13 tipos de marketing para impulsionar negócios

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O marketing é uma parte crucial da gestão de qualquer negócio. Ajuda você a alcançar novos clientes, aumenta as vendas e enfatiza sua marca. Mas que tipos de marketing estão disponíveis e em que você deve investir para obter os melhores resultados?

Compilamos uma lista de estratégias de marketing tradicional e digital à sua disposição. Continue lendo para saber mais!

Tipos de marketing tradicional

O marketing tradicional abrange qualquer estratégia que não envolva mídia digital ou online. Alguns dos exemplos mais famosos são anúncios de TV, rádio e outdoors, que também são considerados marketing de resposta direta.

Aqui estão cinco dos tipos mais comuns de técnicas de marketing tradicionais.

1. Marketing de mala direta

No marketing de mala direta, as empresas enviam materiais impressos para a casa do cliente potencial. Esses materiais podem incluir cupons, descontos e boletins informativos.

A mala direta permite que as empresas alcancem clientes em locais específicos ou enviem correspondências para clientes que se inscreveram em sua lista de mala direta.

2. Marketing impresso

O marketing impresso envolve a distribuição de anúncios ou material promocional em meios como jornais, revistas e folhetos. Você pode atingir um público local ou nacional com marketing impresso, dependendo do tipo de publicação que veicula seus anúncios.

Um jornal como o USA Today ou o The New York Times terá um alcance mais amplo do que o seu jornal local. No entanto, a publicidade no jornal local pode ajudar a promover serviços específicos da comunidade.

3. Telemarketing

Com o telemarketing, as empresas ligam para clientes potenciais para promover serviços pelo telefone. O telemarketing oferece a oportunidade de responder às dúvidas dos clientes em tempo real e é uma experiência mais pessoal.

O telemarketing também desenvolveu uma reputação negativa, por isso é importante ser intencional nas ligações.

4. Marketing de relações públicas

Relações públicas (RP) é o ramo do marketing que visa lidar com a forma como a mídia trata e representa o seu negócio. As empresas muitas vezes elaboram declarações à imprensa sobre eventos, novos produtos, prêmios e contribuições e incentivam a imprensa a publicá-las.

RP é um trabalho de tempo integral dentro de uma organização, e muitas empresas têm equipes inteiras de RP para cuidar da imprensa.

5. Marketing de TV e rádio

Embora os serviços de streaming os tenham impactado, a TV e o rádio ainda são formas eficazes de marketing. O custo de criação de comerciais de TV ou rádio varia dependendo do canal ou estação, da duração do anúncio e de quando ele será veiculado.

Se você gastar dinheiro extra em comerciais de TV e rádio, certifique-se de ter um gancho que faça seu comercial se destacar na mente dos telespectadores.

Tipos de marketing digital

Como o nome indica, marketing digital é o marketing que ocorre online. Os itens a seguir são especialmente eficazes para chamar mais atenção para o seu negócio na era digital:

1. Marketing em mecanismos de busca

O marketing de mecanismos de pesquisa (SEM) gira em torno de mecanismos de pesquisa como o Google. Seus objetivos de SEM envolverão fazer com que seu site apareça próximo ao topo das páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) relevantes no Google. Existem dois tipos de SEM:

  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO): Gera cliques orgânicos por meio de itens-chave que fazem seu site aparecer nas SERPs, incluindo palavras-chave, design do site e conteúdo confiável e de qualidade.
  • Pagamento por clique (PPC): Publicidade que envolve a compra de anúncios que aparecerão nas SERPs e incentivarão os usuários a clicar no seu site.

Os anúncios PPC apareceriam no topo das SERPs com a distinção “Anúncio”.

Captura de tela do posicionamento PPC SERP

O SEO se concentra em levar sua página ao topo sem pagar por anúncios.

Captura de tela da colocação de tráfego orgânico em SERPs

2. Marketing de conteúdo

Hoje em dia, a maioria das empresas possui blogs relacionados aos produtos e serviços de sua empresa. Além dos blogs, o marketing de conteúdo pode incluir a criação de podcasts, webinars e conteúdo de vídeo.

O marketing de conteúdo tem vários objetivos, incluindo:

  • Incentivar clientes em potencial a comprar um produto ou se inscrever em boletins informativos por e-mail
  • Respondendo a perguntas comuns
  • Aumentando a confiança em sua marca
  • Estabelecendo você como um líder no setor

3. E-mail marketing

As campanhas por e-mail servem a vários propósitos, desde promoção até geração de tráfego para seus canais de mídia social e aumento do conhecimento da marca.

O marketing por email entrega suas mensagens diretamente na caixa de entrada de um cliente – ou cliente potencial. Você pode criar uma lista de distribuição solicitando um endereço de e-mail durante a finalização da compra ou incentivando os clientes a se inscreverem quando visitarem seu site. Certifique-se de que os clientes tenham controle sobre a aceitação e exclusão de seus e-mails!

4. Marketing em mídias sociais

Embora você possa usar o marketing de mídia social lado a lado com o marketing de conteúdo, ele também é independente. Este método envolve a promoção de seus produtos em plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e TikTok.

Considere em quais plataformas seu público está ativo antes de criar suas contas de mídia social.

5. Marketing de influência

O marketing de influência pode aumentar a exposição da sua marca e ajudá-lo a alcançar um público mais amplo. Você pode ver o marketing de influenciador como um subconjunto do marketing de mídia social.

Os influenciadores das redes sociais são pessoas com muitos seguidores leais que se mantêm atualizados com seu conteúdo. Os influenciadores postam seu conteúdo em plataformas de mídia social como Instagram, TikTok e YouTube.

As empresas podem patrocinar influenciadores e pagá-los para falar sobre um produto ou serviço, integrando-o ao seu conteúdo habitual. Os influenciadores geralmente são pagos por patrocínio.

6. Marketing de afiliados

O marketing de afiliados envolve conectar-se com um afiliado que promoverá seus produtos em troca de uma porcentagem de suas vendas. Assim como o marketing de influenciador, trabalhar com um afiliado pode apresentar seu produto a um novo público.

7. Marketing móvel

O marketing móvel usa dispositivos móveis como principal método de promoção. Exemplos de marketing móvel podem incluir notificações push, mensagens SMS, códigos QR e muito mais.

O marketing móvel aproveita o fato de que as pessoas usam seus telefones para fazer compras – mais de 40% das transações online acontecem no celular!

8. Marketing de voz

Mais de 1 bilhão de pesquisas por voz acontecem todos os meses. A pesquisa por voz pode ser mais fácil e acessível do que digitar, especialmente com assistentes de voz como o Siri integrados em dispositivos móveis. As pessoas que usam a pesquisa por voz usam frases e sentenças completas, e o Google se adaptou melhorando seus recursos de processamento de linguagem natural (PNL).

Como escolho entre plataformas de marketing?

Com todas essas opções de escolha, a pesquisa é a chave para construir sua estratégia de marketing eficaz. Algumas perguntas a serem feitas incluem:

  • Qual é o seu orçamento e recursos disponíveis?
  • Quais são seus objetivos de negócios finais?
  • Qual é o tamanho da sua empresa?
  • Você deseja atingir um público local ou um público mais amplo?
  • Quais são os dados demográficos do seu público-alvo?

Se você ainda não tem certeza de qual estratégia seria melhor, trabalhar com uma agência de marketing digital de ponta pode economizar tempo e dinheiro em sua pesquisa.

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Perguntas Frequentes sobre Marketing

1. O que é marketing de mala direta?

No marketing de mala direta, as empresas enviam materiais impressos para a casa do cliente potencial, como cupons, descontos e boletins informativos.

2. O que é marketing de relações públicas?

Marketing de relações públicas (RP) é o ramo do marketing que lida com a forma como a mídia trata e representa o seu negócio, elaborando declarações à imprensa sobre eventos e novos produtos.

3. Como funciona o marketing em mecanismos de busca?

O marketing em mecanismos de busca (SEM) envolve a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para aparecer nas SERPs de forma orgânica, e o pagamento por clique (PPC) para anúncios pagos.

4. O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo envolve a criação de blogs, podcasts, webinars e vídeos para incentivar clientes em potencial, responder perguntas e estabelecer confiança na marca.

5. Qual a importância do marketing de influência?

O marketing de influência ajuda a aumentar a exposição da marca, alcançar um público mais amplo e envolver influenciadores para promover produtos ou serviços em plataformas de mídia social.

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