Como fazer uma auditoria de links internos para melhorar o SEO

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A vinculação de links internos é um elemento importante da sua estratégia de otimização de mecanismos de busca (SEO). Mas como você fica por dentro dos seus esforços de vinculação interna e garante que não está vinculando suas páginas da web a uma página excluída? Além disso, como você sabe se sua estratégia de vinculação interna é eficaz?

Se você gostaria de responder a essas perguntas, você está no lugar certo. Esta postagem do blog discutirá mais sobre links internos, como executar uma auditoria de links internos e muito mais. Aqui está uma rápida visão geral dos tópicos que abordaremos:

O que são links internos?

Links internos é a prática de vincular uma página da web a outra página no mesmo domínio para melhorar a navegação e a experiência do usuário do seu site. Ajuda mecanismos de busca como o Google a rastrear suas páginas mais rapidamente, para que suas páginas apareçam nas páginas de resultados de mecanismos de busca (SERPs) mais cedo.

Quais são os benefícios dos links internos?

O link interno ajuda tanto os visitantes do seu site quanto os mecanismos de busca a chegarem ao seu site, melhorando o SEO geral do seu site. Aqui estão os benefícios do link interno:

  • Os links internos ajudam os visitantes do site a encontrar conteúdo relevante e navegar no seu site
  • A vinculação interna distribui o valor do link ou o link juice entre suas páginas da web
  • A vinculação interna ajuda mecanismos de busca como o Google a encontrar suas páginas
  • Os links internos fornecem aos mecanismos de busca contexto sobre suas páginas pela forma como elas estão interconectadas, para que os mecanismos de busca entendam melhor suas páginas da web

Quer verificar rapidamente quantos links internos você tem na sua página? Use nossa ferramenta gratuita Links Counter e obtenha um detalhamento dos seus links internos e externos.

O que é uma auditoria de links internos?

Uma auditoria de links internos examina como suas páginas da web são interconectadas por meio de links internos. Ela também permite que você:

Como realizar uma auditoria de vinculação interna em quatro etapas

Aqui está um guia passo a passo sobre como realizar uma auditoria de vinculação interna:

  1. Execute seu site por meio de uma ferramenta de rastreamento da web
  2. Procure por links quebrados
  3. Encontrar redirecionamentos
  4. Identificar oportunidades de links internos para melhoria

Vamos analisar cada etapa:

1. Execute seu site por meio de uma ferramenta de rastreamento da web

Primeiro, você quer saber o status dos links internos do seu site executando-os por meio de uma ferramenta de rastreamento. Ferramentas como Screaming Frog, Ahrefs e SEMrush podem rastrear seu site e fornecer uma análise dele.

Nesta postagem do blog, usaremos o Screaming Frog como exemplo. A versão licenciada do Screaming Frog permitirá que você baixe o relatório do seu site. Verifique os seguintes parâmetros:

  • Links de entrada: Esses dados fornecem o número total de links internos de uma página
  • Links externos: Isso se refere ao número total de links de saída da página para páginas internas
  • Indexabilidade: Este parâmetro informa se uma página é indexável ou não. Páginas não indexáveis ​​não aparecerão em SERPs, então certifique-se de que as páginas que você quer classificar sejam indexáveis!

2. Procure por links quebrados

Agora que você tem seu relatório, verifique se há links quebrados. Se você ainda não tem uma versão licenciada do Screaming Frog, você pode verificar diretamente do aplicativo:

  • Clique na aba Códigos de Resposta
  • No filtro suspenso, selecione Erro do cliente (4xx) para verificar se há 404s
Links quebrados mostrados no Screaming Frog

3. Encontre redirecionamentos

Às vezes, os URLs mudam durante uma reformulação, e os links internos que levam a eles permanecem inalterados.

Digamos que você tenha uma página com o seguinte URL: https://www.example.com/sample-page. Durante um redesenho, sua URL foi alterada para: https://www.example.com/pasta/página-de-amostra. Você redirecionou o URL antigo para um novo, então sempre que um visitante do site encontrar seu link antigo, ele será redirecionado para o novo URL.

No entanto, muitos redirecionamentos ou 301s colocam carga extra no seu servidor e afetam a velocidade do seu site. Então é melhor atualizar os links internos que levam a uma URL antiga e direcioná-los para a nova URL realizando uma auditoria de links internos:

  • No Screaming Frog, clique na aba Códigos de Resposta
  • No filtro suspenso, selecione Redirecionamento (3xx) para verificar 302s e 301s
  • Clique no Links de entrada. Isso listará as páginas que têm links para o URL antigo
301 mostrado no Screaming Frog

4. Identifique oportunidades de links internos para melhoria

Você identificou seus links quebrados e páginas com links para redirecionamentos. Agora é hora de procurar maneiras de melhorar as chances do seu site de classificação em SERPs e melhorar como você pode passar link equity ou link juice por suas páginas.

Aqui estão algumas perguntas de orientação para ajudar você a começar:

  • Quais páginas com potencial de classificação — páginas encontradas na segunda página dos SERPs — têm menos links do que outras páginas de classificação?
  • Você tem páginas órfãs, que são páginas que não possuem links internos apontando para elas?
  • Você tem páginas menos importantes com muitos links internos de entrada?
  • Você tem páginas importantes, como páginas de “dinheiro” ou páginas de preços, com menos links internos de entrada?
  • O texto âncora fornece detalhes sobre o conteúdo da página?

Pronto para começar sua auditoria de links internos?

Uma auditoria de links internos pode melhorar o SEO on-page do seu site e ajudar você a conquistar os SERPs. Se precisar de ajuda com sua auditoria de links internos, deixe a MidiaPro ajudar.

A MidiaPro é uma agência de marketing digital de serviço completo com especialistas em SEO que ajudaram a gerar mais de US$ 10 bilhões em receita para nossos clientes. Nossa equipe está animada para ajudar você a atingir suas metas de SEO e retorno sobre o investimento.

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