Após a OpenAI anunciar o lançamento de novos modelos de linguagem para o ChatGPT na última semana, o o1-mini já está disponível para um grupo seleto de usuários. Com o codinome Project Strawberry, a tecnologia consegue raciocinar como humanos através de respostas mais eficientes.
Inicialmente disponível para usuários que assinam o ChatGPT Plus ou Team, o ChatGPT o1-mini agora pode ser acessado por usuários que possuem contas básicas e gratuitas na plataforma. Para checar se seu assistente já contém o novo modelo, basta clicar na opção ChatGPT Auto, na parte superior da tela, e procurar a opção.
No entanto, nem todos os usuários gratuitos poderão testar o o1-mini. Apenas uma lista seleta de pessoas parece conseguir testar o novo modelo, mas a desenvolvedora não revelou se há algum critério por trás das escolhas, ou se é uma distribuição aleatória.
Apesar do raciocínio lógico, o o1-mini e o1 são mais lentos que o ChatGPT-4.Fonte: OpenAI
o1-mini é especializada em códigos
Diferente de seu irmão maior, o ChatGPT o1-mini é um modelo de IA que opera com capacidades reduzidas, como seu nome sugere. No lançamento, a OpenAI definiu que essa tecnologia foca em oferecer mais eficiência energética e foi desenvolvida para auxiliar os usuários na geração de códigos.
Por outro lado, o ChatGPT o1 padrão é um modelo mais avançado, capaz de performar com altas taxas de acerto em questões relacionadas à matemática, biologia, física, química, etc. Ambas as tecnologias utilizam um sistema de aprendizagem por esforço, que melhora as capacidades de raciocínio para respostas mais certeiras.
Por enquanto, o o1-mini é limitado a responder apenas 50 mensagens, enquanto o o1 é restrito a 30. No futuro, a OpenAI deve disponibilizar o ChatGPT o1-mini para todos os usuários testarem.