Imagem: Reprodução/UFMA
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu mais um passo rumo à inovação ao lançar seu primeiro chatbot institucional, a Mara. Pioneira entre as instituições federais de ensino superior no uso de inteligência artificial (IA), a UFMA reforça o compromisso com a criação de espaços que impulsionam a inovação, além de otimizar processos administrativos e acadêmicos para toda a comunidade acadêmica.
Por meio da Diretoria de Inteligência Artificial, a Mara foi desenvolvida para auxiliar no atendimento ao público interno e externo. De acordo com o diretor Rodrigo Sávio, o chatbot foi criado para “automatizar partes dos processos administrativos para que os servidores possam ter mais tempo exercendo funções de estratégia”.
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, salienta que os investimentos em tecnologia da informação, incluindo a criação do chatbot Mara, visam melhorar a eficiência administrativa e apoiar a adaptação de professores e alunos às novas tecnologias.
“Estamos fazendo grandes investimentos na tecnologia da informação, pois ela atende a toda a Universidade. Criamos a diretoria de Inteligência Artificial, que tem por função criar ferramentas que vão auxiliar os nossos servidores, principalmente, na área administrativa. Com o chatbot Mara, vamos melhorar, tornar mais eficientes, mais céleres as atividades dos nossos servidores. Mas também não esquecemos a parte acadêmica. Vamos criar algumas ferramentas de IA para atender aos nossos professores, aos nossos discentes, que precisam também se adaptar a essa nova tecnologia”, garante o reitor.
A Mara representa o primeiro passo no uso de inteligência artificial pela UFMA. O nome foi escolhido em homenagem ao Estado do Maranhão, onde a Universidade está sediada. A identidade visual da Mara foi desenvolvida pela Superintendência de Comunicação (Scom), por meio da Diretoria de Comunicação (DCom) e da Coordenação de Identidade Visual.
Mara reflete as principais características da Universidade e do estado. Suas características representam a diversidade étnica do Maranhão. Seu cabelo traz a cor predominante da instituição – o vermelho. E seu nome faz referência a nomes simples da região: Maria, Mariana, Marina, bem como Maré e Mar.
“A Mara precisava ter a representatividade do maranhense e trazer consigo características de pessoas que tiveram experiências nas mais diversas áreas da Universidade e em seus fluxos institucionais. Essa foi a chave para construí-la. Isso permite que a Mara use seu ‘Know-how’ (conhecimento) para ajudar as pessoas com dúvidas”, expõe o superintendente de Comunicação da UFMA, Pablo Monteiro.
O chatbot será essencial para integrar tecnologia à instituição, começando pelo atendimento administrativo. Ele funcionará como um canal de comunicação, permitindo que os usuários obtenham respostas rápidas para suas dúvidas. A Mara já está disponível no portal oficial da UFMA, no canto inferior direito.
*Com informações da UFMA