Apple apresentou suas funcionalidades de IA em seu evento WWDC em junho deste ano. Embora os recursos sejam bastante atraentes, a empresa ainda tem muito a fazer para competir com os gigantes do setor, incluindo a plataforma ChatGPT da OpenAI. A Apple foi a última a entrar no mundo da IA, já que Google e Samsung haviam iniciado seus esforços para integrar a tecnologia em seus dispositivos. Um analista proeminente afirma agora que a Apple está dois anos atrás no desenvolvimento de IA e está planejando oferecer a tecnologia em todos os seus dispositivos nos próximos dois anos.
Apple está dois anos atrás da indústria no desenvolvimento de IA, mas eventualmente alcançará e trará a Apple Intelligence para todos os dispositivos
A Apple já anunciou seus esforços em IA, mas ainda não os lançou ao público geral. A empresa parece estar testando a chegada dos recursos da Apple Intelligence com o lançamento do iOS 18.1 na próxima semana, embora a atualização não inclua tudo o que a empresa apresentou no WWDC. Em vez disso, a empresa dividirá os recursos em várias atualizações e lançará o pacote completo até o próximo ano. Recentemente, cobrimos que a Apple já começou a trabalhar na integração do ChatGPT com a Siri, que será disponibilizada ao público ainda este ano.
Mark Gurman, da Bloomberg, afirma em seu último boletim informativo chamado Power On que alguns funcionários da Apple acreditam que a empresa está dois anos atrás da concorrência no que diz respeito ao desenvolvimento de IA. O prazo faz sentido, já que a Apple entrou na categoria mais tarde do que a maioria dos concorrentes, incluindo Google, Microsoft e outros grandes players. Vale ressaltar que a empresa está avançando a um ritmo constante para acompanhar a tecnologia, e a Apple Intelligence pode ser outra conquista que a empresa pretende alcançar.
Gurman afirma que a Apple acabará por alcançar os padrões da indústria, mesmo que tenha que terceirizar o processo de desenvolvimento ou integrar modelos de linguagem de terceiros. Nesse sentido, ele diz que, nos próximos dois anos, todos os dispositivos da Apple com tela rodarão a Apple Intelligence. A Apple anunciou recentemente o iPad mini 7, que possui todos os requisitos de hardware para a Apple Intelligence, incluindo 8 GB de RAM e um chip A17 Pro. É provável que o iPad de entrada seja atualizado no próximo ano com os mesmos recursos de IA.
Além disso, recentemente noticiamos que a Apple planeja introduzir um novo modelo de iPhone 17 ‘Air’ no próximo ano com 8 GB de RAM para a Apple Intelligence. O iPhone SE 4 deve ser lançado na primavera de 2025 e se tornará o iPhone mais barato a contar com a Apple Intelligence. Parece que a empresa está totalmente dedicada ao desenvolvimento de IA e planeja integrar a tecnologia em todos os seus dispositivos. Você acha que a Apple conseguirá preencher a lacuna de dois anos nos avanços em IA?