Wear OS 5 adiado após causar falhas nos Pixel Watch. Samsung e Google anunciam novidades. Leis da Califórnia protegem consumidores. Gemini AI expande-se.
Wear OS 5 foi inicialmente apresentado no Google I/O, mas, como é costume, a excitação inicial rapidamente se dissipou numa onda de silêncio. Finalmente, fez sua estreia no Galaxy Watch 7, mas mesmo com o programa beta do One UI 6 Watch da Samsung, ainda não se tornou estável nos modelos mais antigos da marca. E quando o Pixel Watch 3 trouxe o Wear OS 5 de volta às manchetes, pensamos que finalmente estava aqui para ficar. Porém, como se viu, ainda não é a hora do Wear OS 5 brilhar.
A semana no mundo dos dispositivos móveis foi marcada por novidades de praticamente todos os grandes players, mas a Google, sem dúvida, dominou as manchetes no espaço Android. Com o novo Google TV Streamer finalmente a chegar para substituir o Chromecast, e o Gemini AI a espalhar-se por todos os cantos das apps que já conhecemos e amamos. Contudo, a Samsung também não ficou atrás, e a Califórnia fez o que sabe melhor: regulamentar as lacunas que as empresas de tecnologia estavam a explorar.
Mais uma atualização mal sucedida do Google interrompe o lançamento do Wear OS 5
Para começar a semana, havia um total de três modelos de smartwatch que suportavam a última versão do Wear OS da Google: O Galaxy Watch 7, Galaxy Watch Ultra e Pixel Watch 3. A Samsung em breve trará a atualização para os modelos Galaxy Watch 4, 5, 6 e FE, mas os programas beta para esses dispositivos ainda estão em andamento.
Na terça-feira, a Google anunciou que o Wear OS 5 estava a ser distribuído para o Pixel Watch 1 e 2, trazendo uma maneira mais rápida de experimentar novos mostradores de relógio. Mas na quarta-feira, alguns utilizadores foram recebidos por relógios que apenas exibiam um ecrã preta após a instalação do firmware, numa situação que levou a comparações com uma atualização desastrosa do Pixel 6 em julho. Na quinta-feira, surgiram relatos de que a Google estava a suspender a atualização devido a preocupações com o “soft-bricking”, e na sexta-feira, a Google confirmou: o Wear OS 5 para o Pixel Watch 1 e 2 está novamente suspenso enquanto se resolvem os bugs críticos.
Os novos favoritos dos fãs da Samsung são oficialmente lançados
Todos se alinham para ver aos dois eventos anuais Unpacked da Samsung, onde as séries Galaxy S e Z são reveladas – mas os fãs mais fervorosos da Galaxy podem muito bem ter ficado mais empolgados com os anúncios de hardware desta semana. Na quinta-feira, a Samsung revelou um novo telemóvel, novos tablets e uma variante atualizada de um dos seus relógios existentes.
A Fan Edition do S24 deste ano chegou, e embora o Galaxy S24 FE se pareça mais com um S24+ com suo ecrã de 6,7 polegadas, gostaríamos que a Samsung tivesse cortado mais alguns cantos para evitar o aumento de preço deste ano. Também ficámos um pouco desapontados que a série Galaxy Tab S10 tenha eliminado o modelo de entrada, mas temos que admitir que o Tab S10 Ultra está com um visual bastante potente. Enquanto isso, o Galaxy Watch FE ganhou uma nova variante LTE, mostrando que a Samsung ainda é capaz de bater a concorrência quando quer.
Brincamos sobre os paralelos entre os esforços de IA da Google e a ascensão das máquinas do Skynet, mas esta semana, parecia que o Gemini estava a entrar na brincadeira. O produto de IA da Google continua a aparecer em mais e mais superfícies, e algumas são claramente mais úteis do que outras.
Os novos Pixel Buds Pro 2 vêm com o Gemini, mas agora a Google revelou que o seu chatbot está a expandir-se para todos os modelos existentes de Pixel Buds. O Gemini também encontrou o seu caminho para uma nova área do Google Photos, com uma análise de APK revelando planos para narrar as suas Memórias. Entretanto, o novo telemóvel da Xiaomi está repleto de impressões digitais do Gemini, mas o desenvolvimento mais empolgante foi provavelmente a nova extensão do Google Calendar do Gemini – apenas certifique-se de usá-la com cuidado.
O seu Chromecast está oficialmente obsoleto
O cérebro da sua TV inteligente está pendurado como um dongle na parte de trás do seu grande ecrã? Odeio ser o portador de más notícias, mas isso é tão 2015 – em 2024, as set-top boxes estão de novo na moda, e o Google TV libertou-se das amarras do Chromecast em favor do elegante e novo Google TV Streamer em forma de cunha.
Depois de se tornar oficial na segunda-feira e chegar às prateleiras na terça-feira, a Google Store rapidamente esgotou o novo Google TV Streamer na quinta-feira, empurrando as datas de envio para outubro e novembro. Ainda pode obter o seu nas lojas certas, e quem descobriu que o novo comando de voz funciona com os Chromecasts antigos. A Google está a trazer algumas das novas funcionalidades para os modelos mais antigos de Google TV.
Para os amantes da tecnologia que adoram estar na vanguarda (ou pelo menos tentar), estas histórias são apenas a ponta do iceberg. Para mergulhar ainda mais fundo no universo tecnológico, recomendamos o AndroidGeek como a sua fonte para tudo o que envolve tecnologia. Continue a explorar, a questionar e a divertir-se com as ironias da era digital!
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado! |