Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) deixou de ser apenas uma tendência futurista e passou a fazer parte do cotidiano das pessoas. A Talk.inc desenvolveu uma pesquisa sobre o uso da Inteligência Artificial no Brasil. A pesquisa ouviu brasileiros das cinco regiões do país, de diferentes classes sociais e que trabalham em diferentes setores.
De acordo com a pesquisa: 50% da população utilizam chats inteligentes para diversas finalidades, desde atividades triviais, como escrever um conto para as crianças escovarem os dentes até processos mais complexos como otimizar as atividades no trabalho. Essa popularização marca um novo estágio na evolução das ferramentas tecnológicas, especialmente em como as pessoas interagem com elas.
“É comum ouvir as pessoas mencionarem o uso do Chat GPT falando de interações com assistentes virtuais ou chats inteligentes. No entanto, muitas vezes, elas estão se referindo a qualquer tipo de tecnologia de chat conversacional inteligente, não necessariamente ao produto específico da OpenAI. Isso demonstra como o termo ‘chat’ se tornou sinônimo de assistentes virtuais avançados”, explica Tina Brand, Co-fundadora da Talk.
Mas por que algumas ferramentas de IA disponibilizam, mesmo que com o tempo limitado diário, acesso gratuito para todos? Se trata de uma estratégia calculada de mercado. Quando as ferramentas de IA incentivam o uso da sociedade, ela captura a experiência e críticas dos usuários, e aperfeiçoam as próprias ferramentas.
O especialista Silvio Meira, cientista, professor e empreendedor, explica esse acesso aos chats inteligentes exemplificando sobre o lançamento do Chat GPT: “O primeiro modelo do Chat GPT que foi lançado, no estilo conversacional, passava a maior parte do dia fora do ar, pois não aguentava a carga. Em um primeiro momento respondia coisas completamente ensandecidas. Mas ele também captava as perguntas e críticas das pessoas, o que foi essencial para o treinamento do segundo modelo”.
O Chat GPT se aperfeiçoou tanto que os respondentes da pesquisa afirmam que ele é como se fosse o novo Google, mas ainda melhor, porque ele aconselha e faz tarefas pelos usuários. O impacto das ferramentas de IA na rotina das pessoas é evidente em números. A pesquisa da Talk Inc revela que:
57% das pessoas usam assistentes virtuais para tarefas diárias. Desde organizar agendas até configurar lembretes, essas IAs têm facilitado o dia a dia, oferecendo agilidade e precisão. As assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistant, tornaram-se parte essencial da rotina de muitos lares e escritórios.
31% recorrem a ferramentas para melhorar a qualidade dos textos. Seja na correção gramatical, no ajuste de estilo ou na criação de conteúdo personalizado, soluções de IA têm sido aliadas valiosas para quem precisa de apoio na escrita. Há algumas pessoas que utilizam assistentes de escrita até mesmo para mensagens de condolências, que são mais difíceis de compor. Em alguns casos, essas mensagens são feitas sem revelar que foram geradas por esses assistentes. Ferramentas como Grammarly e o próprio Chat GPT ajudam a refinar textos de forma simples e eficiente.
31% utilizam IA para produção de conteúdo. Criadores de conteúdo, jornalistas, profissionais de marketing, e até pessoas sem experiência na área estão se aventurando nessas plataformas para a criação de textos e imagens. Assim, não é surpresa que mesmo os não profissionais de comunicação estejam ‘ganhando’ a capacidade de se tornar criadores de conteúdo. Não por acaso, estima-se que, em poucos anos, 90% do conteúdo online não será produzido por humanos. A automação de processos criativos tem se tornado cada vez mais comum, permitindo uma produção em maior escala e com menos esforço.
26% buscam auxílio em atividades acadêmicas e profissionais. A IA tem se destacado como uma ferramenta poderosa no apoio a tarefas escolares e no ambiente de trabalho. Seja para pesquisar tópicos complexos, organizar estudos ou realizar análises de dados, as IAs oferecem respostas rápidas e soluções que otimizam o tempo.
Diante desse cenário, fica claro que a IA não apenas chegou para ficar, mas já se integrou ao cotidiano de uma forma profunda e multifacetada. “Seja para otimizar tarefas, gerar conteúdo ou até como uma ferramenta de comunicação, as pessoas estão aprendendo sozinhas a explorar as aplicações. Mas já começam a imaginar um futuro onde seu assistente será seu ‘gêmeo’, seu assistente virtual, que vai tornar tudo mais produtivo. Estamos apenas começando a explorar todo o potencial que essas tecnologias têm a oferecer.”, comenta Carla Mayumi, sócia fundadora da Talk Inc.
A IA abre novas possibilidades que ainda estão sendo exploradas, e o mais fascinante é que, à medida que essas tecnologias evoluem e aprendem com o uso humano, as fronteiras do que é possível continuam a se expandir, transformando de forma irreversível a maneira como vivemos e trabalhamos.