Você sabia que as buscas locais e orgânicas respondem por 69% do tráfego digital ? Esses buscadores geralmente contêm a tag “perto de mim”, pois os buscadores buscam soluções próximas.
Neste blog, o gestor de SEO da MidiaPro, Joabe Antonio de Oliveira, descreverá o que são pesquisas “perto de mim” e como você as classifica.
O que você aprenderá
- O que você precisa saber sobre pesquisas “perto de mim”
- Como classificar para pesquisas de SEO local “perto de mim” em 10 etapas
- Perguntas frequentes sobre pesquisas de SEO local “perto de mim”
Meus insights de especialistas em pesquisas de SEO local “perto de mim”,
As buscas locais são o maior impulsionador de tráfego. Aqueles que pesquisam geralmente têm maior intenção de compra quando adicionam “perto de mim”. O uso dessas duas palavras cresceu nos últimos anos, à medida que os compradores buscam soluções locais convenientes.
Este subconjunto de SEO é único, pois traduz pesquisa digital em tráfego físico de pedestres ou chamadas diretas para provedores de serviços. Qualquer empresa local deve incluir SEO local “perto de mim” como um pilar de sua estratégia de conteúdo. Quando as empresas otimizam para isso, elas podem esperar um retorno significativo sobre seu investimento.
À medida que o Google refina continuamente seu algoritmo para fornecer resultados mais relevantes para os usuários, eles evoluíram o descritor, agora tratando “perto de mim” como um indicador de proximidade em vez de uma correspondência exata de palavra-chave. Capitalizar essa tendência de pesquisa requer uma variedade de táticas de otimização. Quando executadas de forma eficaz, as empresas locais podem melhorar sua visibilidade em classificações de pesquisa para obter atenção e cliques de públicos em seu quintal.
O que você precisa saber sobre pesquisas “perto de mim”
O SEO “Near me” permite que as empresas cheguem na frente das pessoas na fase de decisão da jornada do cliente. Eles são essenciais para empresas locais com localização física e interface com os clientes.
Geralmente, você se beneficiará da otimização de SEO local “perto de mim” se você possui qualquer tipo de negócio com uma localização física que os clientes visitarão. Alguns exemplos incluem varejo, restaurantes, entretenimento, hotéis, spas e empresas de serviços de campo como HVAC, encanadores ou eletricistas. Todas essas organizações têm como alvo públicos que estão próximos.
Então, como funcionam as pesquisas de SEO local “perto de mim” ? As pesquisas “perto de mim” do Google interpretam a frase como sobre proximidade, não uma correspondência de palavra-chave. Elas geralmente são muito específicas, significando um micromomento para compradores que precisam do seu produto ou serviço.
Para classificar as palavras “perto de mim” no seu conteúdo, você segmentará locais específicos com tudo, desde termos de pesquisa específicos da cidade até informações comerciais exclusivas para cada local.
Praticamente qualquer empresa local pode usar essas estratégias:
- Serviços domésticos: remodeladores, encanadores, eletricistas, paisagistas e muito mais
- Automotivo: Mecânica, oficinas mecânicas, concessionárias de veículos e serviços de aluguel.
- Hospitalidade: motéis, hotéis, resorts e vilas.
- Serviços financeiros: empresas como consultoria financeira e bancos.
- Lojas de varejo: praticamente qualquer tipo de loja de varejo, incluindo supermercados, lojas de eletrônicos e lojas de roupas.
- Alimentos e bebidas: lanchonetes, restaurantes, bares e cervejarias.
- Consultórios de saúde e odontológicos: tudo, desde médicos e consultórios odontológicos até hospitais e centros de atendimento de urgência.
- Seguro: Se sua seguradora possui vários escritórios
Então, como o Google decide quem fica com o primeiro lugar orgânico?
Os três fatores de classificação do Google
O Google usa três critérios para determinar a classificação local:
- Relevância : O mecanismo de busca avalia o quão bem um Perfil Comercial local corresponde a uma solicitação. Para otimizar isso, garanta que suas informações comerciais sejam completas, detalhadas e precisas. Palavras-chave locais relevantes também podem ajudar seu Perfil Comercial a ter uma classificação melhor.
- Distância : Este componente considera a distância do resultado da pesquisa em relação ao termo de localização na consulta. Com “perto de mim”, os usuários não especificam uma localização, como uma cidade ou código postal. O Google calcula a distância com base no que eles sabem sobre sua localização.
- Proeminência : refere-se a quão bem conhecida uma empresa é no mundo offline. O Google também usa informações sobre uma empresa no cenário digital, de links da web a artigos e diretórios. O Google também aparecerá em coisas como contagens e pontuações de avaliações. Certifique-se de incluir o nome, endereço e número de telefone (NAP) da sua empresa em toda a internet para permanecer proeminente e incentivar compartilhamentos nas mídias sociais entre seu público.
Por que as pesquisas de SEO “perto de mim” são importantes?
Os dados por trás dessas opções de pesquisa local ilustram sua importância. O Google relatou que as pesquisas por “compras perto de mim” no Google Maps aumentaram em mais de 100% em 2022. É uma tendência com poder de permanência. Como os usuários a adicionam com mais frequência atualmente e sua conexão com a intenção de compra, você pode vencer a competição SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa).
A busca local oferece maior engajamento e ROI do que outras, de acordo com a Milestone Research . Ela possui uma participação de sessão de 22%, mais do que a busca de referência, orgânica e paga.
Ao continuar otimizando as pesquisas “perto de mim” , você está criando um link direto do Google para sua porta.
Como classificar para pesquisas de SEO local “perto de mim” em 10 etapas
Etapa 1: reivindique e conclua seu perfil comercial do Google
Seu Perfil Comercial do Google é uma das maneiras pelas quais o Google decide quem recebe o maior faturamento para pesquisas “perto de mim” . De acordo com dados da Statista, 77% dos consumidores usam o Google ao procurar empresas locais . Isso significa que clientes em potencial estão enviando consultas agora mesmo para encontrar você.
Então, conclua sua inscrição no seu Perfil Comercial, compartilhe fotos, vídeos e postagens nas redes sociais e faça com que mais clientes deixem avaliações para aumentar as classificações de SEO “perto de mim” .
Depois de criar seu Perfil Comercial do Google e começar a postar nele, é hora de começar a coletar avaliações.
Ouvir diretamente de clientes reais pode influenciar muito os compradores ao pesquisar empresas locais. A maioria dos consumidores (64%) disse que provavelmente faria isso no Google, de acordo com um relatório do ReviewTrackers. Além disso, o Google é o principal local de avaliação online, com uma participação de 73%.
Embora você possa coletar avaliações em muitos canais, direcionar as pessoas a fazer isso no Google pode ter o maior impacto. O Google facilita para os clientes escreverem uma avaliação. Instruir os clientes a fazer isso depois que concluírem uma compra deve fazer parte do seu plano de ciclo de vida do cliente.
Nem todas as avaliações serão positivas. Responder a essas e às positivas pode melhorar as classificações de pesquisa local. Também dá contexto e demonstra a humanidade da sua marca.
Etapa 2: atualize o conteúdo do seu site
Siga os seguintes passos para preparar seu conteúdo para classificação em termos de SEO “perto de mim”.
Incluir palavras-chave baseadas em localização
À medida que você aprende mais sobre como classificar as palavras “perto de mim” em seu conteúdo, certifique-se de incluir várias palavras-chave de cauda longa baseadas em localização.
Pesquise e compile uma lista de 10 a 15 palavras-chave e coloque-as em ordem de relevância para construir páginas da web e conteúdo focados em palavras-chave. Concentre-se em palavras-chave e variações que se apliquem ao seu negócio e que gerem conversões e promovam sua classificação local.
Use palavras-chave baseadas em localização em seu conteúdo, tags de título, meta descrições, Google Business Page, imagens, cabeçalho e perfis de mídia social. Com as palavras-chave certas, você gerará conversões mais altas, seja online, visitas a lojas físicas ou chamadas telefônicas.
Crie conteúdo específico para o local
Crie conteúdo específico para sua localização e seu nicho para atrair clientes com informações de qualidade adicionando um blog. Use suas palavras-chave dentro do seu conteúdo para impulsionar ainda mais sua classificação local com conteúdo indexável valioso.
Você não só atrairá novos clientes e manterá os existentes, mas cada post que você publicar com palavras-chave locais dará ao seu site outra página local para o Google indexar. No entanto, lembre-se de criar conteúdo que traga valor para seus usuários primeiro e faça uso de palavras-chave em segundo lugar.
Incluir pontos de referência e bairros
Outra maneira de “dizer” ao Google onde você está localizado é usar os nomes de pontos de referência e bairros próximos em seu site. Pense em qualquer tipo de substantivo próprio que identifique sua localização e encontre uma maneira de trabalhar com eles em seu site.
Usamos essa estratégia em nosso site com textos que incluem bairros específicos em Ramos.
Etapa 3: otimizar o SEO na página
Para se conectar com pessoas que estão pesquisando palavras-chave “perto de mim” em seus locais, aqui estão algumas práticas recomendadas para SEO na página para vários locais.
Otimizar as tags de título
As tags de título são as linhas clicáveis de texto que as pessoas veem nos resultados de pesquisa do Google. Otimize-as com suas localizações para ajudá-las a atingir classificações de SEO “perto de mim”, junto com outros termos relevantes.
Escreva Meta Descrições
Abaixo das tags de título estão as meta descrições, que devem encorajar os usuários a clicar na tag de título e visitar sua página. Elas não afetarão diretamente o SEO, mas podem dar às suas páginas alguma credibilidade entre aqueles que pesquisam palavras-chave “perto de mim”.
Siga as diretrizes do EEAT
Uma maneira importante de ajudar a otimizar termos de SEO local “perto de mim” é garantir que seu conteúdo demonstre experiência, conhecimento especializado, autoridade e confiabilidade ( EEAT ). Esses aspectos sinalizam ao Google que as pessoas gostam do seu conteúdo e o consideram útil como uma fonte confiável de informações.
Crie links internos
Para otimizar ainda mais o SEO para vários locais no seu site, crie links para várias páginas de outras pessoas no seu site. Páginas valiosas e de alta classificação com links para outras podem servir como suporte para essas páginas vinculadas.
Use imagens de geocodificação e texto alternativo
Outra maneira de superar os concorrentes com otimização de pesquisa local é geocodificar imagens. Essa prática permite que você associe imagens à localização do seu negócio. Tente uma das seguintes maneiras:
- Use um aplicativo de compartilhamento de fotos como o Flickr. Você simplesmente carrega as imagens e as geocodifica com a localização. Então, crie um link de volta para seu site a partir da descrição do Flickr.
- Tire fotos com uma câmera com GPS. Fazer isso armazena as coordenadas geográficas da foto no EXIF da imagem (formato de arquivo de imagem intercambiável). Como faz parte dos metadados, carregá-lo em um site de compartilhamento de fotos permite que ele leia isso. Pode ser uma boa economia de tempo para uploads em massa.
- Confie na marcação de esquema. Neste caso, você usará a marcação ImageObject. Sempre que adicionar uma imagem ao seu site, crie mais detalhes sobre ela com essa marcação. Certifique-se de habilitar o atributo ContentLocation para especificar o local. O Google terá mais probabilidade de reconhecê-lo em pesquisas baseadas em localização com esse fluxo de trabalho.
Incluir marcação de esquema
Outro fator importante a ser considerado para SEO multilocalização é a marcação de esquema ou dados estruturados.
De acordo com o Google, dados estruturados oferecem “um formato padronizado para fornecer informações sobre uma página e classificar o conteúdo da página”. Adicionar o Local Business Schema permite que você forneça ao mecanismo de busca mais informações sobre seu site.
O Google oferece várias opções para tornar seu site, conteúdo e informações de localização disponíveis para resultados de pesquisa, listagens do Google Maps e Knowledge Panel . Antes de começar a marcar a página, certifique-se de que suas contas do Google Business Profile e do Google Search Console estejam configuradas e verificadas.
A partir daí, você vai querer adicionar o “básico”, incluindo:
- Marcação de contato comercial
- Logotipo do site
- Perfis sociais
Torne seu site responsável e amigável ao usuário
Uma das razões pelas quais as pesquisas de SEO “perto de mim” aumentaram tanto recentemente é por causa da tecnologia móvel. Pessoas em movimento simplesmente sacam seus smartphones e realizam pesquisas como “restaurantes perto de mim”.
O celular agora é o dispositivo líder para pesquisas do Google, com 63%. Além disso, o Google confirmou que fez a transição para a indexação mobile-first em outubro de 2023.
Certifique-se de implementar as seguintes práticas recomendadas para dispositivos móveis:
- Simplifique a navegação para torná-la intuitiva.
- Aproveite os espaços em branco para evitar páginas sobrecarregadas de imagens e texto.
- Empregue técnicas de design que priorizem dispositivos móveis que levem em conta microinterações, fluxos de usuários e checkout para eliminar atritos.
- Design para toques e deslizamentos, não cliques de mouse. Botões e navegação devem ser amigáveis para os polegares.
- Torne os layouts adaptáveis por padrão em vez de fixos para proporcionar experiências de usuário consistentes em todos os dispositivos e navegadores.
- Torne a tipografia responsiva com unidades em para tamanhos de fonte.
- Oculte elementos desnecessários para a experiência móvel e aproveite o carregamento condicional para que eles não prejudiquem a velocidade de carregamento
- Exporte todas as resoluções de imagens para cada tipo de dispositivo.
- Otimize seu site para aderência, o que significa que os visitantes ficarão por um tempo e não sairão. O conteúdo deve ser atraente e relevante e levar as pessoas a uma conversão. Use palavras poderosas e envolventes e faça alterações na estrutura da frase. Para fazer isso de forma rápida e eficiente, uma ferramenta de paráfrase pode ser uma boa opção.
Simplifique a navegação do site
A navegação no site permite que você destaque diferentes seções do seu site e ocupa mais espaço nas SERPs do que uma listagem comum.
Para empresas com vários locais, a navegação no site é uma ótima maneira de garantir que os pesquisadores encontrem o local certo sem precisar explorar o mapa do site inteiro.
Incluir instruções de direção
A maioria de nós não precisa mais de direções, pois dependemos da tecnologia GPS. Os robôs de busca, no entanto, as consideram importantes.
Em suas páginas de contato ou localização, adicione direções com várias opções, dependendo de onde a pessoa pode estar dirigindo. É outra pista para o Google consumir sobre sua localização e melhorar sua estratégia de SEO local.
Etapa 4: incorporar SEO fora da página
O SEO multilocal também precisará de certos elementos fora da página, incluindo:
Listar eventos locais
Outra maneira de sinalizar ao Google que você está na vizinhança é incluir eventos locais que você patrocina em seu site. A marcação de esquema, mais uma vez, é sua aliada aqui.
Com a marcação Event, você informará os detalhes ao mecanismo de busca. Eles também precisarão fazer parte daquela página do site para os visitantes. A atribuição de localização na marcação é vital aqui para dar suporte ao SEO de pesquisa local.
Aqui está um exemplo rápido.
Você patrocina um mercado de artesanato anual em sua cidade que apresenta artesãos locais. Você otimizará o esquema de marcação Evento usando o atributo location. Em seu site, você adicionará mais informações sobre o que é, onde está, seu patrocínio e outros descritores.
Ao pesquisar “feira de artesanato perto de mim”, estes são os resultados locais.
Crie seu perfil de backlink
Construir um perfil de backlink saudável é essencial para SEO. Um estudo da SEMRush descobriu que 92,3% dos domínios de classificação mais alta para um termo tinham esses. Eles agem como um referenciador, o que o Google compara à credibilidade. Você pode ter uma vantagem clara sobre os concorrentes com esse plano, pois a maioria das páginas tem zero backlinks, de acordo com a Backlinko.
No contexto de pesquisas locais de SEO “perto de mim” , você deve se concentrar no texto âncora geográfico, que pode incluir a cidade e o estado da sua empresa.
Por exemplo: “Advantage Dental Services em Kalamazoo, Michigan”. Aproveitar isso é mais uma maneira do Google identificar a localização da sua empresa.
Antes de experimentar essas estratégias, use estas estratégias de construção de links:
- Backlinks relevantes para o nicho ajudam os mecanismos de busca a entender melhor o contexto do seu site, melhorando a indexação e a classificação das suas páginas da web.
- Ao ganhar links de alta autoridade, identifique uma palavra-chave com volume de pesquisa decente. Essa pesquisa de palavra-chave é um primeiro passo crítico no processo.
- Sites de mídia local e recursos comunitários são um bom lugar para começar a obter backlinks. Muitas organizações têm seções em seus sites dedicadas a dar mais visibilidade a empresas locais.
- Ao tentar gerar backlinks, lembre-se de que o importante é a qualidade, não apenas a quantidade. O Google considera a qualidade dos seus backlinks em seu algoritmo de SEO, não quantos.
- Sempre mantenha o SEO adequado seguindo as diretrizes do mecanismo de busca . Seja criativo com estratégias como guest posts, infográficos e produção de conteúdo de alta qualidade para o qual outros queiram criar links.
Inclua seu NET em todos os lugares
O NET (nome, endereço, número de telefone) de SEO local descreve a colocação desses descritores em todo o seu site. Fazer isso entrega mais informações aos mecanismos de busca, melhorando suas classificações de SEO local “perto de mim” .
Você vai querer usar Schema Markup, especificamente a marcação LocalBusiness. Outra dica profissional é ser consistente na forma como você apresenta seu endereço. Ele deve ser o mesmo em todos os espaços digitais.
Perguntas frequentes:
1. Qual porcentagem de pesquisas do Google são locais?
A porcentagem oficial, de acordo com o Google, oscila entre 30% e 50% de todas as pesquisas , com o número geral aumentando à medida que mais pessoas inserem termos de pesquisa locais em várias plataformas.
2. Que tipos de negócios se beneficiarão de uma estratégia de SEO “perto de mim” ?
O SEO local oferece uma ótima oportunidade para empresas que interagem diretamente com clientes, consumidores ou pacientes pessoalmente. Se sua empresa tem um local físico que você quer que as pessoas visitem, direcionar pesquisas locais “perto de mim” ajudará.
3. Quais são algumas estatísticas sobre pesquisas “perto de mim” ?
98% dos consumidores usaram a Internet para encontrar informações sobre empresas locais em 2022, um aumento de 8% em relação ao ano anterior.
42% dos millennials que realizam uma pesquisa local visitarão uma empresa na maioria das vezes.
Pesquisas locais e orgânicas representam 69% do tráfego digital geral .
80% é a taxa média de conversão de pesquisas locais.
4. Como funcionam as pesquisas “perto de mim” ?
Os usuários inserem uma consulta para um tipo de empresa com “perto de mim”. Com base nos critérios de classificação do Google e na localização da empresa, as pessoas veem os resultados mais relevantes. Otimizar seu perfil e site do Google Business com as dicas acima pode melhorar seu lugar.
5. Como você pode melhorar a visibilidade de uma empresa para pessoas localizadas perto de você geograficamente?
Os três pilares para garantir que sua empresa seja visível para pessoas localizadas perto de você geograficamente são garantir que as três coisas a seguir estejam claras e atualizadas:
1. Seu número de telefone
2. Endereço
3. Horário comercial
6. Por que as pesquisas “perto de mim” são importantes para as empresas?
Uma boa classificação para pesquisas “perto de mim” capitaliza a tendência de pesquisa. Esses pesquisadores geralmente têm alta intenção de compra e estão prontos para comprar produtos ou serviços. Estar no topo dos resultados aumenta a chance de que as pessoas tenham mais probabilidade de visitar sua empresa, acessar seu site ou entrar em contato com você por telefone. Como a maioria delas ocorre em dispositivos móveis, os clientes em potencial podem estar a passos de distância.
7. Com que frequência uma empresa deve atualizar seu Perfil Comercial do Google para otimizar o SEO local?
Seu perfil é a vitrine digital da sua empresa. Quando você atualiza depende de alterações que você faz nas operações, novos produtos ou ofertas de serviços, expansão para locais adicionais ou qualquer outra coisa importante. Você também pode usar o Google Business para criar postagens que são visíveis no Painel de Conhecimento. Adicionar novas imagens também o mantém atualizado.
8. Como posso medir o sucesso da minha estratégia de SEO “perto de mim” ?
Essas métricas são um bom começo para o desempenho:
Os números de tráfego móvel fornecem informações sobre o engajamento do seu site para dispositivos móveis.
Visualizações de sites a partir de termos de palavras-chave orgânicas.
O Google Business Profile Insights oferece dados sobre o desempenho do seu perfil em relação às ações realizadas pelas pessoas.
Melhorias na classificação de palavras-chave “perto de mim” , que você pode medir com ferramentas de SEO.
Comece a ter uma classificação mais alta nas pesquisas de SEO local “perto de mim”
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