No início deste ano, a OpenAI apresentou o aplicativo Aplicativo ChatGPT para macOS. Depois de uma longa espera, a OpenAI finalmente lançou o aplicativo ChatGPT para Windows 11 e Windows 10. No entanto, parece que a empresa não se esforçou muito para lançar o aplicativo para Windows.
De acordo com o site Windows Latesto aplicativo ChatGPT para Windows é um wrapper da Web em um contêiner Electron. A Microsoft recomenda o uso do WebView2 para criar aplicativos da Web. No entanto, a OpenAI decidiu usar a estrutura Electron, na qual o aplicativo consome muito mais recursos quando comparado aos aplicativos desenvolvidos usando a estrutura WebView2. A fonte revela que o Copilot para Windows 11, desenvolvido usando o WebView2, tem menos de 600 KB de tamanho. Em contraste, o aplicativo ChatGPT baseado no Electron tem quase 260 MB.
Para obter a melhor experiência, OpenAI poderia ter optado por criar um aplicativo ChatGPT nativo para Windows, como fez para o macOS. Em vez disso, a empresa optou por lançar um aplicativo da Web. Isso é irônico quando consideramos o investimento de vários bilhões de dólares da Microsoft na OpenAI. Mesmo que não seja um aplicativo nativo adequado, eles poderiam, no mínimo, ter usado a estrutura do WebView2 para criar um aplicativo da Web que consumisse menos recursos.
Em uma nota positiva, ChatGPT para Windows 11 traz um modo picture-in-picture. Os usuários podem acessar o ChatGPT em uma pequena janela usando as teclas Alt+Espaço.
Atualmente, o aplicativo está em seus estágios iniciais de desenvolvimento, portanto, o desempenho geral pode não estar à altura da marca. Além disso, ele só está disponível para usuários Plus, Team e Enterprise.