhar para os dados do cliente, mas você também pode olhar para métricas relacionadas ao desempenho dos seus diferentes vídeos.
Use essas métricas para informar a maneira como você otimiza seu canal. Quais tópicos de vídeo têm melhor desempenho? E quanto à duração dos vídeos? Quais dados demográficos são atraídos por diferentes tipos de vídeos? Responder a essas perguntas pode ajudar você a descobrir o que precisa fazer com sua estratégia de conteúdo de vídeo para gerar leads e conversões de forma mais eficaz para sua empresa.
6. Acompanhe seus concorrentes
Por fim, não é só o seu próprio canal que você deve considerar na sua auditoria. Olhe para outros canais (concorrentes) também para ver o que eles estão fazendo de diferente de você. Que tipos de conteúdo eles estão publicando? O que parece estar funcionando para eles que você poderia imitar? O que não é funcionando bem para eles?
Se você não tem certeza de quem são seus concorrentes, uma das maneiras mais simples de descobrir é pesquisar algumas de suas palavras-chave alvo no YouTube e ver quais vídeos estão classificados acima dos seus nos resultados de pesquisa. Isso permite que você veja o que está enfrentando para que possa descobrir como superá-los nas classificações.
Obtenha ajuda com a auditoria do seu canal do YouTube da MidiaPro
É isso para nossa lista de dicas de auditoria do YouTube! Agora, você pode começar a avaliar e reotimizar seu canal para gerar mais conversões. E se você quiser ajuda para fazer isso, o MidiaPro é o lugar para ir.
Com mais de 5 anos de experiência em marketing digital, sabemos o que é preciso para construir canais matadores no YouTube e vídeos envolventes. Se você estiver interessado em escolher o MidiaPro como seu agência de marketing de vídeo basta nos ligar em 21-973221936 ou entre em contato conosco online hoje!