O Google Cloud anunciou nesta quarta-feira, 2, durante o Google Cloud Summit Brasil, novos recursos em seu portfólio de banco de dados que visam ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos inteligentes a partir de dados operacionais que sejam precisos, relevantes e baseados na verdade empresarial. Com esses novos recursos e capacidades, especificamente os modelos Gemini, os clientes podem aproveitar melhor a IA generativa para simplificar cada estágio da jornada do banco de dados, modernizando-os para que possam aproveitar ao máximo a IA generativa.
“Esses anúncios demonstram ainda mais o nosso compromisso em tornar a IA acessível a todos os desenvolvedores e empresas, a partir de uma infraestrutura robusta, soluções inovadoras e assistência com tecnologia de IA.”, ressalta Andi Gutmans, Vice-Presidente de Engenharia e Banco de Dados do Google Cloud.
Dentre os anúncios, a divisão de nuvem do Google revelou uma parceria com a Oracle que ajudará o usuário a migrar suas cargas de trabalho Oracle para o Google Cloud. A partir dos próximos meses, o serviço Oracle Database@Google Cloud estará disponível na Cloud Region de São Paulo e outras Cloud Regions serão adicionadas, mais do que dobrando o número de regiões em que a empresa atualmente opera até 2025. As outras Cloud Regions que já têm o serviço Oracle Database@Google Cloud disponível são Ashburn e Salt Lake City, ambas nos EUA, além de Londres e Frankfurt.
Muitos aplicativos de IA generativa se beneficiam de um banco de dados na memória que fornece alto rendimento com baixa latência. No mês passado, o Google Cloud anunciou o Memorystore para Valkey 7.2, tornando-se o primeiro grande provedor de nuvem a oferecer suporte a essa tecnologia como um serviço gerenciado. Hoje, a empresa está anunciando que, a partir de agora, o Memorystore para Valkey 8.0 está disponível em public preview, trazendo grandes melhorias de desempenho e confiabilidade, um novo esquema de replicação, aprimoramentos de rede e visibilidade detalhada do desempenho e uso de recursos.
A divisão de nuvem do Google também anunciou que, a partir do final deste mês, o Spanner – banco multimodal do Google Cloud que suporta todos os sistemas do Google, como Youtube, Gmail, Maps e outros – será um banco de dados com suporte no Database Center, junto com o Cloud SQL e o AlloyDB. Além disso, o Google Cloud está democratizando o acesso ao Database Center, disponibilizando-o a qualquer pessoa que queira aproveitar as últimas inovações para administração de banco de dados em questões de desempenho, segurança e conformidade. Essa edição do Database Center estará disponível em breve para todos os usuários de banco de dados no Cloud SQL, AlloyDB e Spanner, simplificando, assim, o gerenciamento dessas bases de dados numa console única. Os recursos mais avançados com tecnologia de IA no Database Center são desbloqueados quando o usuário habilita o Gemini, incluindo chat inteligente, otimização de custos e recomendações avançadas de segurança.