Volkswagen Tayron é o novo SUV que deverá substituir o Tiguan

O Volkswagen Tayron chegará ao Brasil em 2025 para substituir o Tiguan Allspace. O novo SUV será fabricado em São Bernardo do Campo (SP) e promete trazer inovações no segmento de utilitários esportivos.

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O Volkswagen Tayron vem aí para aposentar o Tiguan e mostrar quem manda. Maior, mais espaçoso e com motores híbridos, ele não quer só rodar, quer dominar as ruas brasileiras. Com tecnologia de sobra, incluindo assistente de voz integrado ao ChatGPT, o Tayron será produzido aqui mesmo e promete fazer concorrentes como o Jeep Compass repensarem suas estratégias.

Imagine um mundo onde o Tiguan, o SUV que conhecemos tão bem, está prestes a dar adeus. E, em seu lugar, surge uma nova fera nas ruas: maior, mais tecnológico e pronto para redefinir o que você espera de um SUVW. O Volkswagen Tayron está a caminho, e sua missão é clara — substituir o icônico Tiguan e elevar o padrão dos utilitários esportivos no Brasil. Com linhas imponentes, motores híbridos e espaço para sete passageiros, ele chega para balançar o mercado e fazer a concorrência tremer.

Pontos Principais:

  • O Volkswagen Tayron substituirá o Tiguan no Brasil a partir de 2025.
  • O SUV será fabricado em São Bernardo do Campo (SP).
  • O Tayron contará com opções de motorização híbrida e versões com cinco ou sete lugares.
  • O modelo também trará inovações tecnológicas, como assistente de voz com ChatGPT.

Mas será que esse novato tem o que é preciso para se tornar o novo queridinho das garagens brasileiras? E o que mais ele esconde sob o capô, além de toda essa tecnologia de ponta? Vamos descobrir como o Tayron pretende se tornar o sucessor definitivo do Tiguan e, de quebra, conquistar um espaço de destaque entre os SUVs mais desejados.

Volkswagen Tayron: O SUV que substitui o Tiguan e chega ao Brasil em 2025

O Volkswagen Tayron chegará ao Brasil em 2025 para substituir o Tiguan Allspace. O novo SUV será fabricado em São Bernardo do Campo (SP) e promete trazer inovações no segmento de utilitários esportivos.

O Volkswagen Tayron chegará ao Brasil em 2025 para substituir o Tiguan Allspace. O novo SUV será fabricado em São Bernardo do Campo (SP) e promete trazer inovações no segmento de utilitários esportivos.

O Volkswagen Tayron, apresentado no Salão de Paris de 2024, é o novo SUV da marca que irá substituir o Tiguan Allspace em diversos mercados, incluindo o Brasil. A previsão é que o modelo comece a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em 2025, conforme anunciado pelo presidente da Volkswagen, Ciro Possobom. O Tayron, que já havia feito sua estreia no Salão de Pequim sob o nome Tiguan L Pro, é originalmente um projeto chinês que ganhará produção local.

A estratégia da Volkswagen com o Tayron faz parte do plano da marca de lançar 16 novos modelos até 2028, dois dos quais inéditos e fabricados no Brasil. O Tayron, que utiliza a plataforma MQB preparada para eletrificação, chega para ocupar o espaço do Tiguan com opções de motorizações híbridas e a promessa de maior eficiência energética. O SUV será uma peça-chave na renovação da linha de veículos da marca no país, sendo o maior Volkswagen já produzido em território nacional.

Com dimensões maiores que o Tiguan, o Tayron busca oferecer mais espaço interno e versatilidade, com versões que podem acomodar até sete passageiros. Além disso, o modelo aposta em tecnologia embarcada, com destaque para o painel digital e os assistentes de voz integrados ao ChatGPT, visando uma experiência de condução mais conectada.

Dimensões e Espaço Interno

Com 4,77 metros de comprimento e entre-eixos de 2,79 metros, o Volkswagen Tayron será maior que o Tiguan, oferecendo versões com cinco e sete lugares, além de mais espaço interno e conforto para os ocupantes.

Com 4,77 metros de comprimento e entre-eixos de 2,79 metros, o Volkswagen Tayron será maior que o Tiguan, oferecendo versões com cinco e sete lugares, além de mais espaço interno e conforto para os ocupantes.

O Tayron se destaca pelo porte maior em relação ao Tiguan, com 4,77 metros de comprimento, 1,85 metros de largura, 1,66 metros de altura e 2,79 metros de entre-eixos. Essas dimensões permitem que o SUV ofereça mais espaço interno, acomodando até sete passageiros em algumas versões. No Salão de Paris, as unidades expostas eram de cinco lugares, oferecendo um porta-malas com capacidade de 885 litros, um dos maiores da categoria.

Em sua configuração de cinco lugares, o Tayron oferece um porta-malas com capacidade de até 885 litros. Nas versões híbridas plug-in, o espaço pode ser reduzido devido à bateria instalada sob o assoalho.

Em sua configuração de cinco lugares, o Tayron oferece um porta-malas com capacidade de até 885 litros. Nas versões híbridas plug-in, o espaço pode ser reduzido devido à bateria instalada sob o assoalho.

O espaço interno foi projetado para maximizar o conforto dos ocupantes, especialmente no banco traseiro. O entre-eixos maior proporciona mais liberdade de movimento, permitindo que passageiros de estatura elevada consigam se acomodar confortavelmente. O Tayron também contará com uma versão de sete lugares, aproveitando ao máximo seu tamanho.

No entanto, em algumas versões híbridas, como a plug-in, a capacidade do porta-malas pode ser reduzida devido ao espaço ocupado pela bateria, especialmente nas configurações de sete lugares. A bateria instalada sob o assoalho traseiro limita o espaço para bagagens, resultando em um porta-malas de 345 litros nessas versões.

Motorização e Eficiência Energética

O Tayron contará com motorizações híbridas, incluindo um motor 1.5 eTSI de 150 cv, já confirmado para o Brasil. A versão híbrida plug-in, com até 100 km de autonomia elétrica, será oferecida na Europa.

O Tayron contará com motorizações híbridas, incluindo um motor 1.5 eTSI de 150 cv, já confirmado para o Brasil. A versão híbrida plug-in, com até 100 km de autonomia elétrica, será oferecida na Europa.

O Volkswagen Tayron será oferecido com uma gama de opções de motorização, que inclui motores híbridos leves e plug-in. Na Europa, o modelo terá quatro opções de motorização, começando pelo motor 1.5 eTSI, um híbrido leve de 48 volts que gera 150 cv de potência. Esse motor já está confirmado para o Brasil, onde será produzido na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP), mas sua produção não começará antes de 2025.

Além do motor 1.5 eTSI, o Tayron europeu terá uma versão com motor 2.0 turbodiesel, também de 150 cv, e duas versões híbridas plug-in baseadas no motor 1.5 eHybrid, com potências de 204 cv e 272 cv. As versões plug-in serão equipadas com uma bateria de 19,7 kWh, oferecendo uma autonomia de até 100 km em modo totalmente elétrico, conforme divulgado pela Volkswagen. No entanto, a versão híbrida plug-in mais potente não será compatível com a configuração de sete lugares devido ao espaço necessário para a bateria.

No Brasil, espera-se que o Tayron seja oferecido com a motorização híbrida leve, combinando o motor 1.5 TSI com um sistema elétrico de 48V. Esse conjunto mecânico, segundo a marca, tem o objetivo de melhorar a eficiência do consumo de combustível e reduzir as emissões, alinhando-se às tendências de eletrificação do mercado automotivo nacional.

Tecnologia e Equipamentos

O Tayron trará um painel digital com tela de 10,25 polegadas e uma tela central de até 15 polegadas, dependendo da versão. Além disso, incluirá assistente de voz integrado ao ChatGPT.

O Tayron trará um painel digital com tela de 10,25 polegadas e uma tela central de até 15 polegadas, dependendo da versão. Além disso, incluirá assistente de voz integrado ao ChatGPT.

O Tayron também se destaca pela quantidade de tecnologia embarcada, especialmente no que se refere aos sistemas de entretenimento e navegação. O painel do veículo conta com o “Digital Cockpit Pro”, um quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas. Além disso, o SUV oferece uma tela central que pode chegar a 15 polegadas, dependendo da versão, de onde são controladas quase todas as funções do veículo, uma vez que há poucos botões físicos no console.

Outro destaque é a presença de um assistente de voz integrado ao sistema de inteligência artificial ChatGPT, proporcionando uma experiência mais intuitiva para o motorista e passageiros. O modelo chinês ainda oferece uma tela dedicada para o passageiro, que, no entanto, não está disponível na versão europeia do veículo. Em seu lugar, o Tayron europeu traz pontos de luz decorativos.

O SUV também apresenta um sistema de iluminação em LED que percorre a parte frontal e traseira do veículo. A grade frontal extensa e os elementos em LED nos faróis diurnos formam uma faixa contínua de luz, reforçando a identidade visual do modelo. Na parte traseira, os clientes poderão escolher entre três animações de LED diferentes para as lanternas.

Perspectivas para o Mercado Brasileiro

O Tayron competirá diretamente com o Jeep Compass no Brasil, trazendo maior espaço, tecnologia e motorização híbrida. Sua chegada em 2025 marcará um novo capítulo para a Volkswagen no segmento SUV.

O Tayron competirá diretamente com o Jeep Compass no Brasil, trazendo maior espaço, tecnologia e motorização híbrida. Sua chegada em 2025 marcará um novo capítulo para a Volkswagen no segmento SUV.

O Volkswagen Tayron é uma aposta importante da marca para o segmento de SUVs no Brasil, que vem crescendo significativamente nos últimos anos. Com seu lançamento previsto para 2025, o Tayron deverá competir diretamente com modelos como o Jeep Compass e o Song Plus, oferecendo uma combinação de espaço interno, tecnologia avançada e opções de motorização eletrificada.

A produção local do Tayron será um marco para a Volkswagen no Brasil, sendo o primeiro modelo fabricado no país com a nova filosofia de acabamento da marca, que promete materiais mais sofisticados e um padrão de qualidade superior. Com isso, a montadora busca se reposicionar no mercado brasileiro, oferecendo produtos mais alinhados com as expectativas dos consumidores.

Com motorizações híbridas e um foco em eficiência energética, o Tayron reflete a estratégia global da Volkswagen de eletrificação e sustentabilidade. Essa tendência deverá se intensificar nos próximos anos, à medida que mais fabricantes adaptam seus portfólios para atender às exigências ambientais e ao crescente interesse por veículos com menor impacto ambiental.

Fonte: Volkswagen, MobiAuto e QuatroRodas.

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