O Google prepara a introdução do Gemini Live para o Android Auto. Foram encontradas referências ao assistente virtual com inteligência artificial dentro de uma versão recente da plataforma do robozinho, mas nada funcional por enquanto.
As pistas da integração do Gemini no Android Auto são strings contidas na versão 12.8.143544 do aplicativo, conforme divulgou o site Android Authority.
Em uma dessas linhas, o código menciona a ação “Iniciar conversa”. Muito provavelmente, esse recurso deve ser relacionado a um botão para interagir diretamente com o chatbot por comandos de voz.
Google prepara suporte para interação com o Gemini direto pelo Android Auto. (Imagem: Getty Images)Fonte: GettyImages
Outra função em preparação no aplicativo é a “GeminiLiveAssistantAction”, que parece ser voltada para acionar o chatbot dentro do Android Auto.
Além disso tudo, foram encontrados arquivos ilustrados como ícone de “brilho” (algo parecido com o emoji “?”), muito utilizado para identificar funções alimentadas com inteligência artificial.
O Gemini Live é um assistente virtual exclusivo para assinantes Gemini Advanced. Ele é uma versão turbinada do Google Assistente, reunindo informações de todo o celular e interagindo com o usuário por comandos de voz.
Uso de mídia local
A versão 12.7 do Android Auto também sugere o desenvolvimento do suporte para reprodução de mídia local. Assim como o Gemini, as referências são strings contidas no código do aplicativo.
Da mesma forma, nenhuma das funções pode ser ativada ou experimentada, nem mesmo por testadores. Contudo, a as adições na estrutura da plataforma sugerem que os recursos estão ao menos nos planos do Google.
Sendo assim, por enquanto resta apenas esperar por mais novidades em futuras atualizações.