Com cola e cartolina, estudantes esboçaram produtos criados a partir de uma atividade colaborativa em sala de aula; para dar forma aos desenhos, foi utilizada IA Copilot
Estudantes expõem projetos que receberam contribuições e aprimoramentos feitos pelos próprios colegas | Foto: Divulgação
Lápis, papel e inteligência artificial. O encontro entre as três ferramentas ocorreu nas aulas de Rodrigo Cardoso, coordenador do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, da Escola Técnica Estadual (Etec) Gildo Marçal Bezerra Brandão, localizada no bairro de Perus, na zona noroeste Capital. Ele também é professor da Etec Benedito Storani, de Jundiaí, e do curso técnico em Gestão da Qualidade, em uma classe descentralizada da unidade, em Cabreúva.
A fim de tornar as aulas mais dinâmicas, o professor Rodrigo dividiu os estudantes em grupos e pediu que criassem produtos inovadores, em um primeiro momento, usando apenas lápis e papel. Após 15 minutos, com as ideias já esboçadas, ele sugeriu que os desenhos circulassem entre os colegas.
“Os alunos puderam analisar e implementar inovações que julgassem necessárias nos outros projetos”, avalia o professor. “A troca de ideias entre os grupos foi essencial para estimular o pensamento crítico e a colaboração, uma vez que os jovens precisaram entender a proposta inicial e pensar em melhorias. Quando os produtos retornaram aos grupos originais, havia uma série de alterações e inovações realizadas por seus colegas, o que proporcionou uma perspectiva completamente nova e muitas vezes inesperada sobre a ideia original”, explica.
Inteligência artificial
Feitas as alterações, chegou a hora de partir para a digitalização, utilizando a inteligência artificial (IA) Copilot. A partir da descrição do desenho, a ferramenta oferece quatro versões de imagens. “O uso da IA não só acelerou o processo de finalização dos projetos como introduziu os alunos a uma solução tecnológica relevante no contexto atual”, diz o professor.
Os estudantes aprovaram. “Foi uma ótima experiência”, elogia a aluna Julia Nowacki. “Além de estimular nossa criatividade, tivemos que trabalhar em grupo e conciliar as nossas ideias com a dos nossos colegas”.
Toda a experiência transformou-se em uma exposição montada nos corredores da Etec de Perus. Na quinta-feira (4), uma segunda leva de projetos, colados em cartolina, complementaram a mostra. Entre os exemplos estão um robô doméstico, que automatiza tarefas como limpeza e oferece entretenimento; uma bolsa com interface touch screen, que permite acessar recursos de smartphone; um cobertor capaz de oferecer conforto térmico em qualquer temperatura graças à tecnologia de regulação térmica avançada; um relógio anti-infarto, com sensores biométricos que monitoram sinais vitais como frequência cardíaca, pressão arterial e nível de oxigenação; entre outros projetos. A mostra é exclusiva para os estudantes da unidade.